Vasco pede que título de 1948 esteja registrado na taça da Libertador

O título de 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado.

Em visita à sede da Conmebol, que fica em frente ao hotel onde a delegação está hospedada em Assunção, no Paraguai, Roberto Dinamite e outros dirigentes do Vasco encontraram o presidente da entidade, Nicolás Leoz, nesta quarta-feira. A reunião teve dois objetivos relativos ao reconhecimento do time como o primeiro campeão sul-americano, em 1948. O clube quer que essa informação seja incluída no site da Conmebol e na taça da Libertadores, em que estão todos os campeões, inclusive o próprio Vasco, detentor do título de 1998.

– Em 1996 o Vasco teve um reconhecimento, mas agora nossa ideia é formalizar isso de outras formas. Nosso pedido não é para que o Vasco tenha mais um título da Libertadores, mas que tenha seu nome gravado junto dos demais campeões continentais. Fomos muito bem recebidos pelo presidente Nicolás Leoz, que de pronto acatou o pedido em relação ao site da Conmebol. Em relação à placa no troféu, é uma questão que será debatida com o comitê executivo da entidade – explicou o vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto Ferreira,responsável pela parte histórica do Vasco.

Além dos pedidos em relação à conquista de 1948, o Vasco também conversou com Nicolás Leoz sobre o espaço dedicado ao título de 1998 no museu da Conmebol. Assim como outros clubes, há um local em branco destinado a uma recordação sobre a conquista. O Vasco enviará em breve esta lembrança à entidade.

O título sul-americano conquistado pelo Vasco no Chile em 1948 foi reconhecido pela Conmebol em 1996, mas até hoje não foi oficializado. Em fevereiro, o clube reuniu uma farta documentação que foi enviada à entidade.

O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi disputado no início de 1948, em Santiago, por iniciativa do presidente do Colo Colo. Reuniu sete campeões nacionais e teve o Vasco representando o Brasil porque era a base da Seleção Brasileira e porque havia vencido o Carioca do ano anterior. A competição continental teve todos os times se enfrentando em turno único, e o Vasco terminou em primeiro lugar após quatro vitórias e dois empates. O time que enfrentou o River Plate, no jogo decisivo, teve Barbosa; Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ismael e Chico. Ademir Menezes, destaque do time, se lesionou na segunda partida, contra o Nacional-URU.

O Vasco enfrenta o Libertad nesta quarta-feira, às 22h, pela terceira rodada do Grupo 5 da Libertadores.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti é oferecido ao Fluminense, Bittencourt veta possibilidade e alerta Pedrinho

Empresário de Vegetti teria oferecido o atacante do Vasco da Gama ao Fluminense, mas presidente do Tricolor alerta Pedrinho.

Rayan, atacante do Vasco
Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan

Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.

Luizão, zagueiro do West Ham
Vasco tem interesse em Luizão, ex-zagueiro do São Paulo

De olho no mercado, o Vasco da Gama demonstrou interesse na contratação Luizão, do West Ham, mas lida com forte concorrência.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti analisa temporada pelo Vasco, revela gol especial e manda recado à torcida

Destaque do Vasco da Gama nas últimas temporadas, Vegetti faz balanço de 2024 e deixa recado para a torcida.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 Partners é removida da administração do Genoa

Após Assembleia Geral de Acionistas no Genoa, da Itália, a 777 Partners é removida da administração do clube italiano.