Discurso desencontrado de Salgado gera desconfiança quanto ao futuro do Vasco

Fala vazia do presidente Jorge Salgado mostra que o torcedor do Vasco da Gama não deve alimentar expectativas para a próxima temporada.

Jorge Salgado em pronunciamento na Vasco TV após derrota por 3x0 para o Londrina pela Série B 2021
Jorge Salgado em pronunciamento na Vasco TV após derrota por 3x0 para o Londrina pela Série B 2021

A forma como o presidente Jorge Salgado se manifestou, com declarações quase incompreensíveis dada a má qualidade do sinal de internet em Londrina, revelou-se simbólica sobre o ano do Vasco. Mas é o conteúdo do pronunciamento do dirigente que merece ser analisado, criticado e classificado como tão preocupante quanto o vexame no futebol em 2021.

O Vasco encerrou 2021 perdendo por 3 a 0 do Londrina, em 10º lugar na Série B, sem nunca ter ingressado no G-4, com mais derrotas do que vitórias e com a segunda pior defesa da competição. O presidente, então, repetiu o mesmo discurso de semanas atrás, cheio de dúvidas e sem indicar como criará as condições para mudança nos rumos do futebol do clube.

Nos poucos minutos que falou, sem permitir perguntas dos jornalistas, Salgado teve o mérito de reconhecer o fracasso e pedir desculpas ao torcedor. Mas é pouco. O ge separou três trechos e confrontou com fatos que explicam a vergonhosa campanha na Série B.

A primeira frase de Salgado

Quando começa o ano, a gente tem a possibilidade de realizar um bom trabalho, mas no decorrer do ano as coisas não foram dando certo, e a gente termina o ano dando um vexame tremendo.

Os fatos

O Vasco, realmente, reformulou o elenco no início desta temporada. Liberou jogadores que estavam em má fase e sem clima com a torcida e trouxe 13 reforços. O quinto lugar no Carioca, por mais que tivesse pouca relevância no contexto cujo objetivo era subir para a Série A, foi um pequeno indicativo de que era necessário mudar.

Na 12ª rodada da Série B, em 18 de julho, quando demitiu o técnico Marcelo Cabo, o Vasco era o oitavo colocado. À frente, por exemplo, de Botafogo e CSA. Pois, ao final da competição, o rival carioca foi campeão – com 21 pontos a mais que os vascaínos – e o time alagoano só perdeu a classificação para a Série A com um gol marcado pelo Avaí aos 43 minutos do segundo tempo.

Ou seja, tempo para corrigir a rota havia. Faltou foi competência para diagnosticar o problema e resolvê-lo. Até porque dinheiro havia: o Vasco tem a maior folha salarial do torneio.

A segunda frase de Salgado

Talvez tenha sido o pior ano da história do Vasco, no ponto de vista do futebol, não vou falar de outras coisas só de futebol.

Os fatos

Foi o pior ano da história do Vasco. Terminou a Série B em 10º lugar: pela primeira vez em quatro participações na competição, não voltou para a Série A. Ficou 15 pontos distante do último classificado para a Série A. Somou 15 derrotas e somente 13 vitórias. Levou 52 gols, a segunda pior defesa: foi vazado por todos os times do torneio. Como marcou 43, teve saldo negativo de nove. Os três técnicos que passaram não impediram o time de ser um eterno repetidor dos mesmos erros: gols sofridos em excesso pelo alto ou em erro de saída de bola, lentidão na articulação ofensiva e passividade na marcação.

O Vasco encerrou o campeonato com uma série de oito jogos sem vencer: cinco derrotas e três empates. A pior marca na temporada. Importante: o grupo de jogadores também é responsável pelo vergonhosos resultados.

A terceira frase de Salgado

A única coisa que eu posso dizer também é que a gente já começou a trabalhar para montar novamente o futebol para o ano de 2022. Vamos olhar para frente e ver o que podemos fazer para corrigir essa situação.

Os fatos

O Vasco, de forma institucional, informou que, após a Série B, a diretoria administrativa concederia uma entrevista coletiva para falar da reformulação do departamento de futebol. Verdade que não marcou a data. O campeonato acabou e por ora não há previsão de quando isso ocorrerá.

Sem chance matemática de acesso desde o dia 7 de novembro, quando perdeu para o Botafogo, Salgado se permitiu fazer dois pronunciamentos. Apresentou poucas soluções para alguém que, durante a campanha, dizia que tinha feito faculdade no Vasco e pós-graduação na seleção brasileira – referência ao passado do dirigente de futebol.

No dia 11 de novembro, o então diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro deixou o Vasco, junto com o técnico Fernando Diniz. Até agora, Salgado não informou qual estrutura pretende implementar no futebol. O ge apurou que a ideia é ter dois nomes acima do treinador: Ricardo Gomes e Alexandre Barros, atualmente no Palmeiras. Os nomes de Dorival Junior e Zé Ricardo foram especulados como possibilidade de assumirem o comando técnico.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorge Salgado
2 comentários
  • Responder

    A verdade é: o Vasco foi campeão em 2011 somente por cada jogador ter vergonha na cara. Não tinha planejamento, visão e menos ainda organização. Com diretorias cada vez mais incompetentes, amadoras e sem o devido conhecimento da grandeza do gigante que dirigiam. Este senhor não sabe nada sobre futebol, não torce para o Vasco, e além de tudo é inconsequente, cometeu o erro de entregar o cargo de técnico ao Marcelo cabo, que foi técnico do “gigante” atlético goianiense, faça me o favor… Enfim, o Vasco não tem uma solução a curto prazo. Continuará na segunda divisão até não sabe quando.

  • Responder

    O mínimo que esse senhor deveria fazer é entregar o cargo, o qual nunca deveria ter assumido, tal a sua apatia e incompetência que demonstra até quando fala, parece que a intenção dele era essa.

Comente

Veja também
Staff de Léo Jardim envia contraproposta ao Vasco

O Vasco se reuniu com Léo Jardim e seu staff enviou uma contraproposta ao Clube, com ajustes em termos do contrato.

Casagrande critica contratação de Fernando Diniz pelo Vasco

Casagrande afirmou que estilo de Fernando Diniz não encaixa no elenco do Vasco e que poderá ser o maior erro de Pedrinho.

Escalação do Vasco contra o Vitória

Confira a escalação do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória, neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Relacionados do Vitória para o jogo contra o Vasco

Confira a lista de relacionados do Vitória para o jogo contra o Vasco da Gama, neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Vitória

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória neste sábado, pelo Brasileiro.

Puma seguirá no Vasco? Veja como está a negociação

O lateral Puma tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e pode assinar com outro clube no meio do ano.

Saiba como funciona o Scout do Vasco, liderado por ex-Flamengo

Ex-Flamengo, Daniel de Brito lidera o departamento especializado do Vasco da Gama na procura por reforços no mercado.

Olho no rival! Escalação do Vitória contra o Vasco

Confira a escalação do Vitória para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece neste sábado, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Chegada de Diniz ao Vasco pode ser benéfica a Coutinho

Coutinho vem sendo muito criticado pela torcida do Vasco, mas a chegada de Fernando Diniz traz sobrevida ao meia.

Vasco chega ao 4º técnico em 2025 e utilizou 45 jogadores; veja números

Três técnicos já comandaram o Vasco da Gama nesta temporada e utilizou nada menos que 45 jogadores em busca do time ideal.