Avenida, Payet e mais: veja as homenagens em 1 ano da morte de Dinamite

Em 365 dias desde sua morte, o grande ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, tem recebido uma série de homenagens.

Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário
Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário (Foto Matheus Lima/ Vasco)

A morte de Roberto Dinamite completa um ano nesta segunda-feira. No dia 8 de janeiro de 2023, o maior ídolo da história do Vasco faleceu aos 68 anos. Uma partida que comoveu os torcedores vascaínos com a perda do ídolo, que recebeu homenagens de todos os cantos do mundo.

Em memória de Roberto, após um ano de saudade, o ge revisita todas as homenagens feitas ao maior ídolo da história do Vasco e a um dos maiores jogadores que já atuaram no futebol brasileiro. O eterno Roberto Dinamite.

Velório em São Januário

O velório de Roberto Dinamite foi aberto ao público e ocorreu durante nove horas, no gramado de São Januário. Neste período, alguns jogadores, ex-jogadores, dirigentes e famosos foram ao local para se despedir do maior ídolo da história do Vasco.

A estimativa de público presente em São Januário foi de 50.000 pessoas.

Homenagens ao redor do mundo

Diversos atletas, clubes e personalidades homenagearam Roberto Dinamite através das redes sociais. Dos rivais cariocas ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte do ídolo do Vasco.

Gianni Infatino, presidente da Fifa, homenageou Roberto Dinamite

A torcida do Porto, clube português, estendeu uma faixa escrita “Roberto Dinamite é eterno”, em um jogo da equipe pela Taça de Portugal. O Vasco agradeceu o carinho nas redes sociais.

Torcida do Porto homenageou Roberto Dinamite

Avenida Roberto Dinamite, nº10

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é vascaíno, anunciou no dia da morte de Roberto que aceitou a sugestão de torcedores que pediam homenagem ao grande artilheiro com o nome da rua em frente ao estádio do Vasco.

Paes escreveu que a Rua General Almério de Moura, no trecho em frente ao estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como estádio de São Januário, passaria a se chamar Avenida Roberto Dinamite.

Prefeito do Rio de Janeiro nomeou avenida em homenagem a Roberto Dinamite

A estreia do Vasco no Carioca 2023 foi repleta de homenagens a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. Os jogadores que entraram no campo de São Januário para enfrentar o Madureira vestiram camisas com uma imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a de número 10, eternizada pelo ex-atacante, não foi usada.

O minuto de silêncio, antes de a bola rolar, foi emocionante. Os atletas dos dois times se reuniram no meio do campo. Então, Valentina, neta de Dinamite, colocou uma camisa com o número 10 no centro – ela foi a única presente a vestir um modelo com o nome do avô.

Neta de Dinamite leva camisa do avô em jogo do Vasco (Foto: André Durão)

Minuto 10

Ainda na estreia, houve uma nova homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo. O jogo foi paralisado para uma salva de palmas e cantos da torcida vascaína. A tradição dos gritos a Roberto na torcida do Vasco se manteve durante toda a temporada, sempre no minuto 10 do primeiro tempo.

– Ah, é Dinamite! – canta a torcida.

Vasco x Santos

No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco e o Santos protagonizaram homenagens a Roberto Dinamite, que faleceu em janeiro de 2023, e a Pelé, maior ídolo da história do clube santista, que faleceu em dezembro de 2022.

Homenagem conjunta de Vasco e Santos a Pelé e Roberto Dinamite

Payet e a camisa 10

Grande contratação do Vasco em 2023, Payet recebeu a camisa 10 vascaína, eternizada por Roberto Dinamite, das mãos da neta do maior jogador da história do clube, Valentina.

Desde a apresentação do meia francês, o jogador sempre demonstrou estar por dentro da importância de Dinamite para o Vasco. Payet prometeu honrar a camisa 10 do ídolo – e o fez, principalmente na partida contra o América-MG, em grande estilo.

O gol de Payet no estilo Roberto

Na arrancada contra o rebaixamento, um dos jogos mais marcantes foi contra o América-MG, em São Januário. No fim da partida, Payet marcou um belo gol de falta e deu a vitória por 2 a 1 sobre o a equipe mineira. O lance foi comparado por torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite (veja no vídeo abaixo).

Como se não bastasse a curiosidade dos gols, durante a comemoração, Payet apontou para o patch com o rosto de Roberto Dinamite, estampado na camisa do Vasco.

Payet aponta para patch de Dinamite

Após o fim do campeonato, Payet disse que “lá de cima” Roberto Dinamite olhou pelo Vasco e ajudou na vitória contra o América-MG. Confira a entrevista do francês abaixo.

Filha de Dinamite “sentiu” gol

Após a vitória do Vasco contra o América-MG, Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, compartilhou um depoimento nas redes sociais sobre o momento do gol de Payet, no qual afirmou que sua irmã Roberta previu o golaço do francês, que homenageou Dinamite.

– Na hora da falta, ela pegou a medalha que meu pai deu à ela e disse: “Pai, desce e faz o gol, por favor”. Agora, estamos no carro vendo os gols, as fotos, e vimos que ele apontou para o emblema do meu pai na blusa. Queria agradecer à torcida e ao Payet por todo o carinho.

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro até hoje, com 190 gols, e é o “Rei dos Clássicos”, como o maior artilheiro dos confrontos entre Vasco e Flamengo, Vasco e Fluminense e Vasco e Botafogo.

Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Maior artilheiro da história do clube com 708 gols em 1.110 jogos, Dinamite seguirá eterno na história do Vasco e no coração de todos os torcedores vascaínos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Roberto Dinamite
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Sair da versão mobile