Empresário detalha negociação de Saldivia com o Vasco e exalta zagueiro

Marco Vanzini afirmou que a negociação por Saldivia foi uma das mais difíceis, e diz que zagueiro alvo de clubes da Europa.

Alan Saldivia em treino pelo Vasco
Alan Saldivia em treino pelo Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Saldivia foi apresentado nesta semana no Vasco, depois de uma longa negociação com o Colo-Colo, e deve estrear pelo clube neste fim de semana, contra o Nova Iguaçu. As conversas duraram cerca de cinco meses até o acerto entre a direção vascaína e o zagueiro uruguaio. Em entrevista ao ge, Marco Vanzini, empresário do atleta, comentou que foi uma das negociações mais difíceis de sua carreira:

— Posso assegurar que foi uma das negociações mais difíceis que fiz na minha vida (risos), porque não começou agora em janeiro. Começou em agosto do ano passado. Tentamos fazer a transferência na janela passada, mas não se conseguiu. Voltamos a insistir agora em dezembro. Mas foi uma negociação muito complicada e difícil.

— É um jogador de alto nível, e o Colo-Colo queria um alto valor, porque sabe que se trata de um jogador de alto nível, que vai valer muito no futuro. Então, tentamos fazer uma negociação para que as duas partes ficassem de acordo, tanto como o Vasco, como o Colo-Colo. Depois, acho que a vontade do jogador e todo o empenho dele foram determinantes. Essa vontade ajudou que as coisas pudessem evoluir. Ele pressionou para fechar a negociação.

Uma peça importante na negociação foi Fernando Diniz. Encantado pelo zagueiro, o treinador já havia demonstrado o interesse no jogador enquanto era técnico do Fluminense e do Cruzeiro. Depois de muito interesse, enfim, ele comandará Saldivia pela primeira vez na carreira. Vanzini citou as ligações de Diniz ao longo da negociação.

— Diniz obviamente falou com ele várias vezes. Falou da vontade que ele tinha de chegar ao Vasco, que teria uma boa evolução em sua carreira, que profissionalmente para ele seria ótimo. Ele ajudou muito.

Ele também citou as conversas com Admar Lopes, diretor de futebol do Vasco:

— A negociação foi com Admar Lopes desde agosto do ano passado. Foi muito correta e profissional, ele é muito bom. Se adaptou a todos os tipos de movimento da negociação. Primeiro, era um empréstimo, depois adicionamos uma cláusula de obrigação de compra, até o momento em que chegamos aos números finais para uma transferência definitiva do jogador. Os percentuais dos direitos econômicos também foram negociados lá e cá. Achamos um meio do caminho entre os interesses do Vasco e do Colo-Colo.

— Foi uma grande negociação para todos. Todos ficaram felizes. Dei os parabéns ao Admar e ao Vasco. Foi uma negociação nota 10.

Ao fim das conversas, o Vasco comprou 55% dos direitos econômicos de Alan Saldivia por US$ 1,5 milhão (1,2 milhão fixo + 300 mil em metas por partidas disputadas). O clube carioca terá a opção de comprar mais 15% dos direitos do jogador por US$ 350 mil.

Saldivia é agenciado por Vanzini desde os 15 anos. O empresário revelou que o zagueiro é observado por clubes da Europa desde cedo. Ele acredita que o jogador irá se valorizar no futebol brasileiro rapidamente.

— Ele é monitorado por grandes times da Europa. É um jogador muito rápido, forte… são características que a Europa gosta em defensores. Acho que, agora, jogando em um time tão grande como o Vasco, ele conseguirá se adaptar rapidamente e seu valor será muito alto. Como ele já é conhecido e mapeado pelos clubes, vai ter grandes possibilidades de chegar à Europa.

— O Vasco terá um jogador de alto nível, que encaixa perfeitamente nas características que a torcida vascaína gosta. Ele tem grandes chances de triunfar, primeiro com a camisa do Vasco, para depois pensar em outra transferência para a Europa. Mas o que ele quer agora é triunfar com a camisa do Vasco.

