Elenco do Vasco participa de debate sobre racismo no futebol no CT do Almirante

Debate sobre o racismo aconteceu nesta quarta (05) e foi conduzido pelo professor de História e torcedor do Vasco da Gama José Nilton Júnior.

Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante
Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante

O elenco profissional do Vasco da Gama participou, nesta quarta-feira (05), antes do treinamento comandado pelo técnico Marcelo Cabo no CT do Almirante, de uma roda de debate em relação ao racismo no futebol.

A ação faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas do Gigante da Colina em parceria com o Departamento de Futebol.

O bate-papo foi conduzido pelo professor de História e torcedor cruzmaltino José Nilton Júnior, que sofreu racismo em 2020 durante uma aula on-line da escola onde atua, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Na conversa, o professor contou um pouco de sua vida, ressaltou a importância de que os jogadores sejam engajados no enfretamento à discriminação racial e lembrou a própria história do Vasco, Clube precursor no combate ao racismo no esporte brasileiro.

– Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo – disse o educador.

– Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação – concluiu José Nilton.

Após a palestra, o elenco cruzmaltino presenteou o professor com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão a Juninho Pernambucano, ídolo do educador, além de um quadro da Resposta Histórica, documento assinado pelo Vasco em 07 de abril de 1924, considerado até hoje um marco na luta contra a desigualdade racial no Brasil.

Leia mais sobreCT do AlmiranteRacismo
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
9 de dezembro de 2021
Vasco goleia em estreias no Carioca masculino e feminino de Beach Soccer

Enquanto no masculino o Vasco da Gama venceu o Ronald Carvalho por 8×3, no feminino o Cruzmaltino derrotou o Carioca por 9×0.

Yuri, volante do CSA, teria sido oferecido ao Vasco

Considerado um dos melhores jogadores da posição na Série B, Yuri está sendo analisado por Carlos Brazil, gerente-executivo do Vasco da Gama.

8 de dezembro de 2021
Graça teria duas propostas para deixar o Vasco, uma da Ásia e outra dos EUA

Conversas, porém, ainda são embrionárias; contrato com o Vasco da Gama vai até 2023 e, para sair, técnico Zé Ricardo teria que aprovar.

Edu reposta story no Instagram com crítica ao Vasco: ‘Diretoria incompetente’

Novo reforço do Cruzeiro, Edu compartilhou uma postagem de incentivo que, ao mesmo tempo, criticava a diretoria do Vasco da Gama.

Vasco lamenta morte de Mário Franco, ex-atleta do remo

Também conhecido como Boco Moco, Mário conquistou títulos como o Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano pelo Vasco da Gama.

Cruzeiro acerta contratação de Edu; centroavante foi sondado pelo Vasco

Via redes sociais, Brusque revelou que o jogador está de saída para o Cruzeiro; negociação com o Vasco da Gama não avançou.

‘Gol’ de Nenê em famosa janela de Paris viraliza na internet; assista

De férias em Paris, meia do Vasco da Gama participou de brincadeira em famoso point local, acertou o alvo e levou os torcedores ao delírio.

Médico do Vasco celebra número baixo de lesões em meio às dificuldades da Série B

Chefe do departamento médico do Vasco da Gama, Gustavo Caldeira celebrou que número de lesões em 2021, isto é, 23, não superou 2020.

Carol Paiffer ‘puxa orelha’ de vascaínos e garante compromisso com o Vasco

A investidora Carol Paiffer não tem gostado dos spans de ‘Vasco’ promovido por alguns torcedores em suas lives.

Entenda a função que Brazil exercerá no Vasco; dirigente conhece bem Zé Ricardo

De volta ao Vasco da Gama, Carlos Brazil se reencontrará com Zé Ricardo, o mesmo que o indicou ao Gigante em 2018.

Veja mais notícias