Árbitro de vídeo de Vasco x Inter é considerado o melhor do Brasil na atualidade

José Cláudio Rocha Filho, de SP, que atuou em Vasco 0 x 2 Internacional, é apontado como o principal especialista do País no quesito VAR.

Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR
Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR (Foto: Código 19/Agência O Globo)

A revisão do gol de Rodrigo Dourado na vitória do Inter por 2 a 0 sobre o Vasco, no domingo (14), tinha como árbitro de vídeo hoje o principal especialista da CBF para o VAR. Na avaliação da cúpula da arbitragem da confederação, o fato de José Cláudio Rocha Filho (SP) estar na cabine minimizou um problema maior pela decisão de verificar o lance mesmo sem as linhas que facilitam a checagem do impedimento.

Hoje a elite do VAR da CBF é formada por seis profissionais designados como árbitros de vídeo Fifa e que têm atuado quase que exclusivamente na função.

Os três VARs Fifa que mais atuaram nesta Série A são José Cláudio Rocha Filho (SP), em 30 partidas das 36 rodadas, e Rodrigo Guarizo do Amaral (SP) e Igor Junio Benevenuto (MG), com 25 cada. Completam a lista Wagner Reway (PB), 24 jogos, Rodrigo Nunes Sá (RJ), 18, e Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC), 16. Daniel Nobre Bins (RS), que não é Fifa, tem 24 jogos como VAR.

A CBF avalia escalar dois desses VARs da elite para a cabine no decisivo jogo do Brasileirão entre Flamengo e Inter, domingo (21). Há percepção de que a pressão será grande sobre os profissionais que atuam nas cabines. Sá, por ser da Federação do Rio, obviamente está descartado por ser do mesmo estado do Flamengo.

Normalmente eles têm na cabine como AVAR 1 um árbitro que não é exclusivo do VAR, natural porque não haveria como fazer isso já que não há ainda muitos profissionais nessa condição. O AVAR 2 sempre é um auxiliar (o bandeirinha), que fica exclusivamente responsável por analisar revisões de impedimentos, lances que geraram polêmica na última rodada.

O gol de Rodrigo Dourado, o primeiro do Inter contra o Vasco em São Januário, foi duvidoso com relação a seu posicionamento. As linhas horizontal e vertical que são usadas na cabine do VAR para checar lances de impedimento não funcionaram. Segundo a CBF, a empresa Hawk-Eye, responsável pela parte operacional, foi cobrada sobre a falha que prejudicou o uso das linhas.

A entidade afirmou que o lance foi checado mesmo assim e confirmada marcação de campo, que não viu impedimento no gol de Dourado. O blog apurou que a decisão de Rocha Filho de fazer a checagem mesmo sem as linhas foi fundamental para validar a decisão — o áudio do diálogo entre Rocha Filho e o árbitro de campo, Flávio Rodrigues de Souza (SP), será disponibilizado ao Vasco.

A direção do Vasco avisou que pedirá a anulação da partida, mas é improvável que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acate já que o protocolo do VAR prevê que falhas de equipamentos não são passíveis de anulações. O regulamento geral das competições da CBF deixa claro que a CBF não precisa usar o VAR em todas as partidas e isso se estende a lances específicos.

Fonte: Blog do Marcelo Rizzo – UOL

Mais sobre:InternacionalVAR
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    A CBF pode até afirmar que não precisa colocar o VAR em uma ou outra partida, mas dizer que isso se estende também a lances específicos dentro de uma partida é, no mínimo, assumir uma atitude irresponsável que coloca a credibilidade da entidade em dúvida e o seu quadro de árbitros sob a suspeita de manipulação de resultados. Vergonhoso.

Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.