Análise da atuação do Vasco contra o Caracas

O Vasco da Gama mostrou solidez da defesa ao jogar com 3 zagueiros, mas produz pouco ofensivamente em empate com o Caracas.

Fernando Miguel em jogo contra o Caracas
Fernando Miguel em jogo contra o Caracas (Foto: Matias Delacroix/AFP)

O Vasco não teve boa atuação, mas o empate com o Caracas foi suficiente para avançar às oitavas de final da Sul-Americana. Ao atuar com três zagueiros, a equipe apresentou uma solidez defensiva até então não vista neste começo de trabalho de Ricardo Sá Pinto. A manutenção da baixa produção ofensiva, um problema desde o começo do ano, impediu que a classificação fosse mais tranquila.

Neste contexto, a variação tática foi o maior legado da noite de quarta-feira na capital da Venezuela. Algo tão cobrado na época de Ramon Menezes e que, em duas semanas e meia, o português começou a experimentar. Só o tempo e, por óbvio, o desempenho dirão se o esquema tático efetivamente mudará.

Para controlar o jogo aéreo, a segunda bola e ter superioridade numérica ao defender, Sá Pinto apostou na formação com três zagueiros: Talles, sem as melhores condições físicas, deu lugar a Ricardo Graça. O time variou entre o 3-6-1 e o 3-5-2 ao ter a bola. Sem ela, defendeu com linha de cinco – os laterais Pikachu e Neto Borges, este outra novidade na jornada, recuaram e congestionaram o setor de criação do adversário.

Deu resultado. O Vasco praticamente não foi ameaçado, bem diferente do 1 a 1 com o Goiás no domingo. Das nove finalizações do Caracas, apenas três foram no gol. E apenas uma exigiu boa defesa de Fernando Miguel: a cabeçada de Blanco no segundo tempo.

Sem correr riscos defensivos, o Vasco poderia ter tido postura mais ousada na frente. Não o fez. Não por ter se acomodado na vantagem do 1 a 0 no Rio, mas porque faltou qualidade e competência. Situação igual dos outros confrontos, nos quais Sá Pinto atuou no 4-2-3-1.

Exemplo: o zagueiro Villanueva, do Caracas, foi expulso aos 21 minutos do segundo tempo. Mesmo com um jogador a mais, o Vasco pouco pressionou o time da casa. Terminou o jogo com praticamente a mesma posse de bola (50,1% a 49,9%). A verdade é que faltou criatividade e velocidade, em especial. O toque de bola foi burocrático e, com transição lenta, facilitou a marcação rival.

Léo Gil teve intensidade no meio, mas Andrey pouco contribuiu no ataque. Benítez deu mostras do bom futebol, mas ainda não recuperou totalmente a forma física. E Carlinhos foi irregular. Assim, o meio pouco abasteceu Tiago Reis, que só finalizou uma vez: gol anulado por impedimento. As trocas pouco mudaram o panorama. Foram 10 finalizações.

É claro que Sá Pinto teve pouco tempo para melhorar a produção do ataque. O time melhorou na defesa, está mais compacto e organizado. Precisa de tempo. Até lá, pode curtir a vaga nas oitavas, o que não acontecia desde 2011. E, claro, deve melhorar no Brasileiro. A começar contra o Palmeiras, domingo, em São Januário.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Vasco jogou como sempre muito mal. Fernando Miguel dá para o gasto e Benitez é craque, mas acho que vai sempre desfalcar o time pois tem um problema crônico no adutor. A torcida não aguenta mais Pikachu, Caio Tenório, Werley, Henrique, Neto Borges, Marco Junior, Felipe Bastos, Paredes felizmente foi embora, Andrey não vai passar disso e é uma boa moeda de troca. Vinícius e Bruno Gomes ainda não estão preparados para o time de cima. Ruimbamar e Tiago Reis (um poste), ambos sem tecnica e sem mobilidade, juntos não são 0,1 de um verdadeiro Centro avante. Única chance de gol de cabeça do Caracas foi encima do Castan que vem mal. Ricardo Graça muito mal e Miranda lento, ruim nas bola altas e não sabe sair jogando. Pode inventar qualquer esquema que não dá certo com estes jogadores medíocres.

  • Responder

    Quero ver essa tal solidez é domingo , contra as porcas. Rapaz , como q pode tanta ruindade num só time.?? Empatar com uma merda de time q n ganha nem do Macaé e ainda com um jogador a menos.!! VTNC , porra.!!!

  • Responder

    O Benítez tem o típico futebol argentino no sangue, se entrega e luta até o fim mesmo sendo o celebro do time corre atrás de cada bola que perde, se pelo menos osjogadores tivessem a raça e vontade que tem o Benítez os resultados viriam mesmo se algumas vezes a qualidade não está presente.

Comente

Veja também
Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti lidera estatística no Brasileiro desde 2023

Vegetti chegou ao Vasco da Gama no segundo semestre da temporada de 2023 e desde então é destaque do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Hugo Moura é registrado pelo Vasco e pode estrear contra o Fluminense

Novo reforço do Vasco da Gama para a temporada, Hugo Moura está no BID e fica à disposição para o duelo diante do Fluminense.