Derrota frustra Vasco, mas desempenho anima para sequência do Brasileiro

Apesar de perder o clássico dos milhões para o Flamengo, Vasco da Gama fez partida equilibrada e poderia até ter saído com a vitória.

Vasco x Flamengo no Maracanã
Flamengo x Vasco no Maracanã (Foto: Maga Jr/Agencia F8/Gazeta Press)

Ainda não foi desta vez que o Vasco conseguiu sobreviver fora da zona de rebaixamento. Com a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, neste domingo, o time voltou para o grupo dos últimos colocados do Campeonato Brasileiro. Mas, apesar do resultado ruim, mostrou em campo o porquê de o técnico Ramón Díaz confiar tanto na recuperação.

O Vasco jogou bem no Maracanã. Melhor do que o Flamengo de Tite em boa parte do tempo. No entanto, o elenco curto voltou a assombrar o time de Ramón Díaz desde os primeiros minutos do clássico. Com Marlon Gomes e Rossi machucados, o treinador fez mudanças táticas na equipe em função de Dimitri Payet.

Ao manter o francês como titular, o comandante testou Paulinho mais aberto pela direita, como ele já havia atuado algumas vezes na Arábia Saudita. Estratégia para perseguir os laterais do Flamengo. Ao longo do jogo, à medida que o adversário crescia, Payet e Paulinho trocavam de lugar, para este último ajudar também na marcação de Arrascaeta. A troca era constante.

Os primeiros 30 minutos foram de superioridade do Vasco no Maracanã. O time de Ramón empurrou o Flamengo para seu campo de defesa e ensaiou o gol com Praxedes, Gabriel Pec, Paulo Henrique e Vegetti. Duas das principais chances saíram dos pés de Payet, com passes na medida para os atacantes.

O jogo era tão desconfortável para o Flamengo que o mandante só chegou ao gol de Léo Jardim aos 21 minutos, em cobrança de falta de Arrascaeta. Aos 28, eram seis chutes do Vasco contra apenas um da equipe rubro-negra.

A partir dali, o Flamengo passou a mandar no jogo. Com capacidade técnica e física superiores, o time de Tite aproveitou a queda de intensidade do Vasco, que foi valente e resistiu. Zé Gabriel ficou na cola de Arrascaeta, e Paulo Henrique anulou Bruno Henrique. Na melhor chance do rival, após escanteio, Léo Jardim operou dois milagres em finalizações seguidas de Fabrício Bruno.

Quem não faz…

– Precisamos melhorar da metade do campo para a frente, porque tivemos muitas chances e não conseguimos concluir – analisou o técnico Ramón Díaz após o jogo.

Como resumiu o treinador, o segundo tempo fez valer a máxima do futebol: quem não faz, leva. O Vasco voltou intenso, pressionando o Flamengo em blocos médio e alto. Equilibrou a posse e brigou pela bola o tempo todo, tanto que saiu de campo com 20 desarmes, contra 13 do Rubro-Negro.

As chances perdidas, às quais Ramón Díaz se referiu, realmente deixaram a impressão de que o Vasco poderia ter tido melhor sorte. Durante os 90 minutos, o time teve quatro dessas bolas que não se pode desperdiçar:

  • 16 minutos do primeiro tempo: Payet cruzou de canhota para Vegetti. O centroavante ganhou de Wesley no alto e cabeceou no meio do gol para defesa tranquila de Rossi.
  • 19 minutos do primeiro tempo: Payet lançou Gabriel Pec em profundidade, e ele saiu cara a cara com Rossi, que saiu do gol e diminuiu o ângulo do camisa 11, que definiu mal.
  • 21 minutos do segundo tempo: Lucas Piton cruzou para Vegetti na marca do pênalti que, de peixinho, cabeceou à esquerda de Rossi. O goleiro do Flamengo fez grande defesa. Nesse caso, o vascaíno fez o certo.
  • 24 minutos do segundo tempo: Payet cobrou escanteio na primeira trave, e a zaga do Flamengo não conseguiu afastar e a bola sobrou para Vegetti. O atacante bateu cruzado e Zé Gabriel se esticou para completar para o gol vazio, mas a bola pegou na panturrilha do volante.

Fora essas, o Vasco teve outras chances com Praxedes e Gabriel Pec, mas não concluíram bem. O atacante, principalmente, ainda erra muito nas decisões. Foi quem mais finalizou no jogo, mas não conseguiu levar perigo. Algo que Ramón vai precisar trabalhar no clube.

– Tivemos muito mais chances, mas não tivemos a sorte de fazer o gol. Ficamos com um sabor amargo pelo o que fizemos hoje – afirmou Medel ao fim da partida.

O lance perdido por Zé Gabriel aconteceu seis minutos antes do gol do Flamengo, marcado por Gerson. Diferentemente do Vasco, o adversário conseguiu definir o jogo, mesmo em momento pior.

Vasco dá esperança
Fica o alento de que o desempenho no Maracanã não é de um time que vai cair para a Série B do Campeonato Brasileiro. Um turno após o vexame no mesmo local e diante do mesmo adversário, o torcedor viu um Vasco totalmente diferente daquele que perdeu pro 4 a 1 para o Flamengo.

– Foi difícil para nós, mas para eles também – destacou Ramón.

O Vasco hoje é um time competitivo. Terminou o clássico com 49% de posse de bola e 12 finalizações, contra 10 do Flamengo. Mesmo após o gol do rival, manteve a pressão e a busca pelo gol. Mas esbarra nas limitações do elenco.

As substituições de Ramón Díaz ajudam a explicar por que o Vasco não pontuou no domingo. Sebastian Ferreira, Orellano e Erick Marcus foram os escolhidos pelo treinador para mudar o ataque nos minutos finais. Jogadores que pouco vinham sendo utilizados nas rodadas passadas. Erick é um jovem promissor, de 19 anos, mas que vem de lesão e não jogava desde o dia 6 de agosto.

Sem Rossi e Marlon Gomes, o Vasco vai precisar se reinventar na sequência do campeonato. Ramón Díaz terá que tirar da cartola outras soluções, como fez com Zé Gabriel e Paulo Henrique. Os dois, destaques do time no clássico, foram recuperados pelo treinador após perderem espaço no clube.

Fica a lição de que com Ramón o Vasco trilha um caminho que dá esperança. Perdeu, mas jogou bem contra um adversário de G-4, com elenco superior. Competindo, o Vasco estará mais perto da vitória. De volta a São Januário, o próximo teste será contra o Internacional, na próxima quinta-feira, às 19h.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    O jogo de ontem me dá a certeza que vamos ficar na A, jogou muito e agora teremos que fazer 15 pontos pra não depender dos outros, faremos 17 podem confiar.

  • Responder

    Não adianta jogar bem ou competir. Não temos mais espaço para derrotas. TEM QUE GANHAR.

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.