Acordo com a 777 evita prejuízo financeiro ao Vasco em venda de jogadores; entenda

A 777 Partners, dona majoritária da SAF do Vasco da Gama, comprou o Everton-ING, que tende a ser seu principal clube a nível mundial.

Executivos da 777 Partners no gramado do CT Moacyr Barbosa
Jorge Salgado e Josh Wander no gramado do CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

O clubes inglês Everton anunciou que seu acionista majoritário Farhad Moshiri vendeu sua fatia para o grupo 777 Partners. Trata-se da holding com sede em Miami que é dona do Vasco desde 2022. O negócio ainda precisa passar pelo crivo da Premier League.

E como vai funcionar a relação de compra e venda de jogadores entre o Vasco e o Everton? O clube carioca corre o risco de se tornar um fornecedor de jogador ao inglês por preços mais baixos?

Bem, durante da negociação de seu acordo de venda, os dirigentes do Vasco já sabiam que a intenção do 777 Partners era fazer um chamado MCO (holding que abriga clubes em países diferentes).

O grupo americano já tem em seu portfólio o Genoa (Itália), Hertha Berlim (Alemanha), uma fatia minoritária do Sevilla (Espanha), o Standard Liege (Bélgica) e Red Star (França). Mas o Everton é claramente o clube de maior força financeira por estar na Premier League, onde ocorrem as maiores transações.

Na negociação do acordo, o Vasco incluiu cláusulas para tentar se salvaguardar de ser um clube satélite. Primeiro, é o clube líder na América do Sul, ou seja, tem preferência sobre outros do continente. Mas não tem predomínio no mundo.

Por isso, foram feitas cláusulas no acordo de acionistas para o caso de negociações de jogadores – lembre-se que o Vasco clube tem 30% da SAF, e a 777 Partners, 70%. As transferências têm que seguir uma série de critérios, e um dos objetivos é ter um preço justo.

Como uma das salvaguardas, o Vasco clube pode exigir que seja feita uma avaliação externa do jogador para que o preço seja de mercado, e não exista prejuízo pelo clube. As negociações dessa cláusulas foram particularmente espinhosas, segundo apurou o blog.

Esse tipo de mecanismo tem se tornado cada vez mais comum por conta da expansão das MCOs (holding de clubes). Há clubes que exigem transparência ou condições especiais para as vendas entre clubes. No Brasil, o Botafogo já vendeu três jogadores para o Lyon (Jeffinho, Lucas Perri e Adryelson).

Fonte: Coluna do Rodrigo Mattos – Uol

Mais sobre:777 Partners
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    A nível mundial devia ser o Vasco!! O Everton não tem história,disputa a Champions que dá vaga para o Mundial? Mais não é sempre que disputa,a Champions é como a libertadores, dá vaga para o Mundial,eles nunca ganharam,o Vasco já ganhou a libertadores e disputou mundial,tanto o da copa Toyota quanto o da FIFA, e qual a história que o Éverton tem pra contar?

  • Responder

    Não tem q fazer porq eles vão querer levar os melhores jogadores do Vasco pro Everton EG.isso não pode acontecer,olha o Botafogo só um ano com perri e adrielson já vendeu pro Lion nisso no Vasco não pode deixar acontecer isso e sacanagem da 777

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.