1º gol do Fabuloso, Douglas e Botafogo: o último título de Taça Rio do Vasco
O Vasco da Gama reencontra na decisão da Taça Rio de 2021 o Botafogo, adversário na última conquista dele na competição, em 2017.
Está definido: o Vasco da Gama está na grande final da Taça Rio e o adversário será o Botafogo. O Gigante superou o Madureira na semifinal, enquanto o Alvinegro de General Severiano passou pelo Nova Iguaçu.
Nesse confronto, existe uma coincidência importante, sendo que foi contra o mesmo adversário que o Gigante conquistou a última conquista na competição dele. Foi na edição de 2017, quando, em jogo único, venceu por 2×0.
Embora o placar aponte um jogo mais tranquilo do Vasco, não foi bem assim. Não foi fácil superar a boa defesa botafoguense na época, sendo que o primeiro gol saiu já na reta final, aos 41 do segundo tempo, dos pés de Douglas Luiz.
O segundo saiu aos 47 minutos, marcado por Luis Fabiano. Foi, inclusive, o primeiro gol do “Fabuloso” com a camisa do Vasco. Já muito experiente, o Camisa 9 chegou como a esperança de gols, mas acabou atrapalhado por lesões e somou apenas 20 partidas pelo Clube, com seis gols marcados.
Em relação ao autor do outro gol vascaíno, o volante, cria da base vascaína, seguiu no Clube até meados do segundo semestre, sendo negociado com o Manchester City, da Inglaterra. Atualmente, defende o Aston Villa, do mesmo País, com convocações à Seleção Brasileira. Já o atacante, não jogou mais desde que deixou São Januário.
Relembre a decisão no vídeo
Histórico recente era positivo
Antes daquela Taça Rio, Vasco e Botafogo já vinham de outros embates envolvendo o Campeonato Carioca. Tanto em 2015 quanto em 2016, o Gigante foi campeão sobre o rival, período em que era soberano também em clássicos contra os outros dois clubes grandes do Rio de Janeiro.
O troco botafoguense veio na edição de 2018, quando foi campeão sobre o Vasco, em decisão que ficou marcada pela expulsão de Fabrício ainda no primeiro tempo e ainda gol nos minutos finais de Joel Carli. Voltando a Taça Rio, a última vez em que chegou à decisão foi em 2019, quando perdeu para o Flamengo.
A decisão da Taça Rio 2021 será em dois confrontos, sem vantagem do empate. Na ida, o Vasco encara o Botafogo no Nilton Santos, na manhã do próximo domingo (16), às 11h05min, e na volta, as equipes se enfrentam em São Januário, no dia 22, às 15h.