Conheça Alexandre Mattos, novo diretor de futebol do Vasco

Alexandre Mattos teve passagens por Palmeiras e Atlético-MG, e negocia com o Vasco da Gama para assumir o cargo de Paulo Bracks.

Alexandre Mattos em seus tempos de Palmeiras
Alexandre Mattos em seus tempos de Palmeiras

A permanência na Série A fez o Vasco começar a se movimentar nos bastidores em busca de uma reformulação para 2024, e a primeira grande mudança começou com a demissão de Paulo Bracks. O Cruz-Maltino agiu rápido por um substituto e acertou com Alexandre Mattos para o cargo de diretor de futebol.

Para assinar com o Vasco, Alexandre deixou o Athletico-PR. Mattos estava no clube paranaense desde janeiro de 2022, quando chegou como CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional. Em fevereiro, com a saída de Paulo Autuori, ele acumulou funções e assumiu, também, a direção de futebol.

Mattos foi responsável pela montagem do elenco do Athletico e se destacou principalmente na janela do meio do ano, com as contratações de Alex Santana e Fernandinho. O elenco terminou vice-campeão da Libertadores.

Carreira

Alexandre iniciou a trajetória como executivo de futebol no América-MG, em 2005. Na época, o Coelho estava na Série C, e em cinco anos, chegou à Série A. Em 2012, Mattos assumiu o Cruzeiro, com quem foi bicampeão brasileiro nos anos de 2013 e 2014.

Ele também acumula passagens por Palmeiras (2016-2018), onde foi campeão brasileiro, e Atlético-MG (2020), quando conquistou o Campeonato Mineiro. Após trajetória no Galo, Mattos foi contratado pelo Athletico-PR. Ao todo, o cartola tem 11 títulos na carreira.

Contratações bombásticas

Ricardo Goulart no Cruzeiro: na época, após um clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, presidente e técnico do Galo anunciaram a contratação de Ricardo. Fato é que o atacante estava acertado com a Raposa (de Mattos) desde setembro de 2012. A contratação foi emblemática e teve grande repercussão, clube celeste levou a melhor e se sagrou campeão no ano seguinte.

Roger Guedes: em 2018, Roger pertencia ao Palmeiras, mas estava emprestado ao Atlético-MG. A negociação envolvia o clube paulista, o mineiro, além do Criciúma e do Shandong Luneng. Alexandre, que na época estava no Alviverde, precisou agilizar a negociação de modo que todos os clubes saíssem satisfeitos e em tempo recorde para o fechamento da janela de transferências.

Mattos, em sua biografia, fala sobre a dificuldade das tratativas: “O Palmeiras tinha os direitos federativos e apenas 25% dos econômicos do jogador, o restante era do Criciúma. Além disso, ele fora emprestado ao Atlético-MG, que teria de dar anuência à transferência, e não queria liberá-lo. Tínhamos apenas um dia e meio para resolver isso! (…) Eu queria ajudá-los (Atlético) a também receber algo, pois foram uma baita vitrine para o Roger. Foi uma verdadeira batalha para conseguir fechar os números de todos”.

Futuro no Vasco

– Muito feliz de chegar pra contribuir com meu trabalho neste novo momento e gestão do clube. Me preparei, estudei na FIFA, na UEFA, e estou pronto, com muita humildade, pra colaborar. O Vasco é gigante e tem uma das torcidas mais apaixonadas do país, um verdadeiro patrimônio dessa equipe. Vamos juntos construir uma trajetória vitoriosa –, disse Alexandre.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Alexandre Mattos
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco SAF atrasa pagamento dos direitos de imagem dos jogadores

O pagamento dos direitos de imagem do elenco são feitos todo dia 20 no mês, o que não aconteceu até agora.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
PVC afirma que a Crefisa não comprará parte da SAF do Vasco

O jornalista afirmou que o Vasco já sabe que a Crefisa não comprará parte da SAF e segue em busca de investidores no mercado.

Juan Pablo Vojvoda comandando o Fortaleza
Olho no rival! Escalação do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela Copa do Brasil.

Sforza em ação pelo Vasco contra o Volta Redonda
Veja quem pode crescer no Vasco com a chegada de Álvaro Pacheco

Álvaro Pacheco fará mudanças no time do Vasco da Gama, mas não abrirá mão de ter volantes com boa saída de bola.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Vasco tem trunfo importante para o jogo decisivo contra o Fortaleza

O Vasco da Gama tem 4 derrotas sofridas em São Januário pela Copa do Brasil, algo que só 4 clubes conseguiram em XXI.