Com Payet, Vasco finalmente tem um camisa 10 para chamar de seu 

Vasco da Gama procura, desde o início da temporada, um jogador de grande nível para vestir a camisa 10 do Clube.

Payet chega ao Rio de Janeiro
Payet em chegada ao Rio de Janeiro

2023 é o primeiro ano em que a 777 Partners assume o comando da SAF do Vasco. Apesar de haver um consenso que seria difícil alçar voos maiores logo agora, ao mesmo tempo, algumas decisões frustram o torcedor. O ano já é praticamente perdido, com a eliminação precoce na Copa do Brasil e a péssima colocação no Brasileirão.

Uma das falhas mais notáveis na montagem do elenco foi a ausência de um camisa 10, um articulador de jogadas. No fim do Campeonato Carioca, Nenê deixou o Vasco e foi jogar a Série B pelo Juventude. O clube gaúcho é o 5º colocado na competição e o jogador é líder de participações em gols (seis gols e quatro assistências).

Ainda que Nenê já tivesse 41 anos – fez 42 em julho -, a ausência de um camisa 10 foi sentida. Antes do Campeonato Brasileiro, o então técnico Maurício Barbieri falou, em entrevista, sobre a necessidade de improvisar e como a diretoria tentou buscar alguém nesse perfil:

– Acho que o Paulo e o Luiz falaram bem. Estamos buscando desde dezembro. A ideia era ter conseguido, mas não conseguimos por diversas razões. O Alex pode fazer essa função, como meia-atacante, e não um meia-armador. Ele tem ocupado esse espaço. O Marlon pode fazer essa função e temos tentado encontrar soluções. Estamos procurando, mas não vem para essa janela.

A chegada de um nome de impacto

O Cruzmaltino tentou diversos nomes na primeira e segunda janelas, mas sem sucesso. No final de julho, o Vasco realizou a contratação de Bruno Praxedes, jogador que tem características de um 10. Até agora, o ex-Bragantino atuou em dois jogos, contra o Corinthians e o Grêmio, e teve bons momentos em ambos. No entanto, a chegada de Dimitri Payet acontece para dar um fim aos questionamentos da torcida vascaína.

– Acho que o Paulo e o Luiz falaram bem. Estamos buscando desde dezembro. A ideia era ter conseguido, mas não conseguimos por diversas razões. O Alex pode fazer essa função, como meia-atacante, e não um meia-armador. Ele tem ocupado esse espaço. O Marlon pode fazer essa função e temos tentado encontrar soluções. Estamos procurando, mas não vem para essa janela.

Segundo a plataforma ‘SofaScore’, nas últimas cinco temporadas pelo Olympique de Marselha, Payet fez 480 passes decisivos em 179 jogos, uma média de 2,6 passes decisivos por jogo, e 66 grandes chances criadas. Além disso, na mesma contagem, são 48 gols e 38 assistências, totalizando 86 participações em gol – média de quase 0,5 por jogo. Trata-se de um craque que chega para elevar o patamar do Vasco.

Além da sua capacidade como articulador e a possibilidade de atuar como ponta esquerda, Payet tem uma carreira marcada de golaços. Inclusive jogando pela sua seleção, durante a campanha que levou ao vice da Euro 2016. O francês também é um ótimo cobrador de faltas.

A torcida em êxtase

A empolgação da torcida foi visível na chegada de Payet ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. “Estou realmente feliz de ter chegado aqui, de ver toda essa paixão da parte da torcida, e não vejo a hora de começar a jogar futebol”, disse o novo meia. A estimativa é de cerca de 5 mil pessoas presentes para recepciona-lo.

O Vasco definitivamente contratou um craque a nível mundial. No entanto, o alerta é necessário: Payet vem de uma temporada abaixo de sua média na Europa. A tendência é que ele faça valer o seu nível, bem superior à média do futebol brasileiro, mas o jogador precisará mostrar isso dentro de campo. Há muitas variáveis. Ele tem um histórico recente baixo de lesões, apesar de ter 36 anos.

De qualquer forma, agora resta ao torcedor do Vasco comemorar e ter noites de sono mais relaxadas. Payet chega em um momento que o time de Ramón Díaz apresenta uma melhora lenta, porém gradual. O Cruzmaltino está a 5 pontos de distância para o Bahia, primeiro time fora da zona, faltando 20 partidas para o fim do Brasileirão (apesar do fim do primeiro turno, o jogo adiado contra o América-MG ainda não tem data para acontecer).

Payet será apresentado para a torcida

A diretoria do Vasco está programando a apresentação de Payet para a torcida no jogo contra o Atlético-MG, que será neste domingo (20), às 11h, no Maracanã. Os últimos quatro jogos em casa foram sem torcida; portanto, será o reencontro da torcida vascaína com o time.

Fonte: Esportes News Mundo

Mais sobre:Payet
Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.