Ação na Justiça pede perícia na lista de votantes da AGE após votos de sócios mortos

Grupo de sócios do Vasco pede na Justiça que sejam feitas perícias nas listas de votantes da AGE de abril, após votos de mortos.

AGE define lista de sócios aptos a votar a venda da SAF
AGE define lista de sócios aptos a votar a venda da SAF (Foto: Marcelo Baltar)

Um grupo de sócios-proprietários do Vasco entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na sexta-feira passada, para que seja realizada uma perícia na lista de associados que votaram na Assembleia Geral, em 30 de abril, que aprovou a mudança no estatuto para que fosse possível a constituição da SAF. A denúncia é que foram computados votos de dois associados que já morreram. O Vasco já identificou os dois casos e estuda como tomar medidas cabíveis.

Os três sócios pertencem ao grupo “Caravela Cruz-Maltina” e apresentaram documentos que provam que os ex-associados Maurício de Araújo Mattos (falecido em dezembro de 2020) e Álvaro Araújo dos Santos (falecido em abril de 2017) tiveram votos registrados em seus nomes na AGE do último dia 30 de abril. A ação também pede uma outra perícia na lista de sócios aptos a votar na AGE que definirá sobre a venda de 70% da SAF para a 777 Partners.

– Não é uma ação para anular a AGE. Queremos uma perícia na lista de sócios. Identificamos muitas irregularidades. Protocolamos o pedido para ter acesso à lista de sócios que votaram, mas o Vasco não apresentou. Conseguimos a lista em um cartório. A lista tem 59 páginas. Foi um trabalho manual. Fazer essa apuração muito difícil, mas conseguimos identificar algumas irregularidades. Não conseguimos analisar tudo. Pedimos para que a Justiça possa fazer uma perícia na lista da AGE passada e da próxima AGE. Para que tenhamos um processo com lisura, tudo certinho. Identificamos 110 casos de matriculas duplicadas, identificamos 40 pessoas já falecidas na lista de sócios aptos a votar. Dessas, temos a comprovação de que dois votaram. Conseguimos a certidões de óbito – disse o sócio-proprietário Oswaldo Valente, do grupo “Caravela Cruz-Maltina”. Ele ainda afirmou que esse não é um movimento político e disse que vários participantes de seu grupo são a favor da SAF, mas buscam lisura no processo.

Procurado pelo ge, o presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, confirmou que identificou os dois casos apontados na ação e estuda medidas cabíveis.

– Os sócios estavam com cadastros ativos. Alguém votou por eles. Estamos buscando as informações para tomar as medidas cabíveis. O clube não foi informado sobre as mortes. Só ficamos sabendo quando as famílias comunicam. Por isso sempre reforçamos a questão dos cadastros atualizados. Os dois cadastros estavam ativos. E como os votos foram eletrônicos, portanto, temos os registros. Já foram identificamos dois casos – disse Otto Carvalho, presidente da Assembleia Geral do Vasco.

Um dos sócios identificados é Maurício de Araújo Mattos, que faleceu em 2020. Ele era do Grupo Identidade Vasco e foi conselheiro em um dos mandatos de Roberto Dinamite. Seu filho também participa da vida política do clube foi candidato ao conselho pela chapa de Roberto Monteiro, em 2014, como informou o site “Jogada 10”.

Sobre o fato de o grupo não ter conseguido acesso alista de votantes na secretaria do Vasco, o clube alega que a lei protege a exposição de dados dos sócios.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:AGE
2 comentários
  • Responder

    Não queremos SAF, exigimos o retorno imediato do Benemérito e Grande Gestor Esportivo Roberto Dinamite ao comando do clube.

    Jogando bola era uma MERDA, inquestionável como Presidente competente e sorridente.

  • Responder

    Será que essa chapa não agiram de má fé?
    O jurídico do Vasco precisa mesmo é entrar com um processo contra quem votou.
    Isso é crime, coisa de Bandidos usar o nome de quem já faleceu.

Comente

Veja também
Rayan mostra personalidade e ganha prestígio com Diniz

Atacante da base do Vasco da Gama, Rayan teve boa atuação na vitória sobre o Fortaleza, no sábado (17), pelo Brasileiro.

Ricardo Sá Pinto relembra episódios de violência em passagem pelo Vasco

Técnico português, Ricardo Sá Pinto teve curta passagem pelo Vasco da Gama e não deixou saudades na torcida.

Vegetti se aproxima da temporada mais artilheira da carreira

Goleador e capitão do Vasco da Gama, o argentino Pablo Vegetti já balançou as redes 17 vezes em 26 jogos em 2025.

Veja os 50 gols marcados por Vegetti com a camisa do Vasco

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti marcou duas vezes na vitória contra o Fortaleza e atingiu a marca de 50 gols pelo Cruzmaltino.

Danilo Boza se derrete pela torcida do Vasco

Ex-zagueiro do Vasco da Gama, Danilo Boza joga atualmente no Urawa Reds, do Japão, que irá disputar o Mundial de Clubes.

Bastidores de Vasco 3 x 0 Fortaleza tem emoção de Diniz e discurso de Pedrinho

Vasco da Gama bateu o Fortaleza por 3×0, em São Januário e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de cinco jogos.

Ingressos para Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o clássico entre Fluminense e Vasco, no Maracanã, no próximo sábado.

Fluminense terá 5 desfalques para o jogo contra o Vasco

Além dos 4 machucados, o Fluminense não terá o volante Nonato, suspenso, para o jogo contra o Vasco, pelo Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.