Abel Braga nunca venceu o amigo Vanderlei Luxemburgo

Jogo Vasco da Gama x Internacional será o 20º entre Luxemburgo e Abel Braga, mas o técnico colorado nunca venceu o vascaíno.

Luxemburgo e Abel Braga, técnicos de Vasco e Internacional
Luxemburgo e Abel Braga, técnicos de Vasco e Internacional (Foto: Infoesporte)

Além de lutar pela recuperação após a derrota para o Sport, Abel Braga tem outra missão pelo Inter neste domingo, no duelo com o Vasco, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão. No jogo em que se isolará como o técnico com mais partidas à frente do Colorado, o treinador tentará vencer o amigo de longa data Vanderlei Luxemburgo pela primeira vez.

O confronto deste domingo será o 20º entre os dois dois treinadores. Ambos se enfrentam à beira do campo desde 1995, com ampla vantagem para Luxa: são 14 vitórias e cinco empates contra Abelão.

A amizade e o retrospecto contra o técnico rival em São Januário é um elemento a mais para o comandante colorado na briga pelo título do Brasileirão. O Inter é líder com 66 pontos, um a mais que o Flamengo, vice-líder com 65. E as duas equipes se enfrentam na rodada seguinte.

Inter e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão. Ao mesmo tempo, Flamengo e Corinthians duelam no Maracanã. O Colorado é o líder com 66 pontos, e o Rubro-Negro é o vice-líder, com 65.

O primeiro confronto entre os dois ocorreu em 1995, justamente quando Abelão comandava o Vasco, e Luxa, o Flamengo. Resultado: vitória rubro-negra por 4 a 2. Ocorreram outros 18 compromissos entre ambos desde então. Abel perdeu 13 e empatou cinco.

Mas faz tempo que Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo não se enfrentam. Mais de quatro anos. O último encontro foi em 2 de agosto de 2017, quando o atual técnico do Inter estava no Fluminense, e o comandante do Vasco, no Sport. O duelo acabou empatado em 2 a 2 na Ilha do Retiro.

Se o rival costuma trazer tormentos a Abelão, o atual comandante colorado tem derrubado marcas neste retorno ao Beira-Rio. Recuperou o prestígio após os últimos trabalhos ao conseguir nove vitórias consecutivas, maior sequência da história no Brasileirão de pontos corridos.

E ainda fez o Inter encerrar um jejum de 11 jogos e mais de dois anos sem vencer Gre-Nais. O Colorado venceu o Grêmio por 2 a 1 no Beira-Rio.

Neste domingo, a missão será tão delicada quanto. O técnico terá o desfalque de Patrick. O Pantera cumprirá suspensão. No Brasileirão, ficou fora de quatro jogos. O Inter não venceu nenhum. São três derrotas e um empate.

Carinho e suporte

Enquanto trabalha para encontrar uma forma de minimizar a ausência de Patrick e, enfim, superar Luxa, o duelo colocará os amigos em lados opostos. Mas não sem mais um longo abraço e uma conversa animada.

Apreciadores de bons vinhos, a dupla tem a mesma idade: 68 anos. Vanderlei é três meses e 22 dias mais velho. O carinho é nutrido desde as categorias de base. Abel defendia o Fluminense, e Luxemburgo o Flamengo. Já rivalizavam nos juniores, o que prosseguiu nos profissionais, embora ambos fossem reservas.

A amizade merecerá brincadeiras antes da luta pelos objetivos distintos. Abelão busca manter o Inter na liderança e Luxa tirar o Vasco da zona de rebaixamento. Uma conversa que será em tom animado, bem diferente da emoção e do drama que marcou o último encontro. Naquele 2017, o jogo ficou marcado pelo gesto de solidariedade do então técnico do Sport.

O atual técnico do Inter tinha acabado de sofrer a maior adversidade da vida, com a morte do filho João Pedro. Ao entrar em campo, Abel foi aplaudido de pé por toda a Ilha do Retiro. Vanderlei rumou ao parceiro, deu um afetuoso abraço, ofereceu conforto e o levou a cantar ao seu lado o hino nacional.

