Palco de alegria e tristeza: Vasco retorna ao Couto Pereira mirando o G4 da Série B

No Couto Pereira, o Vasco da Gama viveu o céu com a conquista da Copa do Brasil em 2011, e o inferno com a queda à Série B em 2015.

Dedé, Alecsandro, Diego Souza, Eder Luís e Allan comemorando gol contra o Coritiba na final da Copa do Brasil 2011
Dedé, Alecsandro, Diego Souza, Eder Luís e Allan comemorando gol contra o Coritiba na final da Copa do Brasil 2011 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Na noite desta terça-feira (13), às 21h30min, o Vasco da Gama enfrenta o Coritiba, em partida válida pela 11ª rodada da Série B. O confronto será no Couto Pereira, a casa do adversário, um estádio que traz ótimas lembranças, mas também outras bem ruins.

Quando se fala em Coritiba e Couto Pereira, lembra-se de imediato da conquista da Copa do Brasil de 2011, que completou exatos 10 anos em 2021. Na ocasião, o Gigante, levantou o troféu de campeão em pleno Alto da Glória, mesmo derrotado por 3×2, por ter vencido em São Januário por 1×0.

Nessa época ainda existia a regra do gol fora de casa como critério de desempate na competição. Foi, inclusive, o último título de âmbito nacional do Vasco. Depois disso, o Cruzmaltino venceu apenas o Campeonato Carioca, isso nas edições de 2015 e 2016, muito pouco para a grandeza do Clube.

A lembrança ruim que o Vasco guarda do Couto Pereira foi de quando voltou em 2015. Era a última rodada daquele Campeonato Brasileiro, em que empatou em 0 a 0 com o Coritiba e foi rebaixado à Série B pela terceira vez em sua histórica. De novo na segunda divisão agora, pela quarta vez, o Gigante encara o Coritiba com um objetivo só: entrar no G4.

Tabela da Série B
Tabela da Série B (Foto: Reprodução/GE)

Possibilidades

Só a vitória interessa ao Vasco no confronto se quiser entrar no G4. Quem aparece uma posição acima, em quarto, é o CRB com 17 pontos, contra 16 do Gigante. Os Alagoanos enfrentam o Guarani na rodada, outro time que está lutando por uma vaga entre os primeiros, com a mesma pontuação vascaína, só que em sétimo.

No melhor dos cenários, o Gigante pode encerrar a rodada em terceiro, isso se vencer o Coritiba e CRB e Sampaio Corrêa tropeçarem. A Bolívia Querida encara o Vitória, no Barradão. Uma vitória será essencial também para que o Vasco não corra o risco de cair para o meio da tabela, isso na pior das possibilidades.

Comente

Veja também
Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco da Gama.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Pedrinho anuncia Felipe como técnico interno e revela perfil de novo treinador

Durante entrevista coletiva, Pedrinho confirma que Felipe comanda o Vasco da Gama na reta final do Brasileiro e revela novo perfil.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Felipe conversando com João Victor
Felipe não tem bom retrospecto como técnico

Comandante do Vasco da Gama para a reta final do Campeonato Brasileiro, Felipe Maestro não coleciona bons trabalhos na carreira.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Passagem de Rafael Paiva pelo Vasco é marcada por altos e baixos

Após quatro derrotas consecutivas, Rafael Paiva deixa o comando do Vasco da Gama com uma aproveitamento de 47%, entre altos e baixos.