Entenda os motivos que levaram a saída de Caio Lopes do Vasco

Considerado uma das grandes promessas do Vasco da Gama nos últimos anos, Caio Lopes não permanecerá em São Januário.

Caio Lopes marcou para o Vasco contra o Madureira
Caio Lopes marcou para o Vasco contra o Madureira (Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

No contexto de um clube que precisa encarar os jogadores formados nas categorias de base mais como fonte de receita do que de títulos, Caio Lopes despontava como mercadoria valiosa no Vasco. Convocações para seleções brasileiras de base, estilo de jogo moderno no meio de campo e dupla nacionalidade levavam à conclusão de que ele fatalmente renderia milhões de euros em uma transferência para o futebol do exterior, em algum momento. Porém, cinco anos depois de assinar o primeiro contrato como profissional, ele deixa São Januário sem trazer um centavo sequer.

O anúncio de que, ao lado de outros jovens jogadores formados no clube, não seguiria para a temporada de 2022, chamou a atenção. Caio Lopes foi colocado no mesmo balaio de outras promessas, algumas que são tidas como pouco talentosas. Outras que, de fato, não aproveitaram os vários minutos jogados entre os profissionais. Caio, entretanto, não se enquadra em nenhum dos dois casos.

Faltou convicção ao departamento de futebol do Vasco, de que o clube, tão debilitado financeiramente, deveria investir numa nova renovação contratual (a primeira ocorreu em 2019). Mesmo com o contrato para se encerrar em janeiro, o clube esperou o fim da temporada para procurar seus representantes para tratar do futuro. A mensagem que passou com isso foi clara: Caio Lopes não foi uma prioridade em 2021 e nada indicava que seria em 2022.

A dúvida em São Januário cresceu à medida que, não importasse o técnico, Caio Lopes pouco jogava. Desde 2019, quando foi promovido aos profissionais pela primeira vez, passou pelo olhar de Alberto Valentim, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga, Ramon Menezes, Ricardo Sá Pinto, Luxemburgo novamente, Marcelo Cabo, Lisca e Fernando Diniz. Não teve sequência com nenhum. Foram apenas 21 partidas, sete como titular.

Em maio passado, o empresário Cacau Barbosa afirmou em entrevista ao site “Papo na Colina” que estava confiante de que o jogador receberia mais oportunidades. Não aconteceu. Com o fracasso na Série B e a saída antecipada de Alexandre Pássaro, o departamento de futebol do clube ficou totalmente acéfalo, até o retorno de Carlos Brazil, para ser gerente de futebol. Foi a senha para que o jogador entendesse que deveria procurar outros caminhos.

‘Timing’ para venda

Procurado, Brazil afirmou, via assessoria de imprensa do Vasco, que “houve acordo mútuo de que o melhor nesse momento seria a ruptura”.

Ele conhece como poucos o potencial de Caio Lopes. Foi com ele à frente das categorias de base que o jogador, ao lado de outros de sua geração, emplacaram bons resultados na categoria sub-20. Foram vice-campeões da Copa São Paulo, campeões da Copa do Brasil e da Supercopa.

Ao fazerem a transição para o profissional com o futebol do Vasco vivendo o pior momento de sua história, muitos que eram referências na base não desempenharam o mesmo na equipe de cima. Além de Caio Lopes, o Vasco se desfaz, sem se preocupar em obter maiores retornos financeiros, do trio ofensivo que encheu os vascaínos de esperança na Copinha de 2019: Lucas Santos, Tiago Reis e João Pedro.

A necessidade de fazer dinheiro com os garotos da base segue sendo prioridade e o clube entende como o mercado tem funcionado. Possíveis compradores buscam atletas cada vez mais jovens, com destaque rápido, ainda que eventualmente curto. Os principais jogadores negociados pelo cruz-maltino nos útimos anos tinham todos no máximo 19 anos quando saíram: Douglas Luiz, Paulinho e Talles Magno.

Caio Lopes fará 22 em setembro e o Vasco entende que, com essa idade, apenas um salto evolutivo extraordinário no futebol do jogador faria com que terceiros se dispusessem a pagar pela sua rescisão contratual. Por incrível que pareça, há outros nomes, praticamente sem jogos pelo profissional, com potencial de venda a curto prazo maior. É o caso de Andrey, de 17 anos, que jogará a Copinha deste ano e na sequência deve ganhar espaço no profissional.

