Análise da atuação do Vasco contra o Sport

O Vasco da Gama jogou fechadinho, controlou o espaço do Sport e conseguiu fazer uma atuação segura na Ilha do Retiro.

Germán Cano comemorando gol contra o Sport
Germán Cano comemorando gol contra o Sport (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco não sobrou, mas voltou a mostrar que pode ser letal na vitória sobre o Sport, por 2 a 0, pela 21ª rodada do Brasileirão, neste sábado. No jogo marcado pela consistência vascaína, coube a Cano levar o brilho que mexeu no placar e garantiu o resultado fora de casa.

Vasco dá a bola, mas contra-ataca

Fechadinho, o Vasco deu a bola para o Sport no primeiro tempo (teve apenas 38% de posse), mas voltou a ameaçar ofensivamente com frequência, algo que não vinha acontecendo. Foram sete finalizações contra apenas três do Sport na etapa.

O meio-campo se entendeu muito bem, e Andrey, que vinha muito mal, cresceu. Encontrou ótimos passes e dialogou bem com Benítez e Léo Gil, autor da assistência para o gol de Cano, marcado aos 24 minutos. O porém em relação ao esquema de Sá Pinto é que, apesar de organizado e bem postado, o time por vezes chegava com pouquíssimas peças à frente.

A estratégia era ter velocidade para aproveitar os erros do Sport, algo que no primeiro tempo aconteceu com a dobradinha Léo Gil e Cano. Assim que saiu o gol e nasceram outros dois lances de perigo. Na etapa final, na mesma pegada, Neto Borges recebeu de Andrey enquanto a zaga rival se reorganizava e serviu para o segundo gol do argentino.

Outra coisa a ser destacada foi a amplitude que Léo Matos deu à lateral direita desde que chegou a São Januário. Apareceu duas vezes para finalizar e, com velocidade para infiltrar, ganhou espaço para fazer cruzamentos.

Jogo controlado

O Vasco quase não teve a bola, mas foi melhor no jogo porque controlou o espaço. O Sport cresceu no segundo tempo, deu mais trabalho a Fernando Miguel, mas pouco ameaçou. Sem conseguir jogar pelo meio, o adversário apelou para os cruzamentos e deparou-se com a defesa vascaína bem colocada.

Mesmo assim, o time da casa aumentou o volume de finalizações e teve mais chances no segundo tempo. Um avanço que foi permitido pela postura do Vasco. Com o segundo gol antes dos 10 minutos, Sá Pinto dobrou a aposta na estratégia de contra-ataque e recuou. A equipe teve que correr atrás da bola, mas não chegou a sofrer na partida.

Cano é herói

Foi, acima de tudo, uma grande atuação coletiva do Vasco. Mas alguns jogadores tiveram destaque especial. Entre eles, obviamente, Germán Cano. O centroavante desencantou, marcou os dois gols da vitória e foi o craque do jogo. Mostrou a leitura de jogo que o torcedor está acostumado a ver para deixar o zagueiro Adryelson perdido nos lances que decidiram a partida.

Não foi só o argentino. Do meio para trás, outros nomes deram sustentação ao Vasco. Andrey foi o retrato do jogo sólido da equipe. Acertou praticamente tudo que tentou. Dos 44 passes no jogo, apenas três foram errados. Além disso, foi ele quem iniciou o lance do segundo gol.

Na defesa, Marcelo Alves, Léo Matos e Neto Borges também foram bem. Fernando Miguel não foi muito exigido, mas mostrou segurança quando precisou entrar no jogo.

O Vasco pouco brilhou, mas foi uma atuação sólida, que aponta um caminho rumo à regularidade que pode tirar o clube de perto da zona de rebaixamento. A próxima prova será contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira, às 19h, em São Januário. Válido pela 16ª rodada, o duelo foi adiado quando o adversário participava da Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Sport
6 comentários
  • Responder

    Parabéns time
    Agora da para acreditar

  • Responder

    O Tales não passa de um projeto de jogador. No jogo contra o Sport ele só deu um chute a gol, a coisa mais horrorosa. Se tivesse premiação pra quem faz mais careta após uma jogada errada, ele venceria com certeza. Outra, ele não se apresenta pra receber bola. Fica o tempo todo se escondendo. Sá Pinto, Sá Pinto, abra o olho, Patrício!!!!

  • Responder

    Alex, concordo com vc qd diz q tá na hora do Tales esquentar o banco. Só que ele tem q esquentar é o banco do Sub-20.

  • Responder

    Nos comentários só discordo quanto ao Andrey que não foi bem, cansou rápido, cometeu muitas faltas e erro muitos passes (EST Á mal gisicamente). Thalles Magno foi outro ponto .negativo. Agora peço favor ao Sa Pinto jamais entrar com Ruimbamar e Tiago Reis, 2 postes que brigam com a bola o tempo.todo. Em dez em si termina o contrato do Ruimbamar, não renova, e p Tiago Reis empresta.

  • Responder

    Tá na hora do Talles magno esquentar o banco, tá sem animo para jogar e prejudicando o time com a perda de bola.

    • Concordo plenamente!

Comente

Veja também
Vegetti chega a 50 gols pelo Vasco e recebe elogios de Diniz

Vegetti marcou duas vezes na vitória sobre o Fortaleza e assumiu a artilharia do Brasileiro, ao lado de Arrascata.

Chegada de Diniz mexe com ânimo e injeta confiança no elenco do Vasco

Contra o Fortaleza, o Vasco apresentou construções de jogadas e movimentações ofensivas, frutos do trabalho de Diniz.

Hugo Moura teve atuação importante contra o Fortaleza após drama familiar

Hugo Moura quis jogar um dia após esposa perder bebê e deu assistência na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.