Confira como surgiu Casaca e Cazá, gritos das torcidas de Vasco e Sport

Os gritos Casaca e Cazá são ecoados pelas torcidas de Vasco da Gama e Sport, e há relatos que surgiram na década de 20.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o CRB em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Um grito similar é ecoado pelas torcidas de Vasco e Sport nas arquibancadas de São Januário e Ilha do Retiro desde o século passado: “Casaca” e “Cazá”. O LANCE! busca explicar, na sequência, como surgiram os tradicionais cânticos.

Há relatos que os gritos tenham surgido ainda na década de 20. E em 1929 foi popularizado, durante a campanha do Cruz-Maltino no Campeonato Carioca. Ali, surgia o “Casaca”, que ressoa até os dias atuais na Colina.

A narrativa ainda indica que o hino surgiu a partir do “Grupo dos Supimpas”, que era uma espécie de torcida do Vasco, formada por sócios ligados ao remo.

Além disso, o famoso grito de “Casaca” foi citado pelo jornal “Crítica” em outubro de 1929. A princípio, este é o único registro escrito evidenciando que o grito já estava no Brasil nesta época.

A explicação por trás disso seria a torcida do Gigante gritando para os rivais. No caso, a turma dos vascaínos é boa e, de fato, da fuzarca. No período, o termo “fuzarca” era usado para indicar a qualidade técnica de um jogador. Ou seja, um atleta “da fuzarca” era bom.

Pelo lado rubro-negro, a ideia é que o grito de “Cazá” começou no carnaval de pernambucano. A agremiação chamada “Turma Boa” ecoava o hino. De acordo com historiadores desde a década de 30 o hino era gritado na folia. Surgia, então, o “Cazá”.

Casaca x Cazá

“Atenção, vascaínos! Ao Vasco, nada? Tudo! Então, como é que é, que é, que é? Casaca, casaca, casaca, zaca, zaca. A turma é boa. É mesmo da fuzarca. Vasco! Vasco! Vasco!”.

“Pelo Sport, nada? Tudo! Então como é, como vai ser e como sempre será? Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá! A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzarca! Sport! Sport! Sport!”.

Vasco e Sport se encaram neste domingo, na Ilha do Retiro. A partida é válida pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro e é mais um duelo decisivo na luta pelo acesso à elite do futebol nacional.

Independente de qual grito surgiu primeiro, uma coisa é certa. Pouca coisa é mais vascaína ou rubro-negra que um grito de “Casaca” ou “Cazá”. Os hinos simbolizam a força e o amor das torcidas.

O Cruz-Maltino é o quarto colocado com 55 pontos, enquanto o Leão é o quinto, com 52. Porém, só ultrapassa a equipe carioca se vencer por, no mínimo, 5 a 0.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Sport
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.

Felipe Carregal e Pedrinho em coletiva em São Januário
Carregal revela que a 777 pegou R$ 25 milhões emprestado com o Vasco

O vice-presidente jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que a 777 Partners obrigou a SAF a devolver parte do aporte de 2023.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
Pedrinho aponta desejo da 777 de vender a SAF e cita Crefisa; empresa nega

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, é próximo a José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, que patrocina o Palmeiras.