Campeonato Brasileiro terá 2ª divisão mais ‘campeã’ do mundo

A próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro reunirá Vasco da Gama, Cruzeiro, Grêmio, entre outras equipes tradicionais.

Nenê durante jogo contra o Cruzeiro
Nenê durante jogo contra o Cruzeiro (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

No próximo ano, a Série B do Campeonato Brasileiro será a segunda divisão de uma liga nacional de qualquer parte do planeta com maior presença de clubes que já se sagraram campeões continentais.

Com o rebaixamento do Grêmio, selado na semana passada, a próxima edição da divisão de acesso do futebol pentacampeão mundial levará a campo nada menos que seis títulos da Libertadores.

Só a equipe do Rio Grande do Sul já foi a melhor da América do Sul em três oportunidades: 1983, 1995 e 2017. Esse último troféu, aliás, foi o último conquistado por um treinador brasileiro (Renato Gaúcho) na competição que reúne as maiores potências da Conmebol.

Outros dois participantes da Série B-2022 também venceram a Libertadores. O Cruzeiro ganhou o torneio em 1976 e repetiu a dose em 1997. E o Vasco levou o troféu para a casa em 1998 -os cariocas também foram campeões sul-americanos em 1948, feito reconhecido pela entidade que gerencia o futebol no continente, mas que nunca foi oficialmente equiparado à competição atual.

Tanto os cruzeirenses quanto os vascaínos já estavam na “segundona” nacional na recém-encerrada temporada.

O time cruzmaltino até chegou a sonhar com o acesso, mas perdeu fôlego na reta final e terminou na décima posição. O clube de Belo Horizonte, por outro lado, passou um sufoco danado para não ser rebaixado para a Série C e sobreviveu na segunda divisão por apenas cinco pontos.

Além do Brasil, somente outros seis países entrarão em 2022 com clubes de sua segunda divisão (ou ligas equivalentes à Série B, onde não há sistema de acesso e rebaixamento) que já tiveram a honra de ser o melhor de um continente.

Depois do “país do futebol”, México e Austrália são as nações que terão no próximo ano os torneios de segundo escalão com mais pesos pesados.

A Liga de Expansión mexicana conta com as presenças do Atlante, vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf em 1983 e 2009, e da Universidad de Guadalajara (também conhecida como Leones Negros), que faturou a taça em 1978.

Já a NPL (National Premier League), liga semiprofissional que equivale ao segundo escalão da Austrália, conta com três campeões continentais dos tempos em que o país ainda disputava as competições da Oceania: Adelaide City (1987), South Melbourne (1999) e Wollongong Wolves (2001).

A Europa também tem campeões continentais que hoje andam em baixa e têm como próximo objetivo tentar retornar para a primeira divisão dos seus países.

A Inglaterra, terra do campeonato nacional mais poderoso da atualidade, conta com o Nottingham Forest, um bicampeão da Champions (1979 e 1980), na luta para voltar à elite. E, na Alemanha, quem busca fazer o mesmo caminho é o Hamburgo, o time número um do Velho Continente em 1983.

Países com campeões continentais na 2ª divisão

  • Brasil: 6 títulos (Cruzeiro, Grêmio e Vasco)
  • Austrália: 3 títulos (Adelaide City, South Melbourne e Wollongong Wolves)
  • México: 3 títulos (Atlante e Universidad de Guadalajara)
  • Inglaterra: 2 títulos (Nottingham Forest)
  • Japão: 2 títulos (JEF United Chiba e Tokyo Verdy)
  • Alemanha: 1 título (Hamburgo)
  • Coreia do Sul: 1 título (Busan IPark)

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Saiba os motivos por trás da falta de espaço de João Victor no Vasco

Reforço mais caro da história do Vasco da Gama, João Victor ainda não conseguiu se firmar no time titular do Cruzmaltino.

Vasco oferece ajuda a clubes gáuchos vítimas das chuvas no RS

Vasco da Gama comunicou que colocou à disposição sua infraestrutura para auxiliar os times do Sul durante esse período de chuvas na região.

Vasco perde para o Bauru pelo 2º jogo das quartas de final do NBB

Vasco da Gama perdeu o 2º jogo do confronto das quartas de final do Novo Basquete Brasil contra o Bauru, por 80×66.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vasco tenta impugnar a licitação do Maracanã na Justiça

O Vasco da Gama se movimentou para tentar impugnar o processo, na véspera da abertura das propostas financeiras pelo Maracanã.

Sair da versão mobile