Aproveitamento de Ramón Díaz pode salvar o Vasco do rebaixamento? Veja números

Com Ramón Díaz, Vasco da Gama tem evoluído e conquistando pontos importantes no Brasilieiro, mas será o suficiente para fugir do Z4?

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Ramón Díaz durante treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Prestes a completa dois meses no comando do Vasco, Ramon Díaz já está consolidado no clube. Em sete jogos com o treinador argentino, o time conquistou 8 pontos, um aproveitamento de 38,1%. É pouco, mas representa mais que o dobro em relação a Maurício Barbieri, que em 11 rodadas somou apenas 6 pontos, aproveitamento de 18,2%.

Se o Vasco tivesse o rendimento de Ramon Díaz desde o início do Campeonato Brasileiro, o time ocuparia a 15ª posição, já que o Goiás possui 37% de aproveitamento. No entanto, como o estrago foi grande, o Cruz-Maltino vai precisar de uma arrancada para se livrar do rebaixamento, mas o desempenho da equipe indica que isso pode acontecer.

Nos primeiros dois jogos de Ramon Díaz, derrotas para Atletico-PR e Corinthians, o Vasco ainda não contava com todos os reforços à disposição. A partir da terceira partida sob o comando do argentino, vitória sobre o Grêmio, a equipe se encontrou com Robson na lateral, Medel na zaga, Paulinho de titular e estreia de Vegetti. Tudo isso acontecendo pela primeira vez.

Desde então o Vasco somou 8 pontos em 15 disputados, um aproveitamento de 53,3%. Ainda restam 17 jogos para o Cruz-Maltino, 51 pontos em disputa. Se o time manter o rendimento recente, somaria algo em torno de 27 pontose chegaria aos 44. Com essa pontuação, a probabilidade de rebaixamento é de 4,2%, de acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais.

O aproveitamento recente foi conquistado sem a presença de Payet, principal contratação do Vasco na temporada. O francês estreou no segundo tempo do empate com o Bahia, mostrou qualidade e dá confiança para o técnico Ramon Díaz cravar a permanência do Cruz-Maltino na Séria A.

Mensagem para todo mundo e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que façam, o Vasco não vai cair. Vamos lutar até o fim, façam o que façam – afirmou Ramon Díaz após o jogo com o Bahia.

No sábado (16), o Vasco enfrenta o Fluminense, no Nilton Santos. Será o primeiro clássico de Ramon Díaz no comando do Cruz-Maltino. Depois, o Cruz-Maltino terá uma sequência de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento, encarando Coritiba, América-MG e Santos.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Ramón Díaz
Comente

Veja também
Relembre os 5 grandes momentos do Vasco em 2024

Apesar de alternar entre altos e baixos na temporada de 2024, o Vasco da Gama teve grandes momentos em 2024; confira quais.

Puma interage com pequenos vascaínos e viraliza com carisma em ação de Natal

Puma Rodriguez participa de ação de Natal com a VascoTV, faz sucesso entre os pequenos vascaínos e viraliza.

Adson ganha massa muscular e empolga torcida do Vasco

Recuperado de uma fratura por estresse, Adson faz trabalho de recondicionamento no Vasco da Gama e ganha 4 kg de massa muscular.

Vasco enfrenta concorrência por Joaquín Lavega, mas mantém otimismo

Interessado na contratação da joia Joaquín Lavega, o Vasco da Gama enfrenta concorrência pelo jovem, mas está otimista.

Felipe elogia e comenta contratação de Tchê Tchê

O Vasco da Gama acerta a contratação de Tchê Tchê, ex-Botafogo, para a temporada de 2025 e Felipe fala sobre o jogador.

Sair da versão mobile