Destaque na base e esquecido no profissional: a passagem de Renato Kayzer pelo Vasco
Autor dos gols do Atlético-GO, o atacante Renato Kayzer não teve espaço no profissional do Vasco da Gama.
Um reencontro especial não acabou bem para o Vasco da Gama na partida última quinta-feira (10), contra o Atlético-GO. De quem se trata os vascaínos já devem imaginar: o atacante Renato Kayzer, ‘algoz’ do Gigante no confronto, ele que foi formado nas categorias de base de São Januário.
Renato Kayzer marcou os dois gols da vitória de virada do Atlético-GO por 2×1, em pleno São Januário. Foi a famosa ‘Lei do ex’ em ação. Levar gol de um ex-vascaíno agitou e gerou debates entre torcedores nas redes sociais, desde então, destacando o fato de que o atacante foi deixado de escanteio no Clube.
Voltando um pouco no tempo, Renato Kayzer chegou no Vasco em 2013, ainda para integrar a base. Na época ele tinha apenas 17 anos e veio do Desportivo Brasil-SP. Em seu começo, o atacante marcou 32 gols e foi o artilheiro entre todas as categorias de baixo em São Januário no ano em questão.
Ele, inclusive, chegou a marcar cinco gols em uma só partida em duas oportunidades. Renato Kayzer subiu para a equipe principal do Vasco em 2015, chegando a ser relacionado pelo técnico Jorginho. No entanto, o atacante não teve espaço e passou a ser emprestado sucessivamente.
Renato Kayzer foi repassado para Oeste-SP, Portuguesa-SP, Villa Nova-MG, Ferroviária-SP e Tupi-MG. No começo de 2018, o atacante acertou em definitivo com o Cruzeiro, sendo dito na época que o Vasco permaneceu com 30% dele sobre uma futura venda. Na Raposa, no entanto, o filme tem se repetido: sem espaço, voltou a ser emprestado para Ponte Preta, Chapecoense e Atlético-GO.
Tem sido uma temporada bastante proveitosa para ele, que agora está 24 anos. Em 13 jogos disputados até aqui, Renato Kayzer já fez 10 gols, sendo cinco pelo Campeonato Goiano, duas pela Copa do Brasil e três pelo Campeonato Brasileiro. O sucesso fez com que o Cruzeiro, que está disputando a Série B, cogitasse o retorno do atacante, o que ainda não se concretizou e segue no Rubro-Negro.