Análise da atuação do Vasco contra o Atlético-MG

A equipe do Vasco da Gama fez sua melhor atuação sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, contra o Atlético-MG.

Pikachu e Germán Cano comemorando gol contra o Atlético-MG
Pikachu e Germán Cano comemorando gol contra o Atlético-MG (Foto: André Durão)

O Vasco deu pinta de que teria mais uma jornada complicada com o pênalti infantil cometido por Léo Matos logos aos 12 minutos de jogo. Ficou só na impressão. A cobrança de Hyoran parou na trave e, a partir daí, o time de São Januário construiu a sua melhor atuação sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Pois o 3 a 2 sobre o Atlético-MG ainda tirou o Vasco da zona de rebaixamento do Brasileirão – neste domingo, independentemente dos resultados a equipe não regressa ao Z-4. E reforçou a escalação e o esquema ideal na luta para manter o time na Série A.

Com força coletiva na defesa e no ataque, a tática de dar a bola ao adversário funcionou pois a marcação e a construção ofensiva pelos lados e em velocidade foram bem executadas. A mudança de postura na partida teve destaque especial ao próprio lateral-direito, que participou de dois gols, de Benítez, que voltou a ser o motor da equipe, e de Cano, que deu fim à seca com duas bolas na rede.

Diferentemente de partidas recentes, o Vasco não propôs o jogo. Abriu mão de ter a bola, algo que Luxa e a sua comissão tentaram resgatar desde o primeiro dia de trabalho. Com apenas 33% de posse, a tática se assemelhou à usada na época de Ricardo Sá Pinto. Com uma básica diferença: deu certo. O time se manteve organizado o tempo todo e seguiu à risca a programação de dar botes certeiros.

Verdade que contou com a falta de intensidade do Atlético-MG. Houve espaço para trabalhar a bola. Bruno Gomes deu show ao iniciar as jogadas com qualidade no passe e agilidade ao virar o jogo. Com Benítez e seus rápidos toques na bola, a equipe conseguiu explorar os lados e as trocas de posição (Léo Matos/Pikachu e Henrique /Talles).

O 4-3-3 e suas variações, portanto, mostram que o Vasco rende melhor desta forma e com estes jogadores. É sendo reativo que a coisa tende a dar certo – aqui fica a questão para saber se Luxa manterá ou mudará conforme o adversário. Se sacar Pikachu e reforçar o meio contra o Bragantino não deu certo, poupar Benítez e condicioná-lo melhor para a partida de sábado se revelou uma decisão acertada do técnico. Não foi ao acaso que o placar chegou a estar 3 a 0 contra um dos postulantes ao título.

Benítez foi o termômetro de que o Vasco jogaria por poucas bolas. Inteligente, descascou abacaxis com toques de primeira. Uma virada de jogo perfeita chegou aos pés de Léo Matos, que explorou a avenida deixada por Guilherme Arana e cruzou para Pikachu marcar após duas tentativas.

Matos, aliás, já havia dado assistência a Cano no primeiro gol em outra falha de Arana. Se a atuação do lateral não foi um primor no aspecto técnico (liderou a estatística de passes incompletos, com 13), foi crucial no aspecto defensivo. Ele, por exemplo, cortou inúmeras bolas de cabeça, em uma defesa que rendeu bem. Henrique, o mais discreto do setor, e a dupla formada por Marcelo Alves e Leandro Castan também se sobressaíram.

Cano voltou a ser Cano. Nas duas primeiras finalizações, bola na rede. É bem verdade que deu uma furada que não combina com seu futebol no primeiro tempo, porém, foi ele o homem que decidiu a parada. O terceiro gol, um obra coletiva, envolveu oito jogadores e 14 trocas de passes.

O ponto de alerta ficou com a queda de rendimento na parte final do jogo. Sim, o Atlético-MG pressionou, mas marcou gol em falhas do Vasco. Hyoran aproveitou espaço deixado pelo meio na entrada da área. Falha coletiva. E Sasha fez de cabeça, em cobrança de escanteio, após descuido de Henrique, que não cortou a bola na primeira trave. Para a sorte do time, insuficiente para colocar em risco a grande vitória.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Atlético-MG
1 comentário
  • Responder

    O VASCO DE LUXEMBURGO NADA TEM A VER COM O VASCO DO SÁ PINTO !! O BOM JOGO E RERSULTADO DE ONTEM FOI FRUTO DE 4 SEMANAS DE TRABALHO SÉRIO; NOS 25 DIAS DA NOVA COMISSÃO O VASCO MELHOROU NA PARTE FÍSICA, NA OBEDIÊNCIA TÁTICA, NO CONJUNTO E NA RESPONSABILIDADE DE TODOS OS JOGADORES !! ONTEM VIMOS UM VASCO MUITO ORGANIZADO, COMPETINDO E BUSCANDO O RESULTADO !! PARABÉNS A COIMISSÃO TÉCNICA E AOS JOGADORES, PELA GRANDE APRESENTAÇÃO !!!

Comente

Veja também
Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.

Mauro Cezar critica forma física de Philippe Coutinho

O comentarista Mauro Cezar questionou a forma física de Coutinho, após o meia não jogar os 90 minutos dos últimos jogos.

Números apontam importância de Vegetti no Vasco de Carille

O Vasco da Gama marcou 27 gols em 17 jogos na temporada, e o atacante foi o autor de 13 feitos nesse período.

Vegetti explica lance, nega ter cometido falta e projeta idolatria no Vasco

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama por 3×1 contra o Sport em São Januário, Vegetti fala dos planos para a temporada.

Rayan comemora gol após 16 meses sem balançar as redes em São Januário

Rayan marcou o último gol em São Januário com a camisa do Vasco na partida contra o Madureira, no Carioca de 2024.

Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Veja a reação de Payet ao ser perguntado se fica no Vasco

Atacante está em reta final de contrato com o Vasco da Gama e não há definição se as partes costuram a permanência no Clube.

Capasso desiste de acordo com o Vitória; veja quanto o zagueiro custou ao Vasco

Capasso chegou a um acordo com o Vitória, mas desistiu por entender que o Clube lutaria contra o rebaixamento no Brasileiro.