Mas a relação de carinho e apoio é mais antiga e marcada por mais capítulos. Quatro anos antes, Luxa substituiu Abel no Fluminense. Ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0 na estreia, o técnico voltou a valorizar a parceria, ao dizer que o mérito era dividido pelo pouco tempo de trabalho nas Laranjeiras.

Luxemburgo x Abel

  • 19 jogos
  • 14 vitórias de Vanderlei Luxemburgo
  • 5 empates
  • 0 vitórias de Abel Braga

Em 2020, Luxemburgo voltou a sair em defesa do amigo, após Abel pedir demissão do Flamengo em 2019 por saber que a direção negociava com Jorge Jesus. O português assumiu, recebeu os reforços de Rafinha, Filipe Luís, Pablo Marí e Gerson e fez o time carioca encantar o país e conquistar a Libertadores e o Brasileirão no ano.

Ainda levou o Carioca, a Recopa e a Supercopa do Brasil no ano seguinte antes de voltar ao Benfica. O sucesso do gajo foi reconhecido por Vanderlei, mas sem deixar de citar a jornada de Abel, tanto pelo Ninho do Urubu quanto antes. Luxa, aliás, foi substituído por Abel em São Januário quando aceitou a proposta para trabalhar o Palmeiras.

Agora será Vanderlei quem estará no banco de reservas dos mandantes no Rio de Janeiro. Abelão tentará conquistar a primeira vitória sobre o amigo para dar mais um passo rumo ao título do Brasileirão. Mas sem esquecer a parceria e admiração.

O histórico de duelos:

Botafogo (Abel) 2 x 4 Corinthians (Luxemburgo) – 2001

Cruzeiro (Luxemburgo) 4 x 1 Athletico-PR (Abel) – 2002

Cruzeiro (Luxemburgo) 3 x 0 Ponte Preta (Abel) – 2003

Ponte Preta (Abel) 1 x 3 Cruzeiro (Luxemburgo) – 2003

Santos (Luxemburgo) 2 x 0 Flamengo (Abel) – 2004

Santos 2 (Luxemburgo) x 1 Inter (Abel) – 2006

Inter 0 (Abel) x 0 Santos (Luxemburgo) – 2006

Santos 2 (Luxemburgo) x 1 Inter (Abel) – 2007

Palmeiras (Luxemburgo) 2 x 1 Inter (Abel) – 2008

Fluminense (Abel) 0 x 1 Flamengo (Luxemburgo) – 2011

Flamengo (Luxemburgo) 3 x 2 Fluminense (Abel) – 2011

Grêmio (Luxemburgo) 1 x 0 Fluminense (Abel) – 2012

Fluminense 2 (Abel) x 2 Grêmio (Luxemburgo) – 2012

Fluminense (Abel) 0 x 3 Grêmio (Luxemburgo) – 2013

Grêmio (Luxemburgo) 0 x 0 Fluminense (Abel)- 2013

Flamengo 2 (Luxemburgo) x 0 Inter (Abel) – 2014

Sport (Luxemburgo) 2 x 2 Fluminense (Abel) – 2017

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vasco se torna ‘refém’ de jogadas pelo alto no Brasileiro

Com duas derrotas seguidas, Vasco da Gama tem abusado das bolas aéreas neste começo de Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Datas, horários e locais de Vasco x Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vasco da Gama já conhece o dia e a hora em que irá enfrentar o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti se torna protagonista no Vasco durante ausência de Payet

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, se tornou a referência ofensiva durante a ausência do meio-campista Dimitri Payet.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Idênticos! Torcedores comparam rostos de Hugo Moura e Philippe Coutinho

Torcedores do Vasco da Gama estão apontado semelhanças do volante Hugo Moura com o craque Philippe Coutinho.

PC Oliveira comentarista do Grupo Globo
PC Oliveira elogia atuação do VAR e reafirma que não houve pênalti para o Vasco

Na derrota para o Fluminense, o Vasco da Gama reclamou de um pênalti não marcado do zagueiro Manuel, no primeiro tempo.