Elenco do Vasco participa de debate sobre racismo no futebol no CT do Almirante
Debate sobre o racismo aconteceu nesta quarta (05) e foi conduzido pelo professor de História e torcedor do Vasco da Gama José Nilton Júnior.
O elenco profissional do Vasco da Gama participou, nesta quarta-feira (05), antes do treinamento comandado pelo técnico Marcelo Cabo no CT do Almirante, de uma roda de debate em relação ao racismo no futebol.
A ação faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas do Gigante da Colina em parceria com o Departamento de Futebol.
O bate-papo foi conduzido pelo professor de História e torcedor cruzmaltino José Nilton Júnior, que sofreu racismo em 2020 durante uma aula on-line da escola onde atua, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Na conversa, o professor contou um pouco de sua vida, ressaltou a importância de que os jogadores sejam engajados no enfretamento à discriminação racial e lembrou a própria história do Vasco, Clube precursor no combate ao racismo no esporte brasileiro.
– Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo – disse o educador.
– Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação – concluiu José Nilton.
Após a palestra, o elenco cruzmaltino presenteou o professor com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão a Juninho Pernambucano, ídolo do educador, além de um quadro da Resposta Histórica, documento assinado pelo Vasco em 07 de abril de 1924, considerado até hoje um marco na luta contra a desigualdade racial no Brasil.