Portuguesa-RJ cobra 30% do valor da venda de Nathan para o Boavista
Portuguesa-RJ, cobra do Vasco da Gama 30% do valor recebido na venda do lateral direito Nathan para o Boavista de Portugal.
O Vasco da Gama acertou o empréstimo de um ano do lateral-direito Nathan para o Boavista de Portugal, em setembro de 2020. O time português desembolsou R$1,2 milhões para os cofres vascaínos, com obrigação de compra no término do contrato. Com boas atuações, o atleta foi negociado de forma definitiva nesta semana. O Gigante da Colina receberá aproximadamente R$ 6,8 milhões, mantendo 25% dos direitos do lateral em uma futura venda.
O jogador chegou ao Vasco em Julho de 2017, vindo das categorias de base da Portuguesa-RJ, em uma antiga parceria formada pelos clubes. A Portuguesa move processo contra o Gigante desde 2018, em uma briga judicial pelo percentual de 30% dos direitos do atleta, em contrato firmado com Eurico Miranda. Com as negociações recentes, o clube recorre à justiça mais uma vez.
O ge teve acesso ao contrato firmado pelas equipes, este mostra que o Vasco da Gama ficaria com 100% dos direitos econômicos do lateral, mas deveria repassar 30% à Lusa, em uma futura negociação. Eurico não formalizou esse contrato, ficando pendente para a gestão de Alexandre Campello. Na ocasião, o presidente recusou a documentação, afirmando que a parceria não havia sido tratada por ele.
Em entrevista ao ge, o presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, lamentou o tratamento recebido pela gestão passada. Afirmando que Alexandre assinou outros contratos, recusando especificamente o de Nathan, que estava valorizado na época e no radar dos clubes europeus.
– Agora conseguimos ter acesso ao valor real da negociação e ainda temos esperança de que o Vasco tenha bom senso diante de todas as provas contundentes que temos, como troca de e-mails entre funcionários. São provas gritantes, e aí o presidente (Campello) assina todos os documentos e só não assina o do Nathan. É uma situação muito ruim com um clube que a gente vê como co-irmão e com raízes portuguesas. A gente, pelas raízes portuguesas, preza muito pela palavra.
Apesar da briga judicial que se arrasta desde 2018, o presidente da Lusa acredita na sensatez da atual diretoria. Marcelo espera que a situação mude com o Jorge Salgado na presidência do Vasco. Nathan fez sua melhor temporada pelo Vasco em 2019, entrando em campo 39 vezes. O lateral foi negociado, sem estrear pelo profissional.