Elenco do Vasco participa de debate sobre racismo no futebol no CT do Almirante

Debate sobre o racismo aconteceu nesta quarta (05) e foi conduzido pelo professor de História e torcedor do Vasco da Gama José Nilton Júnior.

Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante
Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante

O elenco profissional do Vasco da Gama participou, nesta quarta-feira (05), antes do treinamento comandado pelo técnico Marcelo Cabo no CT do Almirante, de uma roda de debate em relação ao racismo no futebol.

A ação faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas do Gigante da Colina em parceria com o Departamento de Futebol.

O bate-papo foi conduzido pelo professor de História e torcedor cruzmaltino José Nilton Júnior, que sofreu racismo em 2020 durante uma aula on-line da escola onde atua, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Na conversa, o professor contou um pouco de sua vida, ressaltou a importância de que os jogadores sejam engajados no enfretamento à discriminação racial e lembrou a própria história do Vasco, Clube precursor no combate ao racismo no esporte brasileiro.

– Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo – disse o educador.

– Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação – concluiu José Nilton.

Após a palestra, o elenco cruzmaltino presenteou o professor com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão a Juninho Pernambucano, ídolo do educador, além de um quadro da Resposta Histórica, documento assinado pelo Vasco em 07 de abril de 1924, considerado até hoje um marco na luta contra a desigualdade racial no Brasil.

Leia mais sobreCT do AlmiranteRacismo
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
25 de junho de 2021
Cabo lamenta expulsão de Bruno Gomes contra o Cruzeiro e explica saída de Juninho

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo diz que conversará com Bruno Gomes sobre o ocorrido e que saída de Juninho foi circunstancial.

Cabo comenta ‘recaída’ do Vasco nas bolas paradas e elogia intensidade da equipe

Marcelo Cabo se mostrou incomodado com mais um gol sofrido de bola parada pelo Vasco da Gama e destacou a entrega dos jogadores.

Cabo destaca atuação do Vasco e pede ‘tranquilidade’ na busca pelo G4

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo enalteceu a partida do time contra o Cruzeiro e afirmou que equipe precisa de sequência de vitórias.

Cabo elogia dupla Zeca e Riquelme e explica entrada de João Pedro contra o Cruzeiro

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo elogiou às recentes atuações de Zeca e Riquelme e explicou João Pedro como ala contra o Cruzeiro.

Marcelo Cabo exalta início e volume de jogo, e cita expulsão ao analisar derrota

Bom início e volume de jogo do Vasco da Gama foram exaltados por Marcelo Cabo, que falou também sobre a expulsão de Bruno Gomes.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Cruzeiro

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Cruzeiro, pela 6ª rodada da Série B do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Bruno Gomes é expulso e desfalca o Vasco contra o Brusque

Bruno Gomes foi expulso durante uma discussão com o zagueiro Paulo do Cruzeiro e não enfrenta o Brusque no fim de semana.

Marquinhos Gabriel lamenta derrota, mas elogia atuação do Vasco contra o Cruzeiro

Marquinhos Gabriel lamentou o resultado negativo diante do Cruzeiro, mas elogiou a atuação do Vasco da Gama e garantiu luta pelo acesso.

24 de junho de 2021
Assista aos melhores momentos de Cruzeiro 2 x 1 Vasco

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Cruzeiro, em confronto da sexta rodada da Série B.

Veja mais notícias