Antonio Lopes e Donizete relembram título da Libertadores de 98 pelo Vasco

Campeões em 1998, o ex-técnico Antônio Lopes e o ex-atacante Donizete ressaltaram a dificuldade que encontraram naquela Libertadores.

Antônio Lopes com a taça da Libertadores conquistada pelo Vasco em 1998 no gramado de São Januário
Antônio Lopes com a taça da Libertadores conquistada pelo Vasco em 1998 no gramado de São Januário

Há exatamente 23 anos, em 23 de agosto de 1998, o Vasco da Gama conquistava a Libertadores, no ano do seu centenário. Para relembrar a conquista na data muito especial, ninguém melhor que o comandante da época, Antonio Lopes, o famoso “Delegado”.

Em entrevista concedida ao canal Fanático Vascaíno, no Youtube, Antônio Lopes destacou a dificuldade da competição, onde o Gigante enfrentou grandes clubes, caso, por exemplo, do Cruzeiro, que era o atual campeão. Outro foi o River Plate, da Argentina, um conhecer de Libertadores.

– Foi muito difícil. Passamos por vários clubes do cenário brasileiro, clubes grandes como o Cruzeiro, o próprio Grêmio. Depois conseguimos desclassificar também o River Plate, que era um papão de títulos – disse o ex-técnico, que ainda ressaltou a decisão com o Barcelona, do Equador:

– A vitória sobre o River nos proporcionou que enfrentássemos na final o Barcelona de Guayaquil. Foi um jogo muito difícil contra um time ‘copeiro’, que está acostumado a participar dessas competições. Mas conseguimos também, ganhamos no Rio de Janeiro e também em Guayaquil.

Pantera

Quem também falou ao canal sobre a conquista foi Donizete, um dos destaque da equipe. O “Pantera” afirmou que a torcida precisa comemorar pela dificuldade do título, com partidas muito complicadas, e ainda revelou uma conversa importante que teve com Antonio Lopes.

– Eu acho que todos os vascaínos têm que comemorar bastante, porque não foi fácil. Foi muito difícil, com jogos super difíceis que nós encontramos na nossa caminhada da Libertadores, mas conseguimos superar. O início foi complicado, o time não se encontrava, eu mesmo não me encontrei no esquema tático do Lopes. Depois o Lopes conversou comigo, me ajeitou e eu consegui me superar. Fui o melhor jogador daquela competição naquele ano, então pra mim é um orgulho muito grande e eu sou muito grato ao Vasco.

Na decisão, o Gigante superou o Barcelona duas vezes, primeiro em São Januário, por 2×0, com gols de Luizão e Donizete, atacantes que repetiram a dose na volta, no Monumental, no novo triunfo vascaíno, só que por 2×1, que garantiu o título inédito para a galeria do Vasco.

Comente

Veja também
Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Operário-PR

Fernando Diniz de manter a escalação do último jogo para enfrentar o Operário-PR nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Vasco sofre transferban por dívida pela contratação de Adson

O Vasco da Gama está impedido de inscrever novos jogadores, por causa do transferban da Fifa por dívida da compra de Adson.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira a arbitragem para o confronto entre Operário-PR e Vasco da Gama, que acontece nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Operário-PR

Confira quais canais transmitem o jogo entre Operário-PR e Vasco da Gama, no Germano Krüger, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Meia do Operário-PR projeta duelo contra o Vasco

Um dos principais destaques do Operário-PR, meia Allano projeta duelo contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil.

Veja como Fernando Diniz pode aproveitar os jovens da base do Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama para 2025, Fernando Diniz é conhecido por utilizar jogadores da base e lapidar talentos.

Globo interrompe transmissão e torcida do Vasco lamenta

Rede Globo interrompe transmissão de programa esportivo e torcida do Vasco da Gama lamenta nas redes sociais.

Torcida do Vasco cobra Pedrinho após má fase do Feminino no Brasileiro A2

Após desempenho ruim do Vasco da Gama no Brasileiro Feminino A2, vice-lanterna do Grupo B, torcida cobra Pedrinho.

Vasco tem conversa avançada com a Nike para 2026

O Vasco tem conversas avançadas com a Nike para 2025 e terá contrato de 7 anos, podendo ser reduzido para 5 anos.

Vegetti mira título para marcar sua história no Vasco

Vegetti comemora marca de 100 jogos com a camisa do Vasco da Gama e mira título para marcar sua história no Clube.

Sair da versão mobile