Do Z4 ao protagonismo: detalhes da passagem de Vegetti pelo Vasco

Protagonista dentro e fora de campo, Vegetti deixa o Vasco, sendo o 2º maior artilheiro estrangeiro da história do Clube.

Vegetti comemorando gol contra o Fortaleza
Vegetti comemorando gol contra o Fortaleza (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O ano é 2023. O Vasco era lanterna do Campeonato Brasileiro após 17 rodadas e passara mais de metade da competição na zona de rebaixamento. A solução, após algumas negativas na janela, foi buscar um centroavante de 34 anos após temporada artilheira na Argentina: Pablo Vegetti.

Ele foi anunciado em uma sexta-feira, chegou num sábado e estreou domingo marcando o gol da vitória sobre o Grêmio, a primeira do Vasco após um mês sem triunfos. De cabeça, uma marca registrada.

Era o começo do que seria uma relação de rápida identificação não apenas dentro de campo. Em 21 jogos, ele marcou 10 gols e foi peça fundamental para livrar o clube do rebaixamento, algo que parecia impensável nas primeiras rodadas.

Vegetti rapidamente criou identidade com torcedores. Postagens na internet eram dominadas com montagens de gols e lances do camisa 99 com funks e músicas animadas. Em São Januário, virou comum ver alguém imitando uma pirata – marca registrada do jogador ao comemorar gols.

Fora das quatro linhas, o argentino era líder e referência para com funcionários e próprios jogadores. Partia dele quando algum discurso mais acalorado ou em tom incentivo precisava ser feito.

Em 2024, o Vasco também foi irregular no Brasileirão. A zona de rebaixamento passou longe de ameaçar como fora no ano anterior, mas o time terminou na 10ª colocação em trajetória de altos e baixos. A esperança de título veio em campanha que parou na semifinal da Copa do Brasil, com derrota para o Atlético-MG. Vegetti foi o destaque do clube na competição, com atuações decisivas contra o Athletico-PR nas quartas de final. Foi o artilheiro do torneio, com sete gols.

O início de 2025 foi marcado por uma longa negociação entre o atacante e a diretoria pela renovação de contrato. Vegetti e seu estafe pediram salários acima de R$ 1 milhão, e as conversas duraram semanas até que as partes chegaram em um meio-termo para o camisa 99 receber um aumento salarial. Assim, um novo contrato válido até o fim de 2026 foi assinado.

A última temporada começou como todas as outras: Vegetti balançando as redes e sendo referência do sistema ofensivo. O argentino rapidamente se colocou como principal artilheiro do futebol brasileiro em 2025, marca que confirmou ao final do ano.

Veja os gols marcantes de Vegetti pelo Vasco

Após a chegada de Fernando Diniz, o atacante perdeu espaço no time titular pela escolha do treinador em ter um ataque mais móvel. Já com idade avançada e sem tanta mobilidade, ele terminou 2025 sendo um “12º jogador”, quase sempre vindo do banco de reservas.

Mesmo sacado, nunca reclamou interna ou externamente da decisão de Diniz. Pelo contrário, entendeu o novo papel na equipe e respeitou a escolha do treinador.

O argentino deixa o Vasco como segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 60 gols em 140 jogos – atrás apenas Villadoniga. No ano passado, ele foi o máximo goleador do futebol brasileiro, com 27 bolas na rede.

A luta por rebaixamento virou uma tentativa de título que bateu na trave com o vice da Copa do Brasil contra o Corinthians. Vegetti foi importante na campanha, marcando o gol que garantiu a classificação na decisão no clássico contra o Fluminense.

Aos 37 anos, Vegetti enxerga o Cerro Porteño, que lhe ofereceu um contrato de três anos, como a última chance de ter um grande vínculo antes de se aposentar. O Vasco entendeu a decisão e liberou o camisa 99 de forma amigável.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Diniz aponta motivo para atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu

O técnico Fernando Diniz admitiu que o Vasco da Gam teve um desempenho ruim contra Nova Iguaçu, neste domingo.

Diniz vê Matheus França abaixo, mas descarta desistir do meia

Após outra atuação apagada de Matheus França, Fernando Diniz reconhece má fase do meia do Vasco da Gama, mas confia em evolução.

Alan Saldivia faz boa estreia com a camisa do Vasco; veja números

Apesar da falta de entrosamento, o zagueiro uruguaio Alan Saldivia participou ativamente da construção de jogo do Vasco da Gama.

Diniz analisa rendimentos de Saldivia e Rojas em estreia pelo Vasco

O treinador destacou que o processo faz parte da construção do elenco do Vasco da Gama ao longo da competição.

Diniz analisa empate do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja a entrevista coletiva

Diniz admitiu a atuação ruim do Vasco contra o Nova Iguaçu e pontuou a falta de entrosamento como fator diferencial.

Léo Jardim é destaque do Vasco contra o Nova Iguaçu; veja números

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim fez boas defesas que garantiram mais um ponto para o Gigante da Colina no Campeonato Carioca.

Brenner tem chegada ao Vasco adiada; veja motivo

O atacante Brenner aguarda acordo final da negociação com o Vasco da Gama para desembarcar no Rio de Janeiro.

Léo Jardim aponta motivo para empate em SJ e projeta clássico

Destaque do Vasco da Gama contra o Nova Iguaçu, Léo Jardim explica motivo de tropeço e projeta duelo contra o Flamengo.

Jornalista revela como Matheus França reagiu às críticas em Vasco x Nova Iguaçu

Matheus França tem convivido com pressão crescente nas oportunidades que recebe no Vasco da Gama, desde a sua contratação.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Nova Iguaçu

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Nova Iguaçu, pela 2ª rodada do Carioca.