Vasco tem trunfo importante para o jogo decisivo contra o Fortaleza

O Vasco da Gama tem 4 derrotas sofridas em São Januário pela Copa do Brasil, algo que só 4 clubes conseguiram em XXI.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)

Se nos bastidores o clima é de litígio entre o associativo e a 777 Partners, que deixou de ser acionista majoritária da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) por conta de uma liminar da Justiça, em campo o Vasco busca a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. E nesta terça-feira (21), em São Januário, ainda sob o comando do interino Rafael Paiva, o Cruz-maltino recebe o Fortaleza, pela volta da terceira fase, e precisa da vitória para avançar.

E apesar do sonoro 4 a 0 que sofreu para o Criciúma, no final de abril pelo Brasileirão, os cariocas ainda têm a sua casa como trunfo. E sobretudo quando o assunto é a Copa do Brasil.

Com apenas uma derrota no estádio na atual temporada, exatamente diante dos catarinenses, o Vasco tem a Colina Histórica, literalmente, como uma fortaleza na competição nacional.

No século XXI, em 56 jogos disputados em São Januário pela competição, foram apenas 4 derrotas sofridas. Além de 32 vitórias e 20 empates.

Durante o período, apenas 4 clubes conseguiram a façanha de derrotar o Cruz-maltino dentro de seu estádio: 15 de Novembro-RS (3 a 0, em 2004, na segunda fase), Baraúnas-RN (3 a 0, em 2005, nas oitavas), Goiás (1 a 0, em 2020, pela terceira fase) e São Paulo (2 a 1, em 2021, pelas oitavas).

É claro que, mesmo sem a derrota, não necessariamente o Vasco saiu classificado em todos estes jogos. Como por exemplo em 2023, quando foi eliminado em casa, nos pênaltis, para o ABC-RN, mas no tempo normal ficou no 0 a 0 com a equipe potiguar.

Ao todo, nas 22 edições de Copa do Brasil que disputou no século, o Cruz-maltino passou 18 delas de maneira invicta como mandante. Incluindo, claro, à de 2011, quando faturou o seu único título até aqui.

Outro ponto que pesa a favor dos cariocas nesta eliminatória diante o Laion é que os tricolores nunca venceram como visitantes diante do Vasco. Em 9 jogos, foram 6 derrotas e 3 empates do Fortaleza.

Fonte: ESPN

Comente

Veja também
Victor Luís em jogo contra o Juventude
Victor Luis elogia elenco do Vasco e prevê time mais competitivo em 2025

Lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Victor Luis publicou uma mensagem de final de ano em suas redes sociais.

Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo defende venda da SAF do Vasco para o grego Evangelos  Marinakis

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo afirmou que o Clube precisa se reestruturar financeiramente para poder lutar por títulos.

Marinakis e Radrizzani têm interesse na SAF do Vasco
Novo investidor da SAF do Vasco pode desembolsar até R$ 1 bilhão

Diretoria do Vasco da Gama já sinalizou que pretende ter um investimento inicial de R$ 350 milhões por uma possível compra de 31% das ações.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho do Vasco é interrompida após confusão

Encontro dos Conselho Deliberativo do Vasco da Gama discutia a aprovação do plano de recuperação judicial do Clube.

Elenco do Vasco treina no CT Moacyr Barbosa
Saiba a data de reapresentação dos jogadores do Vasco em 2025

Elenco do Vasco da Gama entrou de férias após o fim do Brasileiro e terá praticamente um mês de descanso até a volta aos treinamentos.