Comissão da Alerj vai à Justiça para Vasco abrir contrato com a 777 Partners

A comissão da Alerj pede na Justiça para o Vasco abrir contrato com a 777 e busca liminar para impedir aprovação da venda siga adiante.

Sócios da 777 Partners em visita ao CT Moacyr Barbosa
Sócios da 777 Partners em visita ao CT Moacyr Barbosa (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj, entrou com uma ação na Justiça nesta quinta-feira na tentativa de obrigar o Vasco mostrar na íntegra os contratos firmados com a 777 Partners, que está perto de fechar acordo para adquirir 70% da futura SAF do clube.

Na ação, a comissão exige a disponibilização de cópias dos contratos a “consumidores/torcedores” e pede para que a Justiça impeça o clube de seguir com seu rito interno de aprovação – o Conselho Deliberativo se reúne nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), como forma de dar mais um passo no processo. A ação foi distribuída para a 3ª Vara Empresarial.

A ação ainda pede que o Vasco seja multado, caso não mostre os contratos e solicita que nenhuma votação referente à venda da SAF aconteça antes que sócios e conselheiros tenham tenham acesso aos documentos. O Vasco informa que ainda não foi notificado.

A comissão de Defesa do Consumidor da Alerj é presidida pelo deputado Fábio Silva. Na peça inicial de 34 páginas, para justificar o envolvimento da comissão no caso, a ação argumenta que existe uma relação de consumo entre clube e torcedores, e que esses estariam sendo lesados com a falta de transparência do processo. A peça também cita como exemplo os problemas ocorridos na SAF do Cruzeiro.

A ideia, de acordo com a ação, é dar transparência ao processo da venda de 70% da SAF do Vasco para a 777 Partners para que os conselheiros e sócios possam votar sobre o assunto com todas as informações do contrato.

Até o momento, apenas dirigentes do Vasco, presidentes de poderes do clube e membros de uma Comissão Especial tiveram acesso ao contrato na íntegra. O Vasco planeja apresentar trechos do acordo para conselheiros e sócios, mas há partes sigilosas por conta do contrato de confidencialidade.

Um trecho da ação diz o seguinte

“É necessário que o réu garanta a disponibilização de cópia dos contratos e demais documentos que se vinculam com a operação societária de constituição da SAF CRVG e a alienação de 70% da participação societária à investidora 777 Partners, de modo que seja possível a análise minuciosa da documentação em referência antes da votação do conselho

Não é razoável que todos os integrantes do conselho deliberativo do clube tenham acesso tão somente ao parecer emitido pela Comissão Especial, a fim de votar se a transação econômica é vantajosa ou não à instituição desportiva. É inegável que a ausência da documentação que integra a transação em referência é de suma importância para apreciação do conselho e consequentemente garante maior lisura a todos os consumidores que serão diretamente impactados pela negociação em tratativa.

O código de Defesa do Consumidor e as demais normas atinentes ao tema determinam que o clube Vasco da Gama deve assegurar o direito à informação dos torcedores/consumidores, portanto, a negativa de acesso à documentação em referência configura violação à legislação consumerista e, portanto, passível de sanção pelo poder judiciário.

Assim, a autora roga que o réu seja compelido a disponibilizar cópia dos contratos e demais documentos que se vinculam com a operação societária de constituição da SAF CRVG e a alienação de 70% da participação societária à investidora 777 Partners, de modo que seja possível a análise minuciosa da documentação em referência por todos os membros do conselho deliberativo e demais sócios/torcedores antes da votação de aprovação ou não da operação”.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
14 comentários
  • Responder

    Se querem o bem do Vasco e dos vascaínos, se querem de fato devolver ao Vasco o protagonismo no futebol como antes, então mostrem o contrato, sejam transparentes. De atos obscuros e tirânicos foi o que levou o Vasco a esta situação. Criar e-mail para responder as dúvidas dos torcedores, fazer conferência de imprensa para explicar a SAF, só a palavra da diretoria para repetir o que vem sendo divulgado há meses na mídia não interessa. No fim o que vale é o que está no papel e o que eles querem é este acordo vá a votação sem os sócios saberem o que consta no contrato. Se não mostrarem o contrato para os vascaínos saberem o caminho que vai levar o clube, então não há negócio com essa 777, que vão juntos com Salgado e sua gangue pro raio que os parta e que busquem novos investidores que queiram devolver o Vasco ao protagonismo de antes e que não tenham nada a esconder.

  • Responder

    Tempo perdido ir pra justiça, foi a mesma que colocou Jorge salgado como presidente.
    através de uma liminar.
    … mais vamos parar de mimimi e deixar o Vasco seguir em paz.
    Esses que estão atrás de barrar, não está pensando no Vasco e sim nos seus próprios interesses..

  • Responder

    Pqp, até esses corruptos da alerj querem se meter na SAF do Vasco???
    Isso é Vasco mesmo, pqp.

  • Responder

    Se dinheiro não dar em árvore, vamos verificar as lavanderias,vizinhas.mp eu contrato outra empresa paga de quem e a empresa?

  • Responder

    Alerj isso mesmo rio de janeiro não tem problema nenhum,assalto, empregos,leis boa pra população, transporte públicos eficiente,a pandemia aí fiscaliza a saúde os gasto com asfalto na cidade,a prefeitura que que tira dinheiro da população pra pagar as contas,e governador q ganhou a cadeira e vc vem com contrado não assinado,aí vai pra votação dos sócios vc quer o direito antes de nois tá de sacanagem ou quer atrassar e frameguista , ou vascaíno não querendo perder a mamata.

  • Responder

    Eu já sabia que a turma da mamata leviana iria atacar para defender seus interesses, mas admito que envolver a Alerj foi um ataque pesado.

  • Responder

    Esse pessoal não tem o que fazer? Será que não tem nada a mais pra fazer de útil? Porque ninguém falou nada na SAF do Botafogo? Por favor parem com essa baboseira.

  • Responder

    Manda está cambada de incompetente arrumar o que fazer tanta coisa pra eles verem no comércio vai se meter na SAF do Vasco pq ninguém falou nada do Botafogo Cruzeiro sempre tem que ser o Vasco

  • Responder

    Cada qual quer aparecer mais na onda da SAF Vasco. Clube quebrado a mais de 20 anos e nunca apareceu um querendo fazer algo pelo clube e agora me aparece cada um mais oportunista. Estamos falando de negócios vultoso e existe cláusulas de sigilo nestas negociações. Por acaso a Alerj exigiu a abertura integralmente da SAF do Botafogo? Deixem o Vasco respirar e voltar a nos dar orgulho seus oportunistas e interesseiros! 💢💢💢Vasco💢💢💢

  • Responder

    Engraçado q qdo o clube está com dificuldades financeiras, não aparece ninguém, agora querem melar a venda

  • Responder

    Esse deputado acabou de ganhar meu voto

  • Responder

    Adivinha quem está por trás desta besteira.Não são flamenguista não,Leven,Roberto Monteiro e etc

  • Responder

    Esse pessoal da Alerj deve ser todos flamenguistas e estão querendo atrapalhar a evolução do VASCO

    • Tá maluco? Quer que o contrato seja fechado no escuro? Sem saber o que foi assinado

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.