Antonio Lopes e Donizete relembram título da Libertadores de 98 pelo Vasco

Campeões em 1998, o ex-técnico Antônio Lopes e o ex-atacante Donizete ressaltaram a dificuldade que encontraram naquela Libertadores.

Antônio Lopes com a taça da Libertadores conquistada pelo Vasco em 1998 no gramado de São Januário
Antônio Lopes com a taça da Libertadores conquistada pelo Vasco em 1998 no gramado de São Januário

Há exatamente 23 anos, em 23 de agosto de 1998, o Vasco da Gama conquistava a Libertadores, no ano do seu centenário. Para relembrar a conquista na data muito especial, ninguém melhor que o comandante da época, Antonio Lopes, o famoso “Delegado”.

Em entrevista concedida ao canal Fanático Vascaíno, no Youtube, Antônio Lopes destacou a dificuldade da competição, onde o Gigante enfrentou grandes clubes, caso, por exemplo, do Cruzeiro, que era o atual campeão. Outro foi o River Plate, da Argentina, um conhecer de Libertadores.

– Foi muito difícil. Passamos por vários clubes do cenário brasileiro, clubes grandes como o Cruzeiro, o próprio Grêmio. Depois conseguimos desclassificar também o River Plate, que era um papão de títulos – disse o ex-técnico, que ainda ressaltou a decisão com o Barcelona, do Equador:

– A vitória sobre o River nos proporcionou que enfrentássemos na final o Barcelona de Guayaquil. Foi um jogo muito difícil contra um time ‘copeiro’, que está acostumado a participar dessas competições. Mas conseguimos também, ganhamos no Rio de Janeiro e também em Guayaquil.

Pantera

Quem também falou ao canal sobre a conquista foi Donizete, um dos destaque da equipe. O “Pantera” afirmou que a torcida precisa comemorar pela dificuldade do título, com partidas muito complicadas, e ainda revelou uma conversa importante que teve com Antonio Lopes.

– Eu acho que todos os vascaínos têm que comemorar bastante, porque não foi fácil. Foi muito difícil, com jogos super difíceis que nós encontramos na nossa caminhada da Libertadores, mas conseguimos superar. O início foi complicado, o time não se encontrava, eu mesmo não me encontrei no esquema tático do Lopes. Depois o Lopes conversou comigo, me ajeitou e eu consegui me superar. Fui o melhor jogador daquela competição naquele ano, então pra mim é um orgulho muito grande e eu sou muito grato ao Vasco.

Na decisão, o Gigante superou o Barcelona duas vezes, primeiro em São Januário, por 2×0, com gols de Luizão e Donizete, atacantes que repetiram a dose na volta, no Monumental, no novo triunfo vascaíno, só que por 2×1, que garantiu o título inédito para a galeria do Vasco.

Comente

Veja também
Bronca com Loide e alívio: Diniz vive noite tensa com classificação do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz não parou à beira de campo a partida contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Léo Jardim é eleito o ‘Craque Betano’ Vasco 1 x 1 Operário-PR

Em noite de herói, Léo Jardim classifica o Vasco da Gama para as oitavas de final da Copa do Brasil e recebe o prêmio ‘Craque Betano’.

Diniz põe panos quentes e ameniza polêmica com Loide Augusto

Atacante do Vasco da Gama, Loide Augusto colocou a mão no ouvido depois de supostamente ignorar Diniz no jogo diante do Operário-PR.

Herói da noite, Léo Jardim destaca trabalho de análise do Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim defendeu três cobranças de pênalti e garantiu a classificação contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Atitude de Loide viraliza e divide opiniões da torcida do Vasco

Opção para a etapa complementar, Loide Augusto tem atitude com Fernando Diniz e divide opiniões da torcida do Vasco da Gama.