Cano reencontra o Vasco pelo Fluminense sendo o artilheiro do mundo; veja números

Atacante argentino, que atuou pelo Vasco da Gama entre 2020 e 2021, tem 33 gols em 2023, dois a mais que o astro Haaland, do Manchester City.

Germán Cano comemorando gol contra o Vasco pelo Fluminense
Germán Cano comemorando gol contra o Vasco pelo Fluminense

Artilharias, recordes quebrados e muitas comemorações fazendo o ”L” pelo Brasil e pela América do Sul afora. Desde que deixou o Vasco em dezembro de 2021 para ser um dos reforços do Fluminense no ano seguinte, Germán Cano se tornou um dos principais nomes do futebol sul-americano e passou a ser destaque em jornais pelo mundo.

De lá para cá, o argentino mudou o patamar de reconhecimento e vive o melhor momento da carreira. É, inclusive, o artilheiro do mundo em 2023 até aqui com 33 marcados.

Artilheiros do mundo em 2023:

1º – Germán Cano (Fluminense) – 33 gols
2º – Erling Haaland (Manchester City) – 31 gols
3º – Barnabás Varga (Paksi e Ferencváros) – 30 gols
4º – Karim Benzema (Al-Ittihad e Real Madrid) – 28 gols
5º – Pedro (Flamengo) – 27 gols

Prestes a reencontrar mais uma vez o ex-clube, onde ganhou notoriedade no Brasil, o ge lembra como foi a saída do atacante do Vasco e os feitos acumulados por ele no Flu até hoje.

Chegada ao Vasco

Cano foi recebido com festa por mais de 100 vascaínos no Galeão, em janeiro de 2020. Na primeira temporada pelo clube, ele marcou 24 vezes. Em seu melhor momento, quando o Vasco chegou a liderar e frequentou durante boa parte do primeiro turno o G-4 do Brasileiro de 2020, ganhou da Fifa o apelido de ”Máquina de Gols”, após a vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, em clássico no Nilton Santos.

Apesar dos gols de Cano, o Vasco não conseguiu se manter na Série A. Com problemas financeiros e instabilidade política, por conta de uma conturbada eleição, o time desandou no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Cano optou por permanecer em São Januário para a disputa da Série B. Ao todo, em dois anos e 101 jogos, Cano fez 43 gols pelo Vasco.

Mas acabou se tornando uma das peças de dois fracassos envolvendo a Série B ao perder pênaltis importantes – tanto na queda quanto na permanência no ano seguinte.

Chegada ao Fluminense

Com contrato no fim e a permanência do Vasco na Série B, a renovação com o clube ficou distante. Cano tinha o maior salário do elenco e precisaria aceitar uma readequação salarial para seguir em São Januário.

O Vasco entendeu também que não valeria fazer este investimento por mais uma temporada com receitas reduzidas. Além disso, o clube tinha uma dívida de cerca de R$ 3,5 milhões com seu artilheiro na época. As partes decidiram colocar um ponto final na relação em dezembro de 2021.

Em janeiro de 2022, o Fluminense anunciou Germán Cano para disputar posição com Fred, que tinha aposentadoria marcada para o meio do ano passado. Aproveitando que o ídolo tricolor estava em reta final de carreira, o argentino se firmou rapidamente fazendo o que sabe: um caminhão de gols.

Só no ano passado, Cano marcou 44 gols e ajudou o Fluminense a conquistar o Carioca, a ser semifinalista da Copa do Brasil e ficar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

Decisivo nos clássicos

Desde que chegou ao Fluminense, Cano se tornou o “Rei dos Clássicos do Rio”. Ao todo, marcou 11 gols contra os rivais: sete contra o Flamengo, três contra o Vasco e um contra o Botafogo.

O argentino decidiu dois estaduais para o Flu: em 2022 fez o gol que classificou o time para decisão em jogo com o Alvinegro. E foi o goleador da final, contra o Fla. Este ano, também marcou duas vezes contra o Rubro-Negro.

Artilharias acumuladas

No ano passado, o camisa 14 foi artilheiro do Brasileiro 2022, da Copa do Brasil 2022 e do Carioca 2023. Com nove gols marcados na Conmebol Libertadores, o argentino é o maior goleador da atual edição da competição – tem dois a mais que Paulinho, do Atlético-MG, que já foi eliminado.

Dos jogadores que ainda estão na competição, o mais próximo é Artur, do Palmeiras, que tem cinco gols marcados. Com pelo menos duas partidas pela frente, nas semifinais contra o Internacional, e com a possibilidade de ainda jogar a final, o argentino caminha a passos largos para conquistar a artilharia que ainda falta pelo Fluminense.

Quebrador de recordes

Confira as marcas alcançadas por Cano em 2022

  • Maior artilheiro da história do Fluminense em uma edição do Brasileirão;
  • Maior artilheiro da história do Fluminense em uma mesma temporada em jogos oficiais;
  • Maior artilheiro do Fluminense em uma temporada desde 1970;
  • Maior artilheiro estrangeiro do Fluminense em uma única temporada;
  • Estrangeiro com mais gols em uma edição do Brasileiro por pontos corridos;
  • Primeiro estrangeiro artilheiro do Brasileirão desde 1972;
  • Maior artilheiro em uma temporada no Brasil desde 2008;
  • Artilheiro do Campeonato Brasileiro;
  • Artilheiro da Copa do Brasil;
  • Artilheiro do Brasil.

Em 2023, Cano já se tornou o maior artilheiro do Fluminense no novo Maracanã e também passou a ocupar a terceira posição como maior artilheiro estrangeiro da história do Fluminense, atrás somente de Russo e Welfare. Também se tornou o segundo maior artilheiro do Flu na Libertadores, atrás somente de Fred.

”Gol mais bonito da carreira” no ex-clube

Este ano, em clássico do Campeonato Carioca, Cano marcou um golaço contra o ex-clube, na vitória por 2 a 0 do Flu. Nos acréscimos do segundo tempo, quando o Vasco se lançava ao ataque em busca do empate, Cano aproveitou erro na saída de bola adversária e marcou um golaço.

– Foi um gol muito lindo, mais bonito da minha carreira – Cano, após o gol contra o ex-clube.

O argentino viu o goleiro Léo Jardim adiantado e chutou de longe, por cobertura, para marcar o segundo gol tricolor no Maracanã.

No próximo sábado, às 16h (de Brasília), Cano terá a chance de reencontrar o ex-clube. Com o argentino como esperança de gols, o Flu enfrenta o Vasco pela 23ª rodada do Brasileiro, no Nilton Santos.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Cano me faz lembrar o Darío Conca, outro argentino que jogou muita bola no Vasco, mas como sempre, problemas financeiros afastaram o jogador do clube.
    Mas reconheço que no caso de Cano, ele tinha que sair por causa da permanência do Vasco na segunda divisão naquele ano.
    Força Vasco !!!

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.