Diretor médico do Vasco detalha trabalho para recuperar futebol de Léo Jabá

Gustavo Caldeira, diretor médico do Vasco da Gama, detalhou o trabalho específico para a recuperação do atacante Léo Jabá.

Léo Jabá se destacou contra o Guarani
Léo Jabá se destacou contra o Guarani (Foto: Alexandre Durão)

No processo de reestruturação do Vasco da Gama após rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria apostou em jogadores com baixo valor de mercado, assinando contratos de produtividade.

Um deles foi o atacante Léo Jabá, com sérios problemas no joelho, que finalizou seu tratamento no Clube e vem apresentando excelente desempenho com a camisa cruzmaltina na Série B do Campeonato Brasileiro.

Gustavo Caldeira, diretor médico do Vasco, disse que foi um desafio fazer com que o atacante voltasse a jogar em alto nível. Em depoimento ao Globo Esporte, Caldeira destacou que foi feita uma abordagem multidisciplinar.

A vinda do Léo foi um desafio grande pra todo o DESP (Departamento de Saúde e Performance) do Vasco, pois ele vinha de um longo período de inatividade, cirurgias no joelho e uma indicação de cirurgia no mesmo joelho, de um médico de fora. Fizemos a avaliação médica para contratação de atletas e tivemos o nosso diagnóstico. Contraindicamos procedimento cirúrgico e iniciamos uma abordagem multidisciplinar.

Gustavo Caldeira

Em outro trecho do depoimento, o diretor médico do Vasco explicou o processo para que Léo Jabá voltasse a ganhar força e consequentemente se tornar opção na equipe do então técnico do Clube, Marcelo Cabo.

– Durante os primeiros dias, ficou com a fisioterapia para melhorar o arco de movimento do joelho direito e o gestual esportivo. Concomitantemente já iniciou trabalho na sala de força para diminuir assimetrias e movimentos compensatórios. Uma vez alcançado o objetivo inicial, foi ganhando força em um trabalho individualizado e específico para o Léo a partir dos déficits encontrados nas avaliações prévias.

O planejamento nutricional de Jabá, auxiliado por Paulo Cavalcanti, também foi muito importante, pois quando ele chegou ao Clube, estava com um percentual alto de gordura.

– Vale também ressaltar o planejamento nutricional do Léo, uma vez que chegou com o percentual de gordura um pouco acima do desejado. E, logo que alcançado o percentual alvo, o nutricionista do Vasco deu condições para ganho de massa magra nos trabalhos de força. O final desse processo no DESP foi o controle de carga para a evolução dele desde o momento que em que foi entregue à preparação física até liberá-lo para jogar.

90 minutos em campo

Pela primeira vez nos últimos dois anos, Léo Jabá jogou 90 minutos em uma partida. Contra o Guarani, o atacante foi protagonista na goleada por 4×1, que marcou a estreia do técnico Lisca.

Provavelmente Léo Jabá será titular contra o São Paulo nesta quarta-feira (24), em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Xodó de Lisca, Léo Jabá ainda tem a evoluir no Clube, mas vem representando bem o papel que o foi designado.

Mais sobre:Léo Jabá
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Tem que jogar mesmo.

Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.