Com físico aprimorado, Marquinhos Gabriel vira peça vital na engrenagem do Vasco

Números mostram como o meia Marquinhos Gabriel vem se destacando na temporada com a camisa do Vasco da Gama.

Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Boavista
Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Boavista (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mesmo ainda sofrendo com a irregularidade na temporada, os números provam que o meia Marquinhos Gabriel segue sendo fundamental para o desempenho do Vasco da Gama. Vice artilheiro do time na temporada, com seis gols, ao lado de Pec, o jogador vem batendo metas pessoais e é um dos atletas que mais se destaca pela performance física.

Em quatro meses e meio atuando com a camisa Cruzmaltina, Marquinhos Gabriel tem 21 jogos na atual temporada, número superior as 20 partidas que fez no ano passado, quando jogou por Athlético-PR e Cruzeiro.

Números do portal “Ogol” mostram a evolução do meia nos minutos em campo. Em 2020, foram 1219 minutos jogados (67% de 1.800 possíveis em 20 jogos). Em 2021, já são 1594 minutos jogados (84% de 1890 possíveis em 21 partidas). 

Com 31 anos, o camisa 31 também vive sua fase mais goleadora, triplicando o número de bolas na rede em relação as suas passagens pela Raposa e pelo Furacão, onde marcou apenas dois gols, ambos pela equipe paranaense. No Vasco, já forma três na Série B, dois no Carioca e um na Copa do Brasil.

Além disso, Marquinhos Gabriel lidera uma série de estatísticas, tais como; assistências, passes decisivos, grandes chances criadas, dribles certos e passes no terço final, além de ser segundo em participações em gol, segundo dados do SofaScore.

Forma física

O Coordenador científico do Vasco, Marcos Cezar contou ao GE que o Departamento de Saúde e Performance (DESP) analisou as temporadas passadas de Marquinhos Gabriel assim que ele foi contratado, em março, com o objetivo de potencializar o desempenho do atleta.

– Quando ele chegou ao clube, nosso Departamento de Saúde e Performance fez uma análise criteriosa do seu histórico: Número de jogos nas últimas temporadas, minutagem em campo e as lesões que ele havia sofrido. Paralelo a isso, realizamos uma avaliação física criteriosa da sua condição física naquele momento. Após esta análise, foi traçado um planejamento para que ele melhorasse sua condição física geral. Feito este diagnóstico, traçamos um plano de intervenção para melhorar a sua condição – explicou Marcos Cezar.

O profissional afirma que hoje, Marquinhos Gabriel é um dos três destaques do time em desempenho físico na Série B.

– No momento, passadas 14 rodadas da Série B, o Marquinhos Gabriel está entre os top 3 em desempenho físico nos jogos. Os seus números impressionam, tanto em distância total percorrida, ações realizadas em alta velocidade e as ações de força (acelerações e desacelerações).

Marcos Cezar também ressalta o empenho do jogador para atingir as metas traçadas pelo Clube.

– Vale ressaltar a dedicação e o comprometimento do Marquinhos durante todo este período. Ele não tem medido esforços no dia a dia para que siga evoluindo cada vez mais – concluiu o coordenador científico.

Marquinhos Gabriel é uma das esperanças do Gigante da Colina para o duelo desta quarta-feira (28), contra o São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Leia mais sobreMarquinhos Gabriel
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
17 de setembro de 2021
Fernando Diniz nega desgaste físico dos jogadores do Vasco contra o CRB

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz disse que os jogadores não tiveram desgaste físico no jogo contra o CRB.

Germán Cano se torna o 6º maior artilheiro do Vasco no século XXI

O atacante Germán Cano chegou a 39 gols e empatou com Alecsandro como sexto maior artilheiro do Vasco da Gama neste século.

Eduardo Paes brinca sobre público no jogo entre Vasco e Cruzeiro: ‘Fazendo meu lobby’

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro disse que fez ‘lobby’ pela liberação de público no jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro.

Efeito estreantes! Vasco acumulou números superiores que o CRB em empate

Nas estreias de Fernando Diniz e Nenê, o Vasco da Gama elevou o nível de atuação, mas ainda pecou individualmente e deixou a vitória escapar.

Zeca recebe o 3º amarelo e será desfalque contra Cruzeiro

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática diante da Raposa.

Diniz projeta vitória contra o Cruzeiro e cita importância da torcida em São Januário

Fernando Diniz, técnico do Vasco da Gama, projetou a vitória contra o Cruzeiro e desejou que a torcida esteja em São Januário.

Nenê deixa boa impressão em sua reestreia pelo Vasco

Em sua reestreia pelo Vasco da Gama, Nenê deixou boa impressão e arrancou elogios de torcedores cruzmaltinos.

Prefeitura do Rio libera e Vasco pode ter torcida em São Januário contra o Cruzeiro

Com o novo decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama está prestes a ter de volta a torcida no Estádio de São Januário.

Após suspensão, Daniel Amorim fica à disposição do Vasco contra o Cruzeiro

Daniel Amorim está à disposição do Vasco da Gama para o jogo contra o Cruzeiro no próximo domingo, em São Januário.

Fernando Diniz justifica utilização de apenas 1 volante contra o CRB

Na entrevista coletiva após o jogo contra o CRB, o técnico Fernando Diniz explicou porque escalou o Vasco da Gama com apenas um volante.

Veja mais notícias