Marco Vanzini é um ex-jogador uruguaio, que hoje atua como empresário. Além de ter seus jogadores, o agente também participa de intermediações em jogadores de outros empresários. Um caso recente que envolveu o Vasco foi o de Brian Rodríguez, atacante que atua no América, do México. Ele disse que a negociação também foi muito complicada, mas esta não teve um final feliz para a direção vascaína.

— Foi uma coisa similar a de Saldivia. Foi uma negociação complicada. Valores altos estavam envolvidos, tentamos ajudar o Vasco em duas ou três janelas, tentando construir uma negociação com o América. Mas foi impossível. Em todas as janelas o Vasco me procurava, mesmo eu não sendo o empresário oficial do Brian. Eu ajudava os clubes e o estafe dele para tentar chegar a um acordo, mas foi muito complicado.

— O América é um clube muito poderoso. Houve divergência sobre os valores e também sobre a data da liberação do jogador. Pela parte do jogador, o contrato estava tudo certo. Mas dentro da situação, não houve um acordo final para o negócio.

Marco Vanzini também fez parte da negociação do Vasco que trouxe Jean David para o clube. Depois de certo destaque no futebol mexicano, o chileno não empolgou em São Januário e foi para o fim da fila, tendo o contrato rescindido no ano passado. O empresário disse que o jogador não se adaptou ao futebol brasileiro.

— O que complica alguns jogadores de fora do Brasil é a questão da adaptação. Uns vão mais rápido, outros têm mais problema. Acho que nessa situação foi um problema de adaptação. No México, ele teve uma ótima carreira e tinha todas as situações para fazer aqui também, mas não fez.

Vanzini trabalha no Brasil há três anos e já intermediou algumas negociações importantes, como a de Piquerez com o Palmeiras e a de Loco Abreu com o Botafogo. Ex-jogador de futebol, o empresário brincou sobre os conselhos que teria dado a ele mesmo no passado, durante a carreira de atleta.

— Hoje em dia é necessário essa conexão. Estamos aqui para ajudar, fazer uma colaboração, acelerar as conversas. Eu diria para o jogador Marco Vanzini voltar para casa e tocar outra profissão, trabalhar como empresário, porque como jogador de futebol não dava para ele (risos) — brincou Vanzini.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Alan Saldivia
Comente

Veja também
Diniz aponta motivo para atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu

O técnico Fernando Diniz admitiu que o Vasco da Gam teve um desempenho ruim contra Nova Iguaçu, neste domingo.

Diniz vê Matheus França abaixo, mas descarta desistir do meia

Após outra atuação apagada de Matheus França, Fernando Diniz reconhece má fase do meia do Vasco da Gama, mas confia em evolução.

Alan Saldivia faz boa estreia com a camisa do Vasco; veja números

Apesar da falta de entrosamento, o zagueiro uruguaio Alan Saldivia participou ativamente da construção de jogo do Vasco da Gama.

Diniz analisa rendimentos de Saldivia e Rojas em estreia pelo Vasco

O treinador destacou que o processo faz parte da construção do elenco do Vasco da Gama ao longo da competição.

Diniz analisa empate do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja a entrevista coletiva

Diniz admitiu a atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu e pontuou a falta de entrosamento como fator diferencial.

Léo Jardim é destaque do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja números

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim fez boas defesas que garantiram mais um ponto para o Gigante da Colina no Campeonato Carioca.

Brenner tem chegada ao Vasco adiada; veja motivo

O atacante Brenner aguarda acordo final da negociação com o Vasco da Gama para desembarcar no Rio de Janeiro.

Léo Jardim aponta motivo para empate em SJ e projeta clássico

Destaque do Vasco da Gama contra o Nova Iguaçu, Léo Jardim explica motivo de tropeço e projeta duelo contra o Flamengo.

Jornalista revela como Matheus França reagiu às críticas em Vasco x Nova Iguaçu

Matheus França tem convivido com pressão crescente nas oportunidades que recebe no Vasco da Gama, desde a sua contratação.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Nova Iguaçu

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Nova Iguaçu, pela 2ª rodada do Carioca.