Elenco do Vasco participa de debate sobre racismo no futebol no CT do Almirante

Debate sobre o racismo aconteceu nesta quarta (05) e foi conduzido pelo professor de História e torcedor do Vasco da Gama José Nilton Júnior.

Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante
Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante

O elenco profissional do Vasco da Gama participou, nesta quarta-feira (05), antes do treinamento comandado pelo técnico Marcelo Cabo no CT do Almirante, de uma roda de debate em relação ao racismo no futebol.

A ação faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas do Gigante da Colina em parceria com o Departamento de Futebol.

O bate-papo foi conduzido pelo professor de História e torcedor cruzmaltino José Nilton Júnior, que sofreu racismo em 2020 durante uma aula on-line da escola onde atua, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Na conversa, o professor contou um pouco de sua vida, ressaltou a importância de que os jogadores sejam engajados no enfretamento à discriminação racial e lembrou a própria história do Vasco, Clube precursor no combate ao racismo no esporte brasileiro.

– Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo – disse o educador.

– Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação – concluiu José Nilton.

Após a palestra, o elenco cruzmaltino presenteou o professor com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão a Juninho Pernambucano, ídolo do educador, além de um quadro da Resposta Histórica, documento assinado pelo Vasco em 07 de abril de 1924, considerado até hoje um marco na luta contra a desigualdade racial no Brasil.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.

Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.