A Mão de Eurico: série documental estreia nesta segunda-feira; diretor comenta obra

A série documental sobre o ex-presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, está no Globoplay, o streaming do Grupo Globo.

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco
Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Eurico Miranda é um personagem que evoca sentimentos divisivos em quem acompanhou menos uma parte das últimas quatro décadas do futebol brasileiro e carioca. Explosivo, de forte atuação nos bastidores e um frasista emblemático, iniciou e terminou sua carreira como dirigente no Vasco, que presidiu por dois períodos (2001 a 2008 e 2014 a 2018). Por lá, acumulou poder, aliados, inimigos e dividiu opiniões entre a torcida. “A mão do Eurico”, série documental do Globoplay que estreia nesta segunda-feira, tem como desafio contar a história de uma figura com tantas camadas.

Dirigida por Rafael Pirrho, a série de cinco episódios traz depoimentos dos quatro filhos de Eurico, dos dois irmãos e da viúva, que revelaram bastidores do lado íntimo eclipsado pela figura do dirigente.

— No primeiro episódio, naquela história da mão do Eurico, a gente, digamos, explica o título e conta uma passagem marcante. A manchete do GLOBO de 1969 é o primeiro momento em que o nome do Eurico aparece na imprensa, é uma votação por um impeachment do Reynaldo Reis. Eurico apoiava ele e era um funcionário do baixíssimo clero. O Reynaldo está perdendo a votação, a luz é apagada e o GLOBO vem com essa manchete — explica Pirrho.

No primeiro episódio, um tempo especial é dedicado a contar a biografia da família. Filho de um comerciante e imigrante português, Eurico viveu o suicídio do pai e construiu a carreira num contexto de dificuldades de inserção na comunidade portuguesa no Brasil. Anos depois, galgou espaço no Vasco como diretor de cadastro e assistente pessoal do presidente Alberto Pires, no início dos anos 1980.

A série aborda momentos e características que marcaram a figura de Eurico, falecido em 2019. Serão contados episódios como o crescimento do poder e influência no clube, os títulos que viveu como dirigente do futebol nos anos 1990, a polêmica parceria do Vasco com o Nations Bank e o nascimento da mítica do charuto.

— As opiniões sobre Eurico até hoje costumam ser muito extremas, passionais. As odeiam e acham que é responsável por todos os males do Vasco ou então acham que foi o maior dirigente do futebol brasileiro. A gente não quer convencer ninguém a mudar de opinião, não é isso. Queremos mostrar a história completa — finaliza o diretor.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Eurico Miranda
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.