Associação de Árbitros notifica STJD por falas sobre suposto favorecimento ao Vasco

Abrafut protestou contra o volante Juninho e o dirigente Marcus Salum, do América-MG, por declarações após derrota para o Vasco da Gama.

Expulsão de Iago Maidana em América-MG x Vasco
Expulsão de Iago Maidana em América-MG x Vasco (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) notificou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra Marcus Salum e Juninho, dirigente e jogador do América-MG, respectivamente. Os dois sugeriram que o Vasco está sendo favorecido na luta contra o rebaixamento. As equipes se enfrentaram nessa segunda, o time carioca venceu por 1 a 0 e saiu da zona de rebaixamento do Brasileiro.

A informação foi confirmada ao ge por Marcelo Carvalho Van Gasse, presidente da ABRAFUT. Os dois serão julgados pelo STJD apenas se a Procuradoria do Tribunal decidir por denunciá-los. O prazo para tal é de até 30 dias.

”A gente protocolou uma nota de infração no Tribunal, tanto sobre o dirigente, quanto sobre o jogador”.

– Isso está protocolado, mas o andamento é por conta do Tribunal. Fizemos uma nota de infração, como fizemos também com outros clubes. Acompanhamos todos os trâmites de perto. Temos esse direito de protocolar porque somos uma associação reconhecida pela CBF, pelo Ministérios dos Esportes – disse Van Gasse.

Ramon Abatti Abel foi o árbitro do jogo, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Alex dos Santos. O quarto árbitro foi Maurício Francisco Misson Júnior. E o VAR, também alvo das críticas, estava por conta de Daniel Nobre Bins.

Van Gasse diz que conversou com Abatti Abel nesta terça, antes de a ABRAFUT protocolar a nota de infração no STJD contra Salum e Juninho. Eventuais medidas na justiça comum somente poderão ser tomadas pelo árbitro.

– Conversamos hoje cedo com o Ramon. Ele pode até fazer um processo individual, na Justiça cível. Estamos aqui para auxiliar no que diz respeito à Justiça do desporto. Agora, a parte pessoal quem faz é o Ramon. É direito dele, não nos intrometemos.

Van Gasse ressalta que a intenção da Associação em buscar a punição dos envolvidos se dá pela forma como as ofensas ocorreram.

– Imagina se o árbitro xinga tudo aquilo direcionado ao dirigente ou ao jogador do América? Como eles se sentiriam? A gente tem família, responsabilidades, filhos no colégio. Não podemos ser irresponsáveis. Não importa quem está certo ou errado. Quando você vai à imprensa e profere aquelas palavras… criticar faz parte do processo, mas a ofensa, colocar a arbitragem em descrédito e chamar o árbitro de ladrão? Que história é essa? É para isso que nossa associação está buscando espaço. Nosso futebol é um todo. Não pode colocar o produto em descrédito. Cada vez que coloco em descrédito o produto, as crianças vão assistir futebol europeu. O mesmo acontece em cada vez que fazem um bolinho no árbitro dentro de campo.

No início da tarde desta terça, a ABRAFUT divulgou comunicado sobre o caso por meio das redes sociais. A entidade tratou as declarações de Salum e Juninho como ”abomináveis” e ”inadmissíveis”, citando que ambos exercem funções com grande visibilidade no meio do futebol (veja o pronunciamento completo no fim da matéria).

As reclamações do América-MG estão ligadas principalmente à expulsão do zagueiro Iago Maidana, que levou cartão vermelho direto, no fim do primeiro tempo, após acertar o rosto de Pablo Vegetti com o braço. Nos minutos finais da segunda etapa, o Vasco ganhou com gol de Jair.

O protesto de Juninho, capitão do América-MG, aconteceu na saída do gramado. Ele pediu a palavra e alegou que o ”vão fazer de tudo” para o Vasco não ser rebaixado:

– Pode ter certeza. Se os caras tiverem que criar algo ou fazer algo para tirar, vai tirar o Vasco. Todo mundo conhece o futebol brasileiro – disse o volante.

Marcus Salum, por sua vez, xingou a equipe de arbitragem desde a saída do gramado até a entrada do vestiário. Posteriormente, foi à sala de imprensa e fez um comunicado em tom parecido ao de Juninho: ”Hoje, vimos a operação salva Vasco. A camisa pesa de novo no futebol brasileiro. Foi uma vergonha o que foi feito com o América. Nem prestam atenção quando vamos reclamar. O critério não é igual”.

