Carlos Osório detalha discussões da SAF no Vasco e projeta futuro do Clube

Presidente em exercíco do Vasco da Gama, Carlos Osório explicou como andam as trataivas para a transformação do futebol do Clube em SAF.

Carlos Roberto Osório
Carlos Roberto Osório (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Presidente em exercício do Vasco da Gama, Carlos Osório é um dos membros da diretoria vascaína a engrossar o coro para que o futebol do Clube se transforme em sociedade anônima (SAF). Em entrevista à Rádio Tupi, o dirigente esmiuçou alguns pontos sobre transparência das transações, perspectivas com um possível acerto e as expectativas para o futuro do Gigante da Colina.

Osório afirmou que o projeto da SAF tem sido alvo de análises que vêm sido debatidas com os poderes do Clube. Ele também assegurou que todas as decisões que são tomadas visando o avanço das conversas com investidores têm sido divulgadas nos bastidores de São Januário.

– Nós temos mantido um canal aberto com conselheiros, com beneméritos, associados e torcedores do Vasco dando informação de cada passo do Vasco dado e direção do projeto da SAF. O Vasco da Gama fez um longo estudo que foi encaminhado aos poderes do Clube, avaliando as perspectivas que o Clube tem para enfrentar o atual momento, com endividamento muito alto, uma receita baixa e a pouca capacidade de investimento no futebol, que é a razão de ser do Vasco da Gama. Entre todas as possibilidades estudadas, nós entendemos que a SAF é o melhor caminho.

O cartola Cruzmaltino também elencou alguns dos principais objetivos do Vasco com a criação de uma SAF , incluindo um plano para mitigar as dívidas e o aporte financeiro no futebol, fazendo com que o time volte a ter relevância nas competições que disputa. Tudo isso, segundo Osório, sem perder a identidade de Vasco da Gama.

– A SAF vai trazer ao Vasco três grandes objetivos: investimento pesado no futebol do Clube, para tornar o futebol do Vasco competitivo a nível nacional e internacional. Recursos para atacar a dívida que hoje asfixia o Clube e a garantia que a alma do Vasco da Gama será preservada. O Vasco é um Clube diferente dos demais, foi fundado sob princípios. Tem na sua resposta histórica a sua razão de ser, do ponto de vista institucional, do ponto de vista da representatividade, e a gente quer que todos esses valores, da luta contra o preconceito, de apoio às causas sociais, do respeito e da inclusão estejam garantidos em um eventual acordo da SAF do Vasco.

O presidente em exercício também comentou algumas nuances da lei da recém aprovada lei da SAF, garantindo que o Time da Cruz de Malta saiu na frente para poder contar com as melhores propostas de investidores.

– A SAF é uma legislação nova, ela foi aprovada pelo Congresso Nacional em setembro passado e apresentou uma nova oportunidade de profissionalização e de alavancagem de investimentos para o futebol brasileiro. Vasco da Gama estudou a fundo legislação da SAF e entende que a lei da SAF projeta o futuro do futebol brasileiro. Nós entendemos que esse é o melhor caminho, disponível hoje, para que o Vasco atinja seus objetivos, garantir investimentos permanentes e a longo prazo para que o Vasco da Gama volte a ser um protagonista do futebol brasileiro. A lei da SAF permite que se traga dinheiro novo para o futebol. Por isso o Vasco está saindo na frente.

Osório salientou que o Almirante é o único time dentre os cinco maiores do Brasil que deu o pontapé inicial para adotar o formato de empresa no futebol e indicou o caminho para que o Clube receba investimentos do tamanho da expectativa dos torcedores.

– A Lei da SAF diz que nenhum investidor pode ter mais de 10% de uma determinada SAF, ou seja, se você é um investidor e comprou mais de 10% de uma SAF, você não terá voz e voto em uma outra SAF, ou seja, quem partir na frente, atrairá os melhores investidores. O Vasco é o único grande clube entre os cinco maiores do Brasil que está manifestando interesse na SAF. Com isso, terá a oportunidade de ter um investidor da magnitude do seu tamanho com a capacidade financeira de transformar o nosso Gigante em um grande vencedor do futebol brasileiro novamente.

O executivo vascaíno disse que os processos para atrair recursos para São Januário não serão atropelados e que cada passo rumo à SAF será dado com base em estudos e reuniões com beneméritos e conselheiros do Clube.

– O torcedor do Vasco deve acompanhar com bastante atenção esse caminho que o Clube está fazendo em direção a SAF. Todo esse assunto da SAF será tratado com toda calma, com estudos profundos. Nós estamos dialogando muito internamente dentro do Clube, ouvindo as diversas correntes de beneméritos, conselheiros e, também, olhando para o mercado, analisando, dialogando e estudando para que o Vasco da Gama possa ter a melhor proposta para apreciação do seu quadro social.

Por fim, Carlos Osório ressaltou que todo o desenvolvimento da SAF será submetido a aprovação dos sócios, a quem ele se referiu como “donos do Clube” e que, gradativamente, as pessoas dentro do Vasco estão entendendo que a mudança de regime no futebol é a melhor forma de ajudar o Cruzmaltino.

– A decisão final não é da diretoria administrativa, nosso papel é ir ao mercado e ter um projeto para captar um bom parceiro para o Clube para apresentar aos vascaínos. Haverá discussão entre os poderes e a decisão final será dos donos do Vasco, os associados do nosso Clube, que se reuniram em assembleia geral para decidir sim ou não. Nós entendemos que esse é o caminho. Que esteja se formando um consenso no Vasco, que a SAF é o caminho para alavancagem do Clube.

Nesta semana, o presidente do Vasco, Jorge Slgado, viajou para os Estados Unidos onde pretende se encontrar com potenciais grupos que queiram investir no Vasco. O mandatário não descarta a possibilidade de, no mesmo roteiro, ir até à Europa para negociar a SAF do Gigante da Colina.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Parece que eles querem os BENS do Vasco.
    O Vasco existe e resiste pela força da torcida que contruiu o patrimonio e a hostoria do clube: o Vasco não é lavanderia pra mafiosos.

    • O Vasco já foi grande ,tem história ,mas o passado já foi hoje o Vasco vivi uma situação de time pequeno,sem poder d investimento,esse presidente trabalhar no seu limite, organizando a folha salarial ,q é importante ,e acredito q vamos volta a ser grande como um dia nós fomos o maior do Brasil.e nos torcedor estaremos juntos

  • Responder

    Essa gestão não tem credibilidade nenhuma pra tá fossando a barra sobre a SaFadeza.
    Olha essa Câmara aí, envolvido em corrupção, o lugar dele é onde tá o ladrão Sérgio Cabral.

  • Responder

    Vcs estão enchendo o saco com esse negócio de SAF primeiro que o estudo que vcs estão fazendo foi depois do fracasso dessa gestão outros clubes levaram mais de dois anos para chegar a uma conclusão e vcs que são a melhor gestão do Brasil como vc falou que Jorge salgado estava a um telefone para que partas serem abertas e aporte financeiro nada disso foi feito porque um bando de incompetentes como vcs querem vender o Vasco vão entregar para algum grupo amigos de vcs gestão incompetente de vcs tivessem algum projeto nós não estaríamos nessa desgraça e agora vem com esse papo de SAF ser presente de natal se vcs venderem e quem compra não tiver nenhum compromisso com nosso clube e só pensar no lucro e não se importa de fazer time vencedor a torcida não vão perdoar vcs 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.