Cabo x Ceni: confrontos sem vencedor, títulos da Série B e sucesso no Nordeste

Técnicos de Vasco da Gama e Flamengo, Marcelo Cabo e Rogério Ceni têm algumas coincidências em suas respectivas carreiras até aqui.

Respectivamente, Marcelo Cabo, técnico do Vasco, e Rogério Ceni, treinador do Flamengo
Respectivamente, Marcelo Cabo, técnico do Vasco, e Rogério Ceni, treinador do Flamengo

O clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, que acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 19h, no Maracanã, após ter sido reagendado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), marcará o quinto encontro entre Rogério Ceni, atual treinador rubro-negro, e Marcelo Cabo, técnico cruzmaltino.

Desde 2017, ano em que Ceni tornou-se técnico profissional após a aposentadoria como goleiro ao final de 2015, o ex-jogador já duelou à beira do campo com Cabo em quatro oportunidades. E em todas elas, vale ressaltar, não houve vencedor, isto é, foram quatro empates.

Em 2018, pela Série B do Campeonato Brasileiro, Marcelo Cabo, comandando à época o CSA, de Alagoas, enfrentou Rogério Ceni, então treinador do Fortaleza, por duas vezes. Enquanto a primeira, ocorrida em julho do referido ano, terminou 0x0, a segunda, em novembro, ficou em 1×1.

Depois disso, os dois profissionais voltaram a se enfrentar em janeiro de 2019 na Copa do Nordeste, no mesmo duelo. Na ocasião, outro 0x0.

Por fim, em novembro de 2020, pelo Brasileirão da Série A, Marcelo Cabo fazia sua reestreia no comando do Atlético-GO, clube pelo qual teve passagem de sucesso em 2016. O adversário era o Flamengo, de Rogério Ceni, que, posteriormente, viria a ser campeão do torneio. A partida terminou 1×1.

Rogério Ceni e Marcelo Cabo em Flamengo 1 x 1 Atlético-GO, pelo Brasileirão 2020
Rogério Ceni e Marcelo Cabo em Flamengo 1 x 1 Atlético-GO, pelo Brasileirão 2020 (Foto: André Durão)

E as coincidências entre os dois não param por aí. Além de terem sido campeões brasileiros da segunda divisão em anos muito próximos um do outro (Cabo em 2016, justamente com o Atlético-GO, e Ceni em 2018, com o Fortaleza), a dupla tem troféus importantes conquistados no futebol nordestino.

Enquanto Cabo é tricampeão alagoano consecutivo (2018 e 2019 pelo CSA, e 2020 pelo CRB), Ceni tem dois Cearenses (2019 e 2020) e uma Copa do Nordeste (2019) pelo Fortaleza, tendo marcado seu nome na história do clube.

O Flamengo x Vasco de quinta-feira é a oportunidade perfeita para um tira-teima entre eles. Com as duas equipes optando por estilos de jogo ofensivos, a chance de haver um vencedor no confronto é grande. Aguardemos.

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.