Entrevista coletiva de Zé Ricardo após o jogo contra a Ferroviária

Zé Ricardo fez uma análise da atuação do Vasco da Gama contra a Ferroviária e destacou que a equipe ainda está em formação.

Zé Ricardo durante jogo contra a Ferroviária
Zé Ricardo durante jogo contra a Ferroviária (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Ferroviária, que classificou o Vasco para a segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva nas dependências do Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, e fez sua análise sobre a atuação da equipe na partida.

– A gente tem que fazer uma avaliação com a cabeça fria. Sabíamos que seria um jogo difícil, de copa, a Ferroviária é competitiva, tem boa estrutura. Nosso objetivo era classificar, conseguimos nos defender, sabíamos que eles usariam a bola aérea, então só tenho que parabenizar o grupo, que está se formando ainda. Futebol não acontece da noite para o dia. Classificamos entre os quatro no Campeonato Carioca e agora conseguimos outro objetivo, que era seguir na Copa do Brasil. Claro que queremos a evolução coletiva e individual – disse Zé Ricardo.

O Vasco foi muito inferior à Ferroviária em Araraquara, terminou com 41% de posse de bola e quatro finalizações contra 22 do adversário. No segundo tempo, o único chute a gol da equipe de Zé Ricardo foi numa cobrança de falta de Nenê já no fim da partida.

Por isso, o treinador precisou responder a várias perguntas sobre a atuação ruim, mas sempre destacando que o importante era se classificar. Ele chegou a citar os casos de Grêmio e Sport, que foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil.

– Todos nós estamos empenhados aqui para que esse ano não ocorra o final do ano passado, que a gente consiga buscar a subida para a Série A. Mais uma vez: tivemos Grêmio sendo derrotado, Sport, CRB, outras equipes. A gente não pode se precipitar. Sabemos que o Vasco ainda tem um caminho longo para prosseguir, essas discussões são feitas internamente para que a gente trace esse caminho da maneira mais plausível possível – disse o comandante vascaíno.

– Preciso ressaltar o desempenho dos nossos atletas. Falar de outros reforços neste momento eu estaria menosprezando o grupo que a gente formou até agora. Com paciência, com calma e sabedoria o Vasco vai seguir seu planejamento. Num elenco em construção as oscilações vão ocorrer. Claro que não estamos satisfeitos com tudo, mas a primeira fase do Carioca e essa primeira fase aqui da Copa do Brasil vão dar um pouco mais de confiança aos nossos atletas. A gente tenta diminuir essa pressão trabalho após trabalho, dia após dia. É com equilíbrio e sabedoria que vamos concluir esse próximo passo – completou ele.

O Vasco enfrenta a Juazeirense, da Bahia, na próxima fase da Copa do Brasil. O jogo será em Juazeiro, na Bahia, em data que ainda será definida pela CBF. Diferentemente da primeira fase, quando o time de Zé Ricardo tinha vantagem em caso de empate com a Ferroviária, a vaga na terceira fase será decidida nos pênaltis se o placar terminar empatado.

Outras declarações de Zé Ricardo

A proposta de futebol moderno mudou?

– A proposta não mudou, lógico que as partidas vão ficando mais difíceis, vamos pegando equipes com mais qualidade. Estreamos alguns jogadores nos últimos jogos, carecemos de mais entrosamento, e por isso entendemos que hoje o importante era classificar. Além da premiação, ganhamos confiança também. Viemos aqui para vencer e vencemos. Queríamos jogar mais no campo do adversário, mas eles se impuseram um pouco mais no segundo tempo, sabíamos que teríamos que sofrer. São etapas que precisaremos concluir. Temos muitos meninos, o Andrey entrou com personalidade, então tenho que parabenizar também os garotos.

Eficiência da defesa do Vasco ou ineficiência do ataque da Ferroviária

– Se for ineficácia do ataque da Ferroviária, não sou eu que tenho que fazer essa avaliação. Nós entendemos a partir da entrada do segundo atacante deles que tínhamos que reforçar a defesa, com o Zé Gabriel entrando entre os dois zagueiros. Eles iam apostar mais na bola longa. A equipe conseguiu se defender bem, mesmo sabendo que jogar aqui é muito difícil. Fizemos leitura de algumas semanas da equipe da Ferroviária, conseguimos tirar todos os escanteios e bolas paradas deles. Estão de parabéns, jogaram super concentrados, a gente sabia que não podia sair da concentração nem um minuto. Zé Gabriel e Quintero fizeram boas estreias. São dois jogadores que não vinham jogando, agora é dar condição para eles entrarem e ritmo e que a gente possa contar com eles 100%.