Fonte: O Globo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
10 comentários
  • Responder

    Pedi pra sair Salgado.
    Vc vai acabar com o Vasco, só monitora jogador,não contrata ninguém de ponta.
    Vc serve pra trabalhar em empresa de segurança.( Só monitora)

  • Responder

    Diretoria imbecis e incapacitados. Perde todas jóias de graça atrasa salários. Não consegue pagar nada em dias não consegue contratar atletas a altura do clube. Bagaceira, falta de caracter e profissionalismo. Vamos sofrer muitos anos. Quando será que vamos ter diretoria com caracter e profissionalismo?

  • Responder

    Pediu 90mil para renovar, na cara que a pedida foi justamente para sair, até porque o clube sempre atrasa os salários.
    Já deve novembro, 13° e em breve dezembro.
    Mais um Ano de agonia pqp.

  • Responder

    O momento que o Vasco vive ,dificilmente um jogador vindo da base ,vai conseguir si firmar ,quantos entregadores de camisas passaram pelo clube ? como fica o psicológico de um jovem que era bom na base ,mas que não produziu quando alçado ao time titular ,jogar como num conjunto que a começar pelos goleiros ,passando pelos zagueiros,meio de campo e alguns atacantes ,todos rodados e, todos a baixo da média tanto que levaram o time para o rebaixamento ,poderia render o que dele si esperava ?. O Vasco deste ano vai pelo mesmo caminho a começar pelo treinador contratado .O time do ano passado era como a divisão de uma casa ,que não tinha cozinha,um banco na copa e uma cadeira sala.Este ano estão arrumando a cozinha ,a copa estão acreditanto num banco razoável ,mas na sala está sem cadeira ,ai como acreditar que esta casa dá prá morar .

  • Responder

    Trás um gerente de base e o primeiro passo em frente à base é mandar embora um dos poucos destaques dessa geração fraquissima, o Vasco está perto da sua primeira série C se continuar fazendo tanta coisa errada sobre o comando desse insano presidente e seus comandados .

  • Responder

    Diretoria incopetente perder um jogador com potencial. Carlos Brasil e Salgado golpista 😡😡😡😡

  • Responder

    Claro neh meus amigos! Os técnicos tem muito bons João neh??? Escolheram o cadenciado Bruno Gomes ( que só joga pra trás e levou dois vermelhos em dois jogos seguidos) . Sei tão bons os técnicos que o Vasco não subiu! É ridículo essas reportagem ! Como se todos esses técnicos soubesse escolher jogador ! Galarza, Caio Lopes ficaram no banco pra Bruno Gomes e outros volantes veteranos bichado com Michel ! Como o cara mostra o futebol??? Como?? Cara jogou mal um jogo , apenas um( o q é normal pra 99% dos jogadores) e nunca mais voltou titular !! Defendo mesmo! Grande incompetência!! O correto era ser contrato com presidente e companhia limitada que aí o conselho não renovava com Salgado e aí seria justo , fez nada pro Vasco em 2021! Ano nem foi apagado , foi totalmente humilhante pra toda massa vascaína ! Fica meu desabafo

    • Eles gostam é de jogadores canhotinhos, que, em excesso, deixaram o time capenga (Nenê, Marquinhos Gabriel, Gabriel Pec, Sarrafiore, Ricardo Graça, Leandro Castan, Riquelme, MT, Galarza, João Pedro…..)

  • Responder

    Inacreditável.
    Elenco para 2022 com 5 goleiros e sem centroavante.

  • Responder

    Tem alguma coisa por traz desses sites falando toda hora desse horrível jogador foi observado por uns oito técnico e jogou uns 21 jogos o que esperar desse horrível jogador se só ficar gastando dinheiro com ele igual a merda do Andrei ninguém vai querer compra isso

Comente

Veja também
Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco esgota sua cota de ingressos para o clássico

A torcida do Vasco da Gama adquiriu todos os ingressos de visitante para o clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Hugo Moura manda recado à torcida do Vasco
Hugo Moura revela ansiedade para ver São Januário lotado a seu favor

Em vídeo nas redes sociais, o volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, está ansioso para sentir o calor da massa vascaína na Colina Histórica.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Vasco anuncia contratação de Hugo Moura

Hugo Moura, de 26 anos, é o décimo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2024; atleta chega por empréstimo.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco pede indicação de portugueses para encontrar novo executivo

Com quase um mês da demissão de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama segue sem executivo e segue em busca de um nome para a função.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo lamenta derrota para o Bragantino, mas projeta Vasco competitivo na temporada 

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo fez sua análise da partida do Cruzmaltino contra o Bragantino, pelo Brasileiro.