Entenda os fatores que fazem Ramon Menezes já viver dilema no Vasco

O técnico Ramon Menezes já vive um dilema no Vasco da Gama, e algumas situação complicam o trabalho do comandante.

Ramon Menezes, técnico do Vasco
Ramon Menezes em partida do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Início surpreendente, com direito à liderança, que fez os holofotes se voltarem para São Januário e batizarem até mesmo o estilo de jogo de “Ramonismo”. A boa fase do Vasco no Campeonato Brasileiro foi pulverizada a partir de setembro e agora o técnico Ramon Menezes vive o dilema entre um esquema que já pode estar “manjado” e as alternativas que, até o momento, foram frustradas.

Quando emplacou vitórias e ocupou as primeiras posições na tabela, o treinador adotou uma estratégia em que o lateral esquerdo Henrique era quase que um terceiro zagueiro, desobrigando Talles Magno das funções defensivas e liberando o lateral direito Yago Pikachu para os avanços.

No meio, contava com Fellipe Bastos em boa fase e fazendo gols, além da espinha dorsal com Andrey e Benítez. Na frente, o inspirado Cano balançava as redes seguidamente.

Com o passar do tempo, porém, os adversários neutralizaram o esquema e jogadores caíram de rendimento, casos, principalmente, de Pikachu e Bastos.

Após a goleada sofrida para o Atlético-MG por 4 a 1, Ramon Menezes assumiu a bronca. “Queria deixar bem claro que a responsabilidade é minha de escalar e colocar em campo aquilo que vejo como ideal. Os atletas têm esse entendimento”, disse à Vasco TV.

Mudanças não surtem efeito

A mudança mais radical aconteceu justamente diante dos mineiros, quando Ramon Menezes escalou três zagueiros de origem e inverteu a saída dos laterais, liberando mais Henrique. O esquema não funcionou, mas o treinador tentou explicou o que pensou com esta opção.

“Na verdade, a maneira de jogar é muito parecida. Até porque quando temos a bola o Miranda é um dos construtores. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade pela esquerda, segurar o Miranda, pois o Atlético-MG vem muito bem pelo lado esquerdo”, analisou.

Em outras oportunidades, o treinador também promoveu alterações, mas com o intuito de poupar jogadores, e os resultados também não vieram, mesmo com times da parte de baixo da tabela, casos de Coritiba e o até então Atlético-GO, que agora tem reagido e está na 11ª colocação.

Fonte de gols de Cano seca

Coincidência ou não, o tempo que o Vasco está sem vitória é o mesmo que Germán Cano enfrenta sem fazer gols: cinco jogos.

A última vez que o artilheiro vascaíno da temporada balançou a rede foi na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo no estádio Nilton Santos.

“O Cano é um dos artilheiros da competição. Daqui a pouco vai voltar a fazer gols. Meu foco é recuperar todos. Estamos há três jogos sem vencer no Brasileiro”, destacou Ramon.

O atacante tem 16 gols anotados em 26 partidas disputadas com a camisa cruz-maltina.

Reforços ainda não corresponderam

O Vasco trouxe reforços recentemente com o intuito de aumentar o leque de opções de Ramon Menezes, mas até o momento eles não corresponderam e não se firmaram como titulares. São os casos do lateral esquerdo Neto Borges, do meia Carlinhos e do atacante Guilherme Parede. Destes, somente Carlinhos chegou de forma definitiva. Os outros dois estão emprestados.

Casos de Covid-19

A Covid-19 também tem afetado bastante o elenco do Vasco. No total, 27 jogadores já foram infectados, sendo que oito deles testaram positivo durante o Campeonato Brasileiro, além do técnico Ramon Menezes.

Fonte: Uol

Leia mais sobreRamon Menezes
2 comentários
  • Amdre luiz mendrs - 6 de outubro de 2020

    i. Mostra. Q e um. Treinador em aprendozado previsivel o futebol e a unica coisa na vida q e inprevisivel não. Consegue um esquema tatico pensa pouco tem q. Treina um. Da segunda divisão pra começar mas volto a repeti chega. De promessa de tecnico precisamo s. De um tecnico de vdd AQUI E VASCO

    Responder
  • Amdre luiz mendrs - 6 de outubro de 2020

    i. Mostra. Q e um. Treinador em aprendozado previsivel o futebol e a unica coisa na vida q e inprevisivel não. Consegue um esquema tatico pensa pouco tem q. Treina um. Da segunda divisão pra começar mas volto a repeti chega. De promessa de tecnico precisamo s. De um tecnico de vdd

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
17 de setembro de 2021
Fernando Diniz explica escalação de atacantes do Vasco em lados opostos

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz explicou porque escalou os atacantes em lados opostos na sua estreia pelo Clube.

Jogo contra o Cruzeiro marcará o reencontro entre Vasco e Vanderlei Luxemburgo

O jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro no próximo domingo marcará o reencontro do Cruzmaltino com seu ex-técnico, Vanderlei Luxemburgo.

Vasco solicita apenas 1 mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro

O Vasco da Gama teve o pedido atendido pela prefeitura do Rio e o Conselho Arbitral da CBF liberou a presença de público na Série B.

Fernando Diniz nega desgaste físico dos jogadores do Vasco contra o CRB

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz disse que os jogadores não tiveram desgaste físico no jogo contra o CRB.

Germán Cano se torna o 6º maior artilheiro do Vasco no século XXI

O atacante Germán Cano chegou a 39 gols e empatou com Alecsandro como sexto maior artilheiro do Vasco da Gama neste século.

Eduardo Paes brinca sobre público no jogo entre Vasco e Cruzeiro: ‘Fazendo meu lobby’

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro disse que fez ‘lobby’ pela liberação de público no jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro.

Efeito estreantes! Vasco acumulou números superiores que o CRB em empate

Nas estreias de Fernando Diniz e Nenê, o Vasco da Gama elevou o nível de atuação, mas ainda pecou individualmente e deixou a vitória escapar.

Zeca recebe o 3º amarelo e será desfalque contra Cruzeiro

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática diante da Raposa.

Diniz projeta vitória contra o Cruzeiro e cita importância da torcida em São Januário

Fernando Diniz, técnico do Vasco da Gama, projetou a vitória contra o Cruzeiro e desejou que a torcida esteja em São Januário.

Nenê deixa boa impressão em sua reestreia pelo Vasco

Em sua reestreia pelo Vasco da Gama, Nenê deixou boa impressão e arrancou elogios de torcedores cruzmaltinos.

Veja mais notícias