Desastre administrativo e futebol medíocre fazem número de sócios do Vasco despencar

A queda no número de sócios do Vasco da Gama não está ligada somente à pandemia, mas também à má gestão e ao péssimo futebol.

Reunião entre o presidente Jorge Salgado e dirigentes do Vasco
Reunião entre o presidente Jorge Salgado e dirigentes do Vasco

O número de sócios do Vasco da Gama despencou em 2021. Após uma campanha que virou destaque no mundo inteiro, o Gigante da Colina assumiu o topo entre os clubes brasileiros no quesito e ocupou posição privilegiada a nível mundial. A derrocada se deve à péssima temporada do time em campo e à horripilante administração de Jorge Salgado.

No Campeonato Carioca o Vasco sequer conseguiu ocupar as primeiras colocações, e o desempenho vergonhoso foi relativizado sob o argumento de que o time se preparava para nadar de braçadas na Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, o resultado foi reverso. Até aqui, 23ª rodada, a equipe cruzmaltina ainda não virou uma no G4 e corre sérios riscos de não voltar à Elite em 2022. Na Copa do Brasil o Gigante superou apenas equipes pequeninas e foi eliminado pelo São Paulo nas oitavas de final, perdendo as duas partidas.

A montagem do elenco ficou a cargo de Alexandre Pássaro, contratado junto ao São Paulo. O jovem advogado conquistou parte da torcida com seu início de trabalho, mas suas contratações não renderam em campo. Apesar de ventilar o nome de Rodrigo Caetano, com quem Salgado disse ter conversado, o vascaíno teve que se contentar com o ‘Passarudo’, como apelidaram seus antigos defensores.

Administrativamente falando, Jorge Salgado ocupa a cadeira de presidente amparado por uma decisão liminar, após ter vencido a contestada eleição on-line disputada por ele e Julio Brant, apenas, em 14 de novembro. Alegando necessidade de cortar gastos, o gestor complicou o Vasco na Justiça do Trabalho ao demitir funcionários sem cumprir obrigações legais, não se atentou para regularizar o ato trabalhista, e vem sofrendo penhoras nesta esfera e em âmbito civil. O Vasco está afogado em dívidas e, diferente do prometido em campanha, o gestor não apresentou aporte financeiro, com exceção de empréstimos, inclusive dele. O discurso de terra arrasada não obteve a compreensão da torcida, pois, todos sabiam da situação financeira do Clube.

Neste cenário de caos, o número de associados desceu ladeira a baixo. Dos 185.404 em 2019 restam apenas 57.499 (hoje, 12/09), representando uma perda de mais de 127 mil sócios. Em recente entrevista ao GE, Bruno Souza, coordenador de marketing & novos negócios em São Januário, citou a pandemia ao comentar o assunto.

– O torcedor que pagava a mensalidade do seu plano para ter acesso aos jogos, de uma hora para outra, foi impedido de ir ao estádio devido à pandemia. Não fazia mais sentido, senão pelo amor ao clube, pagar por algo que não era mais ‘útil’. Isso contribuiu para uma grande perda de associados não só no Vasco, mas na maioria dos clubes brasileiros.

Houve mudanças no programa, conforme explicou o VP de marketing, Vítor Roma. Segundo ele o programa está melhor e oferece mais vantagens ao torcedor. O dirigente aposta que com o passar do tempo os vascaínos perceberão os benefícios e voltarão a ativar seus cadastros.

– A principal premissa do novo plano é gerar uma relação mais íntima entre o sócio e o clube. Uma relação que fuja da dualidade ingresso e mensalidade. É óbvio que o ingresso é importante e ele voltará a ser quando a pandemia permitir. Mas construímos um plano que entregue ao sócio efetivamente desconto. Não daquele clube que você nunca entra, que mal sabe o que tem. Mas descontos reais, coisas que estão no dia a dia. Os primeiros números mostram isso. No primeiro mês, quem usou, teve mais descontos do que o valor da mensalidade. É muito vantajoso ser sócio do Vasco. Quando isso ficar claro ao torcedor, teremos crescimento, mais empresas se juntando todo o mês. É um processo. Temos uma outra missão: a conexão. O Vasco é um clube nacional, popular e inovador – disse ao GE.

A contribuição negativa da pandemia é inegavelmente real. Porém, está longe de ser o fator primordial. O vascaíno recebe estas explicações como desculpas para tentar ofuscar o insucesso da administração. Qualquer um ser pensante sabe que o torcedor cansou de acreditar no Vasco e não ver resultados. Resultados são: investimentos, contratações, time brigando por títulos, etc. Descontinhos, plano pra cachorros, blá-blá-blá… são mera enganação e refletem a incapacidade de criar algo nível Vasco da Gama.

Mais sobre:Sócio Gigante
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
14 comentários
  • Responder

    Tem mesmo que acabar com os sócios. Dar dinheiro para esse bando de incompetentes.

  • Responder

    A reportagem é EQUIVOCADA, e tenta falar pela torcida, sem consulta-la.
    O número de sócios torcedores ainda estaria alto, mesmo que:
    1- O time estivesse mal;
    2- Se não conseguisse o acesso;
    3- Se não contratasse ninguém (como fez o Flamengo).
    Não somos torcedores “Nutella”. Somos a torcida MAIS ATUANTE DO BRASIL.
    Bastava RESPEITAR o resultado das eleições, independente de quem fosse o vencedor.
    Não iremos continuar como INÚTEIS na hora de decidir os rumos do VASCO.
    Esses canalhas só nos veem na hora de colocar dinheiro no Clube.

