Antes sem opções para posição, Vasco contrata 2 goleiros com status de titular

Sem encontrar um goleiro que pudesse se firmar nos últimos anos, Vasco da Gama terá Ivan e Léo Jardim brigando pela vaga nesta temporada.

Léo Jardim é reforço do Vasco
Léo Jardim é reforço do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

Léo Jardim foi anunciado como décimo reforço do Vasco para a temporada 2023 e chega após um interesse que começou em novembro do ano passado. O desfecho positivo aconteceu no início desta semana, mas a primeira consulta pelo goleiro foi há mais de dois meses.

No meio do caminho, o Vasco fechou com Ivan, outro reforço para a posição que dará boa dor de cabeça ao técnico Mauricio Barbieri. Afinal, há muitos anos o clube não tem dois goleiros com status de titular no elenco.

– O Ivan foi muito bem (nos dois primeiros jogos), e a chegada do Léo Jardim já estava em conversa programada. É uma dor de cabeça ótima – afirmou Barbieri.

As negociações com Ivan e Léo Jardim aconteceram paralelamente e mostram que o movimento do Vasco para contar com dois goleiros de bom nível foi proposital. A primeira informação sobre negociação entre Vasco e Ivan surgiu na última semana de dezembro. Àquela altura as conversas com Léo Jardim ganhavam força.

Em um primeiro momento, o clube avaliou a possibilidade de comprar Ivan junto ao Corinthians. O goleiro estava emprestado ao Zenit e acabou vindo por empréstimo também para o Rio de Janeiro. O que acabou abrindo caminho para o Vasco acertar a compra de Léo Jardim, já que o Lille, clube francês ao qual o jogador pertencia, só aceitava a negociação definitiva.

Depois do contato inicial em novembro, o diretor esportivo Paulo Bracks e o empresário do atleta, Rogério Braun, voltaram a conversar na última semana de 2022. Como Léo Jardim virou reserva no Lille, o projeto do Vasco interessou bastante ao jogador.

No início do ano, o Vasco decidiu fazer uma proposta por Léo, que foi nome unânime entre diretoria, comissão técnica e 777 Partners. Até a vinda do goleiro para o Rio de Janeiro na última quarta-feira foram quase três semanas de negociação. A viagem do clube brasileiro para pré-temporada nos Estados Unidos também atrasou as tratativas, mas o agente do jogador foi até a França para fechar o negócio junto ao Lille e amarrar os últimos detalhes.

Em meio ao processo, outros clubes brasileiros souberam do desejo de Léo Jardim de retornar ao país e consultaram a situação do goleiro, que optou pelo projeto de reconstrução do Vasco.

No Vasco, Léo Jardim encontrará concorrência à altura. Titular contra a Portuguesa, na estreia do time principal de Barbieri, Ivan tem agradado torcida e comissão técnica, mas a tendência é que o novo contratado também tenha espaço para disputar vaga.

Tanto Léo Jardim quanto Ivan vêm de poucos jogos nos últimos meses. O goleiro que pertence ao Corinthians e pode ser comprado pelo Vasco ao fim da temporada atuou em quatro jogos pelo Zenit na temporada 2022/2023.

Léo jogou seis partidas pelo Lille na atual temporada, mas foi em 2021/2022 que viveu seu melhor momento no futebol francês. Ficou sete jogos consecutivos sem sofrer gols entre as rodadas 24 e 30 da Ligue 1, a primeira divisão do campeonato francês.

No Lille, o mais novo reforço do Vasco foi titular na final da Supercopa da França em 2021, com vitória por 1 a 0 sobre o PSG. Além disso, soma participações em duas edições da Liga dos Campeões pelo clube francês e outras experiências no futebol europeu, com passagens também por Rio Ave e Boavista, ambos de Portugal. O goleiro foi revelado pelo Grêmio em 2013.

Com o “problema goleiro” mais que solucionado, o Vasco segue no mercado em busca de reforçar outras posições. Defesa, meio-campo e atacante de lado são prioridades.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ivan
1 comentário
  • Responder

    Agora sim 777, só faltam o jogadores de elite como Capasso, Franco Fernandez e o Luciano acosta…Bora logo trazer estes em definitivo mermão, não deixa esfriar, queremos o vascão gigante!!!

Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.