Auxiliar vê impedimento, mas valida gol do Inter contra o Vasco

O auxiliar Danilo Ricardo Simon Manis tinha visto impedimento no lance, mas validou o gol do Internacional contra o Vasco.

Lance do gol de Rodrigo Dourado contra o Vasco
Lance do gol de Rodrigo Dourado contra o Vasco (Foto: Reprodução/ge)

A divulgação das imagens e áudios do VAR gerou uma série de questionamentos sobre a forma como o gol de Rodrigo Dourado, do Internacional, foi validado. Entre os pontos está uma discussão sobre se o auxiliar Danilo Ricardo Simon Manis tinha visto impedimento ou não do volante quando faz o tento. Afinal, ele foi responsável pela decisão final. Pois bem, Manis entendeu que o gol foi legal.

Vamos à explicação. A dúvida surgiu pelo diálogo final do VAR no debate sobre o lance. Primeiro, lembremos, o operador de VAR Paulo não consegue traçar as linhas de impedimento de forma confiável. O árbitro de VAR José Cláudio Rocha Filho insiste e tenta usar uma linha feita pelo operador. Ao final, Rocha afirma: “Flávio, gol legal, gol legal.”

Como último diálogo, o auxiliar Danilo Ricardo Simon Manis afirma: “Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição…Faz a preventiva”, diz ele. “Tá bom, tá bom, Danilo”, reponde o VAR. E ele completa: “Aí evita isso”.

Essa frase gerou a interpretação, inclusive do Vasco, de que Danilo Manis tinha visto impedimento no lance. Mas “fazer a preventiva” é uma expressão usada pela arbitragem que significa avisar um jogador que ele está impedimento antes do lance, isto é, antes do cruzamento. É um procedimento padrão de árbitros para evitar problemas no lance posterior, segundo duas fontes de arbitragem.

O auxiliar Danilo Manis, então, informara o árbitro Flávio Rodrigues para alertar Dourado que ele estava impedido antes do cruzamento. Depois, quando a falta é cobrada, sua decisão é de considerar o atleta do Internacional em posição legal, tanto que não levanta a bandeira. Apesar do VAR, concluído o lance, o auxiliar deve levantar a bandeira se entender que foi impedimento.

A partir daí, vem a discussão da linha do VAR que se desenrola de forma caótica sem que esse recurso possa ser traçado de forma correta para conferir. A linha traçada indica um impedimento, mas o operador destaca que esta não está “tecnicamente” “boa”. O Vasco alega que a imagem mostra impedimento.

Sem conseguir checar, o árbitro do VAR José Cláudio Rocha afirma que o gol foi legal. Teoricamente, isso pode gerar discussão se foi ele quem validou, e não o campo. Mas sua decisão confirma o que tinha sido decidido pelo bandeira Danilo Manis.

Um ponto é que as imagens e áudios mostram que não houve checagem do lance, ao contrário do que diz a CBF. Em nota, após o incidente, a entidade afirmou: “A comissão destaca que o lance do primeiro gol do Internacional, mesmo assim foi checado pela equipe do VAR, não sendo constatado nenhum erro claro da arbitragem do campo”, diz a CBF. Na realidade, checar seria atestar a veracidade da decisão do campo, o que em nenhum momento é ouvido nos áudios do VAR. Não se chega a conclusão sobre o impedimento nos diálogos do VAR. A comunicação do árbitro de vídeo é criticada por especialista ouvido pelo blog.

O Vasco usará as imagens e áudios do VAR na sua ação para tentar anular a partida.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

1 comentário
  • Responder

    O Vasco tem que ir até as ultimas porque tem direito, chega de tanta roubalheira contra o Vasco! Se for preciso arrebentar com o Campeonato desse ano que assim seja, essa partida tem que ser anulada e se o Vasco perder ai sim mais se nao o Vasco não deve aceitar, tem que ir até as ultimas se preciso for

Comente

Veja também
Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.

Tiago Leifert
Thiago Leifert se manifesta após acusação de torcedor do Vasco

Thiago Leifert recebe críticas de torcedor do Vasco da Gama após análise sobre o clássico contra o Flamengo e se manifesta.

Will Smith ganhou uma camisa personaliza do Vasco durante o Rock in Rio
Will Smith ganha camisa do Vasco personalizada no Rock in Rio

O cantor e ator Will Smith ganhou uma camisa do Vasco da Gama com seu nome durante o Rock in Rio, nesta quinta-feira (19).

Lateral Marcos Rocha, do Palmeiras
Vasco estaria interessado em Marcos Rocha, do Palmeiras

Vasco da Gama teria feito sondagens pelo lateral-direito Marcos Rocha, que está em final de contrato com o Palmeiras.