Balanço dos dois meses de trabalho

– Superação é a palavra que todos nós temos aqui. Está na nossa identidade a superação. Um período difícil, avaliação ficou um pouco prejudicado pelo início de trabalho, muitos jogadores com Covid. Nos últimos jogos estreamos quatro atletas. Não é fácil dentro do campeonato buscar o entrosamento perfeito. Entendemos precisamos melhorar o sincronismo, posse de bola, nosso ataque. Continuar evoluindo. mas se fizer um balanço, acredito que o saldo é positivo. Vamos continuar construindo, é passo a passo, sabemos qual é o objetivo do Vasco para 2022.

Enfrentar o Flamengo

– Já estamos classificados. Vamos jogar na quarta contra a Juazeirense. É jogar com sabedoria, descansar nosso elenco. Logicamente vamos ter dificuldade, Flamengo maior orçamento do futebol brasileiro. Vamos para esse desafio sem temer nenhuma equipe.

Recado ao torcedor

– O torcedor tem sido maravilhoso tanto nos jogos em São Januário quanto fora. Queria passar para eles que estamos trabalhando com verdadeira paixão dentro do clube. A gente está tentando fazer um alicerce bem grande para que a gente possa dar passos mais firmes na frente. Nada vai ser feito na loucura sem planejamento. Posso dizer ao torcedor que aqui o trabalho é quase 24 horas. Sempre pensando no Vasco, a gente trabalha com paixão. Esse é o pilar do nosso trabalho, um ambiente bom para que o dia a dia aconteça. Lógico, os resultados nem sempre virão, mas não vamos deixar de trabalhar em busca disso. Eu entendo a aflição. Nosso compromisso é sempre evoluir e melhorar. Tenho certeza que vamos conseguir nossos objetivos.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Esse time q está jogando aí e muito ruim cara Zé vc
    Será q vc não ver q passo vergonha ontem tomou Maior sufoco desse time com todo respeito Zé para de passa a mão

  • Responder

    Esse Técnico é demais viu! Olha q pensamento. “ viemos pra sofrer e soubemos sofrer” Cara ganha um puta salário pra falar isto e os torcedores q se matem de sofrimento ao ver o time ser esmagado. “ Nos defendemos bem “ quem ? O Thiago Rodrigues neh ? Pq foram 22 finalizações e outra foi um massacre de ataque deles, nem bola conseguimos segurar , saida de bola um Deus nos acuda! Os laterais meu Deus, não vieram jogar! Volantes só sabem correr pra dentro da área ! Outra coisa o time só gerou confiança pra você com esse seu pensamento pequeno!! Caraca cada comentário de um técnico que aceita a mediocracia e por ultimo me mostra que jogador que mostrou desempenho??? Pq nenê sempre jogou em alto nivel, Anderson conceicao manteve sua postura de sempre ( firme) e Thiago Rodrigues da mesma forma! Que jogador que mostrou desempenho??

  • Responder

    Não vamos a lugar nenhum com esse técnico e esse time.

  • Responder

    A equipe não está mostrando nenhum conjunto. O pior setor da equipe é o mesmo todos os jogos e não conseguem produzir, marcar e criar. Tem que mudar. Está abaixo do nível das equipes que participarão da série B.

  • Responder

    Zé Ricardo meu filho com esse time NÃO dá C…….
    Pra começar o time tem que ser :
    Thiago R.
    Weverton
    Quintero
    Anderson C
    Edimar(INFELIZMENTE NÃO TEM OUTRO) ;
    Andrey Santos
    Juninho
    Vitinho(Luís Henrique)
    Riquelme ;
    Nenê
    Raniel .

Comente

Veja também
João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor não enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi expulso contra o Água Santa, na fase anterior da competição nacional.

Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins e Ramón Díaz
Reunião com Pedro Martins pode resultar em permanência de Ramón Díaz no Vasco

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Pedrinho e Euriquinho
Euriquinho diz que Pedrinho foi enganado e que contrato não revela quem comprou o Vasco

Euriquinho ainda falou sobre as limitações impostas a Pedrinho, para ele ter acesso ao contrato da venda da SAF,