Coutinho e Matheus Pereira fazem duelo inédito neste domingo

Matheus Pereira e Coutinho farão o primeiro duelo neste domingo, mas que vivem momentos diferentes no ano.

Matheus Pereira e Coutinho
Matheus Pereira e Coutinho (Foto: ge)

Cruzeiro e Vasco se enfrentam neste domingo, em Uberlândia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro duelo entre Matheus Pereira e Philippe Coutinho, que têm trajetórias com pontos comuns, no exterior e no Brasil, mas que vivem momentos diferentes.

A dupla, que hoje defende os times do coração, fez praticamente toda a carreira fora do Brasil. Em situações diferentes, é verdade, mas passaram boa parte da trajetória na Europa, além de terem experiência no Oriente Médio.

Coutinho estreou como profissional aos 16 anos, vestindo a camisa do Vasco, em 2009. Foi negociado com a Inter de Milão, rumando à Itália ao completar 18 anos. Teve dificuldades no início e foi emprestado ao Espanyol, antes de ser negociado com o Liverpool, onde viveu os melhores momentos da carreira.

Foram seis anos vestindo a camisa dos Reds, a partir de 2013. Mesmo sem títulos, ganhou protagonismo no futebol inglês. Ao todo, Coutinho disputou 201 partidas no Liverpool, com 54 gols e 44 assistências. Pelo clube, na Premier League, foram 76 participações em gols, em 152 jogos. Em média, precisava de duas partidas para participar diretamente de um gol.

Depois de defender os Reds, Coutinho passou por Barcelona, Bayern de Munique, Aston Villa e Al-Duhail, retornando ao Vasco no ano passado. Na época, inclusive, recebeu sondagem do Cruzeiro. Era um dos sonhos de Pedro Lourenço, dono da SAF.

Assim como Coutinho, Matheus Pereira estreou no futebol europeu antes dos 20 anos de idade. A diferença é que não havia jogado profissionalmente no Brasil. Chegou ao Sporting, de Portugal, ainda nas categorias de base.

O início na Europa, assim como aconteceu com o vascaíno, não foi simples. Fez poucos jogos no Sporting e acumulou empréstimos por GD Chaves, Nuremberg e West Bromwich. No clube inglês, se destacou durante a cessão temporária e foi comprado.

E a aquisição dos direitos econômicos aconteceu na temporada 2020/2021, que marcou o retorno do West Bromwich à Premier League. O time acabou rebaixado, mas Matheus se destacou, acumulando 12 gols e seis assistências em 34 partidas. Na Premier League, foram 11 bolas nas redes e seis passes para os companheiros, em 33 jogos. Também precisava, em média, de dois jogos para participar de um gol.

Naquela temporada, ele não teve enfrentamentos com Phillipe Coutinho, que na época estava no Barcelona. No ano passado, o duelo também não aconteceu em função, já que Matheus Pereira desfalcou o Cruzeiro nas duas partidas contra o Vasco no Campeonato Brasileiro.

Momentos distintos

Matheus Pereira, quatro anos mais novo que Coutinho, voltou ao Brasil antes do companheiro de posição. Chegou ao Cruzeiro em 2023, emprestado pelo Al Hilal, e completará dois anos de clube em junho. Tempo suficiente para viver altos e baixos.

O camisa 10 demorou a engrenar nos primeiros meses de Cruzeiro, mas teve destaque em 2024, chegando à seleção brasileira em uma temporada com 16 assistências e 11 gols. Em 2025, no entanto, tem apenas uma assistência em 12 jogos. Esteve perto de ser vendido com o Zenit, em fevereiro. A negociação era desejo da diretoria cruzeirense.

Coutinho vive, atualmente, seu melhor momento nesse retorno ao Vasco. O meia de 32 anos chegou com a temporada em andamento no ano passado e custou a atingir a forma física ideal. Terminou 2024 com 18 jogos (10 deles como titular) e três gols marcados.

Este ano, o camisa 11 tem apresentado bom futebol e sido protagonista nas três competições que o Vasco disputa. Com cinco gols e duas assistências em 16 partidas, ele é o vice-artilheiro da equipe na temporada, atrás apenas de Pablo Vegetti.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Comparação sem lógica. Nada a ver.

Comente

Veja também
Avaí tem opção de comprar 50% dos direitos de JP após empréstimo

O meia JP, de 19 anos, tem contrato com o Avaí até o final da temporada e vem se destacando pelo Clube na Série B.

Felipe já manifestou desejo de ser efetivado no Vasco

Diretor técnico do Vasco da Gama, Felipe treinou o time no fim do ano passado, após saída de Rafael Paiva, e teve bom aproveitamento.

Com Diniz e reforços, Pedrinho indica Vasco ofensivo para o restante de 2025

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho dá sinais de que irá apostar em um time ofensivo para o restante da temporada.

‘Dívida’ com o Vasco e admiração por Pedrinho aproximam Diniz de São Januário

Treinador mais cotado para assumir o Vasco da Gama, Fernando Diniz está sem clube desde janeiro, quando saiu do Cruzeiro.

Em uma década, Vasco pode ter mais técnicos que o Liverpool em 132 anos

Sem treinador desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama busca um novo comandante para o restante da temporada.

Neto aponta técnico ideal para o Vasco

Apresentador da Band, o ex-jogador Neto elegeu o treinador que ele considera perfeito para mudar a cara do time do Vasco da Gama.

Meia do Operário-PR projeta jogos contra o Vasco pela Copa do Brasil

Vasco da Gama e Operário-PR se enfrentam nesta quinta-feira (1), em Ponta Grossa, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Fernando Diniz é o favorito da torcida para assumir o Vasco

Vasco da Gama segue em busca de um novo treinador para comandar a equipe após a demissão do técnico Fábio Carille.

Ex-jogador de futsal do Vasco sofre AVC e é internado em Tramandaí-RS

O Indião foi campeão da Liga Nacional de Futsal pelo Vasco da Gama em 2000, marcando 32 gols na competição.

Vasco enfrenta o Flamengo nesta terça pela semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama enfrenta o Flamengo nesta terça-feira, às 15h, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil Sub-17.