Além de Juninho e Salum, que foram aos microfones criticar a equipe de arbitragem, Ramon Abatti Abel também relatou em súmula ofensas por parte do atacante Felipe Azevedo e de Diogo Giacomini, auxiliar técnico da comissão fixa do América-MG. A tendência é de que os quatro sejam denunciados pela Procuradoria e julgados pela Comissão Disciplinar do STJD.

O pronunciamento da ABRAFUT

”Ainda que a mesma cena abominável nos estádios de futebol continue acontecendo, a ABRAFUT estará incessantemente atuando em prol da arbitragem, da moral, da ética e da honra, trabalhando para que os maus exemplos em campo não reflitam em nossa sociedade.

No jogo de ontem, entre América-MG e Vasco, o dirigente do América, Marcus Salum, numa atitude bastante leviana, xinga ostensivamente o árbitro da partida Ramon Abatti Abel, pronunciando frases como: ‘Safado, safado. Vai lá vibrar, seu ladrão’; como também: ‘Mas, hoje vimos a operação salva Vasco’, ‘Ele fez um strike, fez um serviço completo’.

Ainda no mesmo cenário, houve também o pronunciamento do jogador Juninho, que em sua fala várias vezes sugeriu que a arbitragem estava claramente favorecendo o time adversário: ‘É muito mais fácil tirar o Vasco do que o América (se referindo ao rebaixamento)’, continua: ‘Isso que vão fazer, pode ter certeza. Se os caras tiverem que criar algo ou fazer algo pra tirar, vai tirar o Vasco. Todo mundo conhece o futebol brasileiro. O Vasco não vai cair, porque vão fazer de tudo pra ele não cair’, sugerindo que o árbitro foi tendencioso.

Uma reflexão: qual seria o sentimento desses mesmos integrantes do futebol que atacam a arbitragem de forma ofensiva fazendo acusações tão sérias, estúpidas e mentirosas quanto ao caráter e a moral, cometendo injúrias publicamente e trazendo prejuízos à sua reputação e abalo emocional, se fossem eles as vítimas desses ataques? Qual seria a reação desses indivíduos?

Pra deixar bem claro mais uma vez. O árbitro sai de casa pra trabalhar, pra acertar, pra cumprir o seu papel em campo com honestidade, hombridade, como qualquer cidadão dentro da lei , respeitando as regras e cumprindo seu dever.

É inadmissível que essa conduta por parte de pessoas que pertencem a um quadro com tanta visibilidade continuem propagando um exemplo execrável como vem acontecendo. Entraremos na Justiça o mais breve possível contra os responsáveis por tal atitude”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:STJD
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Eu vi e ouvi como muitos viram a entrevista do craque do América ,magoado pela derrota em que ninguém pode negar pois pode ter sido a melhor atuação do time mineiro até então ,como não podemos negar e as imagens mostraram isto as inúmeras chances que tiveram para marcar contra apenas duas do Vasco sendo que uma resultou em gol .O que o Juninho como capitão e o presidente americano tem o que fazer é chamar a atenção de seu zagueiro que cometeu uma falta , uma agressão em um lance sem qualquer perigo pois a bola estava rente a linha lateral e longe do gol e , a regra não foi elaborada pelo Vasco ou pela arbitragem e , sim por órgão ligada a FIFA ,que manda punir com cartão vermelho as chamadas cotoveladas e as imagens mostraram claramente isto .Juninho você tinha que saber si tal operação existissem , o Vasco teriam marcadas penalidades máximas ao se favor e que não foram marcadas contra o Santos ,Bragantino e Atlético Mineiro , e a expulsão de Gilberto que cometera um pênalti marcado e não foi expulso ,bem como o golaço de Paulinho contra o Palmeiras vergonhosamente anulado pelo VAR.Juninho si tem um culpado pela sua frustação este culpado é seu comandado Maidana pela irresponsabilidade ao cometer uma falta agressiva em frente ao bandeira e o VAR que não tiveram qualquer dúvidas em ser aplicado o cartão vermelho .

Comente

Veja também
Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.