Briga do Vasco contra o rebaixamento tem semelhanças com 2004

Luta do Vasco da Gama pela permanência na série A tem semelhanças com o ano de 2004, quando o Clube também brigava para não cair.

Petkovic em ação pelo Vasco da Gama em 2004
Petkovic em ação pelo Vasco da Gama em 2004

O Vasco da Gama, mais uma vez, convive com o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em 2021, o time até que começou bem a competição, chegou a ser líder em dado momento, porém, as más atuações viraram uma constante e, hoje, o time luta para evitar seu quarto rebaixamento na história.

O Twitter NBC Vasco relembrou algumas coincidências de um passado não tão distante onde o Vasco também brigava para não cair e, no final, acabou se salvando do que seria seu primeiro rebaixamento.

No ano de 2004, o Gigante também lutava para não ir para a Série B e na penúltima rodada enfrentou o Athletico-PR, que era o líder do torneio. Neste domingo (14/02), o Cruzmaltino volta a receber o líder do torneio nas rodadas finais (antepenúltima, neste caso) e precisando mais do que nuca da vitória.

Mas voltando há 17 anos atrás, o Vasco também necessitava dos três pontos para se safar e conseguiu, ao derrotar o time paranaense por 1 a 0, que acabou perdendo o título depois. Nesse caso não seria bom se o Internacional deixasse a taça escapar, uma vez que o Flamengo é o principal concorrente do colorado, mas claro que o objetivo principal é que o Vascão da Gama permaneça na elite do futebol brasileiro.

Na ocasião, o gol do Vasco foi marcado pelo zagueiro Henrique, que se profissionalizou no Clube da Cruz de Malta. Atualmente, o Time de São Januário também tem no elenco um defensor revelado nas categorias de base com o mesmo nome, o lateral-esquerdo Henrique.

Outra semelhança é que naquela época, o principal jogador do time era um estrangeiro. O sérvio Petkovic, assim como Germán Cano, foi responsável por comandar o ataque do Vasco e fundamental para a equipe. No Brasileirão, Pet marcou 18 gols e deu 11 assistências.

Confira a ficha técnica da partida entre Vasco e Atlético-PR em 2004

Vasco – Everton; Henrique, Fabiano (Gomes) e Daniel; Thiago Maciel, Ygor, Coutinho, Júnior (Marco Brito), Petkovic e Daniel; Anderson. Técnico: Joel Santana

Atlético-PR – Diego; Marinho, Rogério Corrêa e Marcão; Raulen (Pingo), Alan Bahia (Morais), Fabiano, Fernandinho e Ivan; Denis Marques e Washington. Técnico: Levir Culpi.

Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)

Cartões amarelos: Henrique (V), Ygor (V), Ivan(A)

Gol: Henrique, aos 21min do segundo tempo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco completa penúltima etapa da preparação para o jogo contra o Criciúma; assista

O Vasco da Gama treino nesta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, pela penúltima vez antes do jogo contra o Criciúma.