Avenida, Payet e mais: veja as homenagens em 1 ano da morte de Dinamite

Em 365 dias desde sua morte, o grande ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, tem recebido uma série de homenagens.

Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário
Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário (Foto Matheus Lima/ Vasco)

A morte de Roberto Dinamite completa um ano nesta segunda-feira. No dia 8 de janeiro de 2023, o maior ídolo da história do Vasco faleceu aos 68 anos. Uma partida que comoveu os torcedores vascaínos com a perda do ídolo, que recebeu homenagens de todos os cantos do mundo.

Em memória de Roberto, após um ano de saudade, o ge revisita todas as homenagens feitas ao maior ídolo da história do Vasco e a um dos maiores jogadores que já atuaram no futebol brasileiro. O eterno Roberto Dinamite.

Velório em São Januário

O velório de Roberto Dinamite foi aberto ao público e ocorreu durante nove horas, no gramado de São Januário. Neste período, alguns jogadores, ex-jogadores, dirigentes e famosos foram ao local para se despedir do maior ídolo da história do Vasco.

A estimativa de público presente em São Januário foi de 50.000 pessoas.

Homenagens ao redor do mundo

Diversos atletas, clubes e personalidades homenagearam Roberto Dinamite através das redes sociais. Dos rivais cariocas ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte do ídolo do Vasco.

Gianni Infatino, presidente da Fifa, homenageou Roberto Dinamite
Gianni Infatino, presidente da Fifa, homenageou Roberto Dinamite

A torcida do Porto, clube português, estendeu uma faixa escrita “Roberto Dinamite é eterno”, em um jogo da equipe pela Taça de Portugal. O Vasco agradeceu o carinho nas redes sociais.

Torcida do Porto homenageou Roberto Dinamite

Avenida Roberto Dinamite, nº10

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é vascaíno, anunciou no dia da morte de Roberto que aceitou a sugestão de torcedores que pediam homenagem ao grande artilheiro com o nome da rua em frente ao estádio do Vasco.

Paes escreveu que a Rua General Almério de Moura, no trecho em frente ao estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como estádio de São Januário, passaria a se chamar Avenida Roberto Dinamite.

Prefeito do Rio de Janeiro nomeou avenida em homenagem a Roberto Dinamite

A estreia do Vasco no Carioca 2023 foi repleta de homenagens a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. Os jogadores que entraram no campo de São Januário para enfrentar o Madureira vestiram camisas com uma imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a de número 10, eternizada pelo ex-atacante, não foi usada.

O minuto de silêncio, antes de a bola rolar, foi emocionante. Os atletas dos dois times se reuniram no meio do campo. Então, Valentina, neta de Dinamite, colocou uma camisa com o número 10 no centro – ela foi a única presente a vestir um modelo com o nome do avô.

Neta de Dinamite leva camisa do avô em jogo do Vasco
Neta de Dinamite leva camisa do avô em jogo do Vasco (Foto: André Durão)

Minuto 10

Ainda na estreia, houve uma nova homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo. O jogo foi paralisado para uma salva de palmas e cantos da torcida vascaína. A tradição dos gritos a Roberto na torcida do Vasco se manteve durante toda a temporada, sempre no minuto 10 do primeiro tempo.

– Ah, é Dinamite! – canta a torcida.

Vasco x Santos

No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco e o Santos protagonizaram homenagens a Roberto Dinamite, que faleceu em janeiro de 2023, e a Pelé, maior ídolo da história do clube santista, que faleceu em dezembro de 2022.

Homenagem conjunta de Vasco e Santos a Pelé e Roberto Dinamite
Homenagem conjunta de Vasco e Santos a Pelé e Roberto Dinamite

Payet e a camisa 10

Grande contratação do Vasco em 2023, Payet recebeu a camisa 10 vascaína, eternizada por Roberto Dinamite, das mãos da neta do maior jogador da história do clube, Valentina.

Desde a apresentação do meia francês, o jogador sempre demonstrou estar por dentro da importância de Dinamite para o Vasco. Payet prometeu honrar a camisa 10 do ídolo – e o fez, principalmente na partida contra o América-MG, em grande estilo.

O gol de Payet no estilo Roberto

Na arrancada contra o rebaixamento, um dos jogos mais marcantes foi contra o América-MG, em São Januário. No fim da partida, Payet marcou um belo gol de falta e deu a vitória por 2 a 1 sobre o a equipe mineira. O lance foi comparado por torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite (veja no vídeo abaixo).

Como se não bastasse a curiosidade dos gols, durante a comemoração, Payet apontou para o patch com o rosto de Roberto Dinamite, estampado na camisa do Vasco.

Payet aponta para patch de Dinamite
Payet aponta para patch de Dinamite

Após o fim do campeonato, Payet disse que “lá de cima” Roberto Dinamite olhou pelo Vasco e ajudou na vitória contra o América-MG. Confira a entrevista do francês abaixo.

Filha de Dinamite “sentiu” gol

Após a vitória do Vasco contra o América-MG, Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, compartilhou um depoimento nas redes sociais sobre o momento do gol de Payet, no qual afirmou que sua irmã Roberta previu o golaço do francês, que homenageou Dinamite.

– Na hora da falta, ela pegou a medalha que meu pai deu à ela e disse: “Pai, desce e faz o gol, por favor”. Agora, estamos no carro vendo os gols, as fotos, e vimos que ele apontou para o emblema do meu pai na blusa. Queria agradecer à torcida e ao Payet por todo o carinho.

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro até hoje, com 190 gols, e é o “Rei dos Clássicos”, como o maior artilheiro dos confrontos entre Vasco e Flamengo, Vasco e Fluminense e Vasco e Botafogo.

Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Maior artilheiro da história do clube com 708 gols em 1.110 jogos, Dinamite seguirá eterno na história do Vasco e no coração de todos os torcedores vascaínos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Roberto Dinamite
Comente

Veja também
Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians; veja detalhes do treino

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.