Vasco pede que título de 1948 esteja registrado na taça da Libertador

O título de 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado.

Em visita à sede da Conmebol, que fica em frente ao hotel onde a delegação está hospedada em Assunção, no Paraguai, Roberto Dinamite e outros dirigentes do Vasco encontraram o presidente da entidade, Nicolás Leoz, nesta quarta-feira. A reunião teve dois objetivos relativos ao reconhecimento do time como o primeiro campeão sul-americano, em 1948. O clube quer que essa informação seja incluída no site da Conmebol e na taça da Libertadores, em que estão todos os campeões, inclusive o próprio Vasco, detentor do título de 1998.

– Em 1996 o Vasco teve um reconhecimento, mas agora nossa ideia é formalizar isso de outras formas. Nosso pedido não é para que o Vasco tenha mais um título da Libertadores, mas que tenha seu nome gravado junto dos demais campeões continentais. Fomos muito bem recebidos pelo presidente Nicolás Leoz, que de pronto acatou o pedido em relação ao site da Conmebol. Em relação à placa no troféu, é uma questão que será debatida com o comitê executivo da entidade – explicou o vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto Ferreira,responsável pela parte histórica do Vasco.

Além dos pedidos em relação à conquista de 1948, o Vasco também conversou com Nicolás Leoz sobre o espaço dedicado ao título de 1998 no museu da Conmebol. Assim como outros clubes, há um local em branco destinado a uma recordação sobre a conquista. O Vasco enviará em breve esta lembrança à entidade.

O título sul-americano conquistado pelo Vasco no Chile em 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado. Em fevereiro, o clube reuniu uma farta documentação que foi enviada à entidade.

O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi disputado no início de 1948, em Santiago, por iniciativa do presidente do Colo Colo. Reuniu sete campeões nacionais e teve o Vasco representando o Brasil porque era a base da Seleção Brasileira e porque havia vencido o Carioca do ano anterior. A competição continental teve todos os times se enfrentando em turno único, e o Vasco terminou em primeiro lugar após quatro vitórias e dois empates. O time que enfrentou o River Plate, no jogo decisivo, teve Barbosa; Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ismael e Chico. Ademir Menezes, destaque do time, se lesionou na segunda partida, contra o Nacional-URU.

O Vasco enfrenta o Libertad nesta quarta-feira, às 22h, pela terceira rodada do Grupo 5 da Libertadores.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.

Leonardo Candreva, torcedor do Vasco
Vascaíno viraliza ao colocar Vegetti no nome da filha; veja vídeo

O Vascaíno Leonardo Candreva decidiu homenagear o atacante Vegetti e registrou sua filha com o nome do atacante do Vasco.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.