Duelo de Alex Silva e Dedé

Ambos formam a dupla de zaga atual da seleção do campeonato, no Troféu Armando Nogueira.

Eles são ídolos nos seus clubes e conquistaram o coração das torcidas graças à raça e disposição dentro de campo. Neste Campeonato Brasileiro, os zagueiros Alex Silva e Dedé têm sido os pilares dos setores defensivos de Vasco e São Paulo, que se enfrentam neste domingo, às 19h30m (de Brasília), em São Januário. O resultado é que ambos formam a dupla de zaga atual da seleção do campeonato, no Troféu Armando Nogueira. Enquanto o são-paulino é líder disparado na posição, o vascaíno arrancou nas últimas rodadas e ocupa a segunda colocação.

Dedé e Alex Silva

Com apenas 18 jogos no Brasileirão, Alex Silva conseguiu uma expressiva média 6,02 até agora. Prejudicado por contusões que atrapalharam sua sequência, o zagueiro do Tricolor vai muito bem quando está em campo. Sua maior nota foi 7,5, conquistada três vezes: na vitória por 2 a 0 sobre o Inter, no Beira-Rio (terceira rodada), nos 2 a 1 sobre o Ceará, no Morumbi (12ª rodada) e nos 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em Uberlândia (33ª rodada).

RANKING DOS ZAGUEIROS
Jogador Média
1 – Alex Silva (São Paulo)6,02 (18 jogos)
2 – Dedé (Vasco)5,64 (32 jogos)
3 – Léo (Cruzeiro)5,63 (18 jogos)
4 – Cláudio Caçapa (Cruzeiro)5,60 (15 jogos)
5 – Antônio Carlos (Botafogo)5,59 (26 jogos)

Experiente e com passagem pela Seleção Brasileira, Alex Silva tem números que jogam a seu favor neste Brasileirão. Faz poucas faltas (apenas 1,52 por jogo) e tem ótimo índice de acerto de passes (92,5% de aproveitamento). Ele só não se destaca tanto nos desarmes, quesito no qual tem média de 2,11 por partida. O são-paulino já levou oito cartões amarelos e foi expulso uma vez.

Do outro lado, Alex Silva encontrará um zagueiro mais clássico, rebatedor, mas que também sabe jogar limpo. O vascaíno jogou 32 das 34 partidas da equipe no Brasileirão, o que mostra seu vigor físico. Suas duas ausências foram por conta de suspensões – ele levou quatro amarelos e um vermelho no campeonato. Com média 5,64, ele está pouca coisa acima dos cruzeirenses Léo e Cláudio Caçapa, que brigam palmo a palmo por uma vaga na seleção do Armandão.

Coincidência ou não, as maiores notas de Dedé também foram 7,5, obtidas em três oportunidades. A primeira veio só na 19ª rodada, que marcou o início da arrancada do zagueiro. Foi na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, em Fortaleza. Depois, ganhou a mesma avaliação nos jogos contra o Guarani (derrota por 1 a 0, na 25ª rodada) e no empate por 1 a 1 com o Fluminense, no domingo passado. Até o fim do primeiro turno, sua maior nota não passava de 6.

No campeonato, Dedé tem alguns números expressivos. Sempre jogando limpo, ele obtém 3,59 desarmes por partida, uma das maiores marcas da temporada. Também comete poucas faltas (1,65 por jogo) e se arrisca bastante no ataque, apesar de ainda não ter feito gol neste Brasileirão. Ele consegue 1,03 finalização por partida, a maioria delas de cabeça após cobranças de falta ou escanteio. Dedé tem aproveitamento de 87,3% nos passes.

Neste domingo, a presença de ambos serve para equilibrar as defesas de Vasco e São Paulo. Ainda que as equipes tenham poucas pretensões no campeonato, a dupla jogará mais uma “decisão” valendo vaga na cobiçada seleção do Troféu Armando Nogueira.

globoesportes.com

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.