Com físico aprimorado, Marquinhos Gabriel vira peça vital na engrenagem do Vasco

Números mostram como o meia Marquinhos Gabriel vem se destacando na temporada com a camisa do Vasco da Gama.

Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Boavista
Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Boavista (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mesmo ainda sofrendo com a irregularidade na temporada, os números provam que o meia Marquinhos Gabriel segue sendo fundamental para o desempenho do Vasco da Gama. Vice artilheiro do time na temporada, com seis gols, ao lado de Pec, o jogador vem batendo metas pessoais e é um dos atletas que mais se destaca pela performance física.

Em quatro meses e meio atuando com a camisa Cruzmaltina, Marquinhos Gabriel tem 21 jogos na atual temporada, número superior as 20 partidas que fez no ano passado, quando jogou por Athlético-PR e Cruzeiro.

Números do portal “Ogol” mostram a evolução do meia nos minutos em campo. Em 2020, foram 1219 minutos jogados (67% de 1.800 possíveis em 20 jogos). Em 2021, já são 1594 minutos jogados (84% de 1890 possíveis em 21 partidas). 

Com 31 anos, o camisa 31 também vive sua fase mais goleadora, triplicando o número de bolas na rede em relação as suas passagens pela Raposa e pelo Furacão, onde marcou apenas dois gols, ambos pela equipe paranaense. No Vasco, já forma três na Série B, dois no Carioca e um na Copa do Brasil.

Além disso, Marquinhos Gabriel lidera uma série de estatísticas, tais como; assistências, passes decisivos, grandes chances criadas, dribles certos e passes no terço final, além de ser segundo em participações em gol, segundo dados do SofaScore.

Forma física

O Coordenador científico do Vasco, Marcos Cezar contou ao GE que o Departamento de Saúde e Performance (DESP) analisou as temporadas passadas de Marquinhos Gabriel assim que ele foi contratado, em março, com o objetivo de potencializar o desempenho do atleta.

– Quando ele chegou ao clube, nosso Departamento de Saúde e Performance fez uma análise criteriosa do seu histórico: Número de jogos nas últimas temporadas, minutagem em campo e as lesões que ele havia sofrido. Paralelo a isso, realizamos uma avaliação física criteriosa da sua condição física naquele momento. Após esta análise, foi traçado um planejamento para que ele melhorasse sua condição física geral. Feito este diagnóstico, traçamos um plano de intervenção para melhorar a sua condição – explicou Marcos Cezar.

O profissional afirma que hoje, Marquinhos Gabriel é um dos três destaques do time em desempenho físico na Série B.

– No momento, passadas 14 rodadas da Série B, o Marquinhos Gabriel está entre os top 3 em desempenho físico nos jogos. Os seus números impressionam, tanto em distância total percorrida, ações realizadas em alta velocidade e as ações de força (acelerações e desacelerações).

Marcos Cezar também ressalta o empenho do jogador para atingir as metas traçadas pelo Clube.

– Vale ressaltar a dedicação e o comprometimento do Marquinhos durante todo este período. Ele não tem medido esforços no dia a dia para que siga evoluindo cada vez mais – concluiu o coordenador científico.

Marquinhos Gabriel é uma das esperanças do Gigante da Colina para o duelo desta quarta-feira (28), contra o São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.