Conheça versões e história dos mascotes do Vasco

Almirante é atualmente o mascote do Vasco da Gama e se tornou o personagem com mais representativo da história do Clube.

Mascote do Vasco da Gama, o Almirante
Mascote do Vasco da Gama, o Almirante (Reprodução Twitter Vasco)

O mascote do Vasco é mais um capítulo da rica história do clube. Atualmente, o oficial é o Almirante, que simboliza o explorador português que batizou a equipe. Sua presença é constante em jogos do Cruzmaltino em São Januário, mas o personagem não é a única figura que representou o time ao longo da história.

Origem

Lorenzo Molas, chargista argentino radicado no Brasil, criou o Almirante para representar o Vasco e uma charge foi publicada no dia 30 de abril de 1944 pelo Jornal dos Sports. O personagem era caracterizado pelo longo bigode, barba, sobrepeso e não tinha cabelo.

Molas também foi o responsável pela criação de outros mascotes cariocas. O argentino desenhou o Marinheiro Popeye, personagem icônico da animação norte-americana, com a camisa do Flamengo, além do Cartola, mascote do Fluminense, e de uma versão do Pato Donald com o uniforme do Botafogo. Todas as charges foram publicadas no Jornal dos Sports na década de 1940.

O Almirante rapidamente caiu nas graças da torcida vascaína, que o implementou como mascote do clube. O personagem era desenhado por Molas ao lado de uma típica caravela portuguesa. O jornal descrevia o mascote como um “verdadeiro lobo do mar, em sua caravela, sempre pronto a navegar e enfrentar todas as tormentas”.

Anos mais tarde, o Vasco adotou o Almirante como mascote oficial. Em 2012, o personagem foi remodelado e relançado no dia das crianças com traços mais infantis. As mudanças não agradaram a torcida e o Almirante foi redesenhado em 2018, com características mais próximas ao design inicial. Em 2019, durante uma partida do Vasco contra o Cruzeiro em São Januário, o atacante Rossi “roubou” a cabeça do Almirante na comemoração do gol da vitória vascaína por 1 a 0, então marcado pelo colombiano Guarín.

‘Dom Corvo I’- mascote esquecido

Em 1947, o jornalista Álvaro do Nascimento Rodrigues idealizou um novo mascote para o Vasco. O personagem idealizado era um corvo, chamado “Dom Corvo I e Único”, e foi desenhado pelo cartunista Otelo Caçador, também para o Jornal dos Sports.

Às vésperas de um clássico contra o Botafogo, o pássaro foi colocado acima da bandeira vascaína em uma charge publicada no jornal. Embalado pelo novo mascote, o Vasco venceu o rival e seguiu rumo ao título carioca de 1947, de forma invicta. No ano seguinte, o cruzmaltino viria a ser campeão do Sul-Americano.

– A princípio, a criação do corvo como mascote pode ser vista apenas como uma aposta de Otelo, inspirado no texto que seu amigo vascaíno Álvaro do Nascimento escreveu meses antes, de modo a saber se tal ave daria sorte ou não aos vascaínos. Sempre que questionado pelo motivo de ter desenhado o corvo, Otelo dizia que a ave era sinal de sorte em Portugal. Entretanto, o surgimento do corvo foi uma ideia de Alvaro do Nascimento, que contou com a ajuda do chargista para popularizar a mascote. Viu-se surgir um símbolo e uma mística que movimentou o futebol carioca, especialmente, nos anos de 1947 e 1948 – diz o Vasco, em seu site oficial.

O corvo marcou um período vitorioso da história do Vasco. Contudo, o mascote foi perdendo força no fim da década de 1950 e o Almirante, mais consolidado, se manteve como o personagem mais representativo da história e das origens do clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Almirante
Comente

Veja também
Diniz quer reforços decisivos; veja o planejamento do Vasco na pausa

A diretoria do Vasco se movimenta no mercado e quer ter chegadas e saídas de jogadores durante o período de férias.

Vasco pode perder até 6 jogadores no final da temporada; veja nomes

Vasco da Gama vive momento de indefinição com diversos atletas no elenco cujo os contratos se encerram no fim do ano.

Vasco deve fechar com Eduardo Freeland para diretor de futebol

Executivo que está no Avaí, Eduardo Freeland já passou por clubes como Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e Bahia.

Coutinho abre mão de fortuna do Aston Villa e fica perto de acerto com o Vasco

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho deverá permanecer no Cruzmaltino após rescindir contrato com o Aston Villa.

Ex-Vasco, Barbieri polemiza ao comentar relação com dono da 777 Partners

Treinador com passagem pelo Vasco da Gama, Maurício Barbieri revelou bastidores da chegada da 777 Partners ao Clube.

Vasco se reapresenta nesta segunda-feira mirando o duelo contra o São Paulo

Vasco da Gama e São Paulo se enfrentam na quinta-feira (12), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Saiba quem é Mário Branco, cotado a diretor de futebol do Vasco

Vasco da Gama corre contra o tempo para anunciar a chegada de um diretor de futebol antes da janela do meio do ano.

Sub-15 e Sub-17 do Vasco garantem vaga na semifinal do Carioca

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama garantiram vagas nas semifinais do Carioca no último fim de semana.

Paulinho busca resgatar sua melhor versão no Vasco após grave lesão

Paulinho ainda não conseguiu engrenar o bom futebol vivido em 2023, mas já recebeu proposta para renovar com o Vasco.

Torcida põe João Victor no banco e escala zaga titular do Vasco

A torcida do Vasco entende que Fernando Diniz precisa mandar a campo uma dupla de zaga que ainda não foi escalada.