Chance de permanência do Vasco supera a do Botafogo ser campeão do Brasileiro

O Vasco da Gama aparece com 36,1% de chance de seguir na Série A, enquanto caiu para 35,2% a probabilidade do Botafogo levantar o troféu.

Praxedes em ação pelo Vasco contra o Botafogo
Praxedes em ação pelo Vasco contra o Botafogo (Foto: André Durão/ge)

O ditado popular diz que “quem tem um amigo, tem tudo”. Mas no Clássico da Amizade, que terminou com a vitória do Vasco sobre o Botafogo por 1 a 0, mostrou que nem sempre a sabedoria popular está alinhada ao futebol. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG, hoje o cruz-maltino tem 36,1% de chance de ser voltar à Série B, enquanto o líder do campeonato viu sua probabilidade de título despencar para 35,2%.

Os times atravessam momentos opostos no Brasileirão: enquanto a equipe comandada por Lucio Flavio terminou o primeiro turno com 47 pontos conquistados e uma vantagem de 13 pontos em relação ao vice-líder, o Vasco somou apenas 16, e passou boa parte das primeiras 19 rodadas na zona de rebaixamento. O Botafogo terminou o primeiro turno com 91,3% de chance de título, enquanto o cruz-maltino chegou a 66,7% de risco de ser rebaixado.

Trocas no comando fizeram a situação das duas equipes cariocas se alterarem drasticamente: depois da saída de Castro, o interino Claudio Caçapa segurou a vantagem do Botafogo, mas Bruno Lage teve sequência ruim e fez a gordura derreter. Em sua primeira experiência como treinador principal, Lucio Flavio tem números ainda piores: em seis jogos, ele tem 38,8% de aproveitamento, contra 42,2% do antecessor.

Já a chegada do argentino Ramón Diáz ao Vasco, bem como os reforços da janela de transferências do meio do ano — Vegetti, Medel, Paulinho Paula, Payet e Praxedes são hoje peças-chave do elenco — fizeram o ano do cruz-maltino ter uma guinada total. O time tem a quinta melhor campanha do returno, com 21 pontos conquistados nos 39 possíveis, em um aproveitamento de 53,9%. No mesmo período, o Botafogo somou apenas 12 pontos, número que só é superior ao de América-MG e Coritiba, lanterna e vice-lanterna do Brasileirão.

Fonte: O Globo

3 comentários
  • Responder

    São Paulo se garantiu na série A com a vitória sobre o inútil Bragantino e o Flamengo ajudou ainda mais o Botafogo na conquista do título.

  • Responder

    Vasco tem 38% de chance de se manter na série A e Botafogo tem 63% de chance de ser Campeão. Vasco precisa de 46 pontos e Botafogo de 68.

  • Responder

    Não devemos fazer comparações.
    partir do jogo com o Vasco dos que estão lá em cima estou torcendo para o Botafogo.

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Corinthians contra o Vasco

Confira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Relacionados do Vasco contra o Corinthians pela 2ª rodada do Brasileiro 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Vasco anuncia parceira com a OH a Água

O Vasco da Gama anunciou a parceria com a OH a Água para o departamento de futebol, com duração de três anos.

Neto crava futuro do Vasco no Brasileiro

O ex-jogador e apresentador Neto afirmou que o Vasco da Gama tem tudo para brigar contra o rebaixamento mais uma vez.

Payet pode ser titular contra o Corinthians

Philippe Coutinho pode ser preservado no duelo contra o Corinthians e Payet pode ganhar vaga no titular no Vasco.

Corinthians x Vasco marca reencontro de Ramón Díaz e Carille

Ramón Díaz treinou o Vasco da Gama entre 2023 e 2024; Já Fábio Carille teve duas passagens pelo Corinthians.

Dedé faz revelação surpresa sobre Brasileiro de 2011: ‘Me sinto culpado’

Com Dedé, o Vasco da Gama foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2011, perdendo o título para o Corinthians.

Payet vive seu último mês de contrato com o Vasco e segue com futuro incerto

Payet poderá fazer no máximo mais nove partidas pelo Vasco até o término de seu contrato, caso não seja renovado.

Vasco e Corinthians têm dívidas bilionárias, mas quem deve mais? Veja valores

Adversários de hoje, Vasco e Corinthians lidam com desafios financeiros há muito tempo e buscam solução para o problema.