  • Responder

    O QUE NÓS TORCEDORES PODEMOS ESPERAR DE UNS DIRETORES FILHOS DA PUTA, CANALHAS, IMBECIS E INCOMPETENTES COMO ESSES. É IMORAL, HÁ 20 SÓ ENTRA MAFIOSO E LARÁPIO NO NOSSO VASCO E O RESULTADO É ESSE AÍ E NÃO PODERIA SER DIFERENTE: O CAOS! ONDE NÃO HÁ GESTÃO, ACONTECE A DESTRUIÇÃO. O VASCO NOTÍCIAS ESTÁ CERTÍSSIMO TEM QUE COLOCAR ESSAS NOTÍCIAS, O QUE NÃO PODE É INVENTAR NOTÍCIAS BOA, SE ESSES FILHOS DA PUTA DE UMA MERDA SÓ É SÓ TRAGÉDIA E NADA MAIS. O TEMOS QUE FAZER E URGENTE É EXPULSAR ESSES BANDIDOS DE SÃO JANUÁRIO, AGORA, AGORA E AGORA MESMO. CASO CONTRÁRIO ESSA QUADRILHA VAI FECHAR O VASCO E A JUSTIÇA LEILOANDO ATÉ SÃO JANUÁRIO PARA PAGAR DÍVIDAS MILIONÁRIAS DEIXADAS POR ESSES VAGABUNDOS. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    Na minha cabeça , foi assim :
    1 – Conselheiro da sempre Vasco soca o benemérito ( 40 anos mais velho que ele )
    2 – Brandt e mussa agem nos bastidores e conseguem anular a eleição legítima.
    3 – Mais um presidente eleito em desacordo com a vontade da torcida.
    4 – Estagiário do sao Paulo colocado para administrar o futebol do clube com a política mais complexa do Brasil.
    5 – Debandada de socios devido a na fase do futebol e descrédito da diretoria.
    6 – Vasco permanece na série B em 2022
    7 – Patrimônio começa a ser penhorado
    8 – Flamengo, Fluminense e botafogo na serie A entram na nova liga, a qual Vasco não pode fazer parte.

    Daí em diante só deus, e que ele tenha misericórdia de nós que amamos esse clube.

  • Responder

    Campanha Sócio Zero. Quem é otário em ser sócio de um clube que só tem ladrão na administração.
    Prefiro ver o Vasco iniciar do zero do que investir nessa administração pífia, sem credibilidade. Triênio sem torcer para o Vasco, enquanto essa administração estiver no comando.

    Leven Siano para Presidente Urgente!!!!

  • Responder

    Eu crítico o Vasco, mas porra vcs não dão uma notícia, não escrevem nada positivo. Pra que ser notícias do Vasco, se só malham? Vamos vestir a camisa e dar força.

  • Responder

    Sou um torcedor apaixonado como milhares de vascaínos mundo a fora mais minha empolgação com o time acabou a muito tempo é triste vê o Vasco neste situação uma gestão bife que não respeita a torcida um time vergonhoso dentro e fora de campo gestão fake e vergonhosa

    • “gestão bife” ?

  • Responder

    VAI NESSA QUE FOI A PANDEMIA!!!

  • Responder

    Quem é o trouxa que vai tá pagando pra vê esses peladeiros brincar?
    Na hora do voto o sócio torcedor não vale, agora querem contribuinte.
    Sai fora salgado, só assim o Vasco vai ter os associados de volta.

  • Responder

    Esqueceram de falar que nenhum VASCAINO soube até agora, o que fizerem com NOSSO dinheiro!!!! O VASCO é nosso!!!!!

  • Responder

    Nos torcedores não vamos admitir mais erros grotesco enquanto o Jorge salgado estiver na presidência o numero de só isso vai vai cair
    Cada vez mais até chegar a zero.

    • Concordamos plena mente. Nois torcedores vamos abandonar o clube até o salgado sair depois que ele sair a massa vascaina vai botar muita grana na instituição mais só quando o sr salgado sair.

    • A situação do clube vem sendo uma via cruz descendo ladeira abaixo todo santo ano, mente e engana vários torcedores fanáticos e conta não para de chegar, chegamos totalmente no fundo do abismo sem nenhuma expectativas de melhoras, INFELIZMENTE vamos continuar assistindo o golpe de misericórdia. A falência e o fechamento por completo. Nenhum empresário vai querer investir nesse clube fracassado. Muito triste mais é a realidade doem quem doer.

Comente

Veja também
João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor será avaliado e pode desfalcar o Vasco contra o Fluminense

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor pode ficar de fora do clássico contra o Fluminense, neste sábado (20), no Maracanã.

De Lucca em campo na vitória sobre o Boavista
De Lucca pode deixar o Vasco

Sem receber muitas oportunidades, o volante De Lucca não deve permanecer no Vasco da Gama nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Vegetti se torna o 9º estrangeiro com mais gols pelo Vasco

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, chegou ao 17º gol na derrota por 2×1 para o Bragantino, e superou o compatriota Andrés Ríos.

Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.