Leven Siano e Julio Brant falam sobre ações do Vasco em prol da causa LGBTQIA+

Leven Siano e Julio Brant se manifestaram nas redes sociais sobre as ações do Vasco da Gama em apoio à causa LGBTQIA+.

Respectivamente, Julio Brant e Leven Siano
Respectivamente, Julio Brant e Leven Siano

As ações do Vasco da Gama em prol da causa LGBTQIA+ lançadas neste domingo (27), um dia antes do Dia do Orgulho Gay, repercutiram entre membros da política do Clube.

Dois dos mais conhecidos, Leven Siano e Julio Brant, utilizaram suas redes sociais para se posicionarem sobre o movimento, que gerou debates entre os torcedores, claro, com muitas polêmicas e ofensas, infelizmente.

Leven Siano relembrou seu projeto para gerir o Clube, que se baseia nas origens cristãs, citando os símbolos oficiais e a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, sediada em São Januário. O ex-candidato citou a diferença do manifesto atual em relação à luta contra o racismo, na qual o Cruzmaltino foi pioneiro.

Ressalto que não tenho qualquer preconceito de qualquer natureza, mas diferente de quando nosso clube se posicionou contra o racismo e o preconceito social, não houve um fato relacionado diretamente ao clube, seus atletas, sócios ou torcedores que pudesse ter força para nos fazer posicionar em favor da causa LGBT.

Leven Siano

Publicação de Leven Siano

O SOMAMOS fez um esforço para dignificar valores institucionais do clube como uma das forças para implementar uma estratégia SO de reestruturação na análise SWOT que o Projeto se baseia. Um desses valores é a origem cristã do clube, ao homenagear o navegador da última cruzada.

O uniforme do clube é carregado de forte simbolismo, com a Cruz de Cristo iluminando o trajeto da Europa em busca das Indias no sentido de dar luz, ou seja, conhecimento e fé para os povos do Oriente. No nosso estádio preservamos a Capela de Nossa Senhora das Vitórias.

Ressalto que não tenho qualquer preconceito de qualquer natureza, mas diferente de quando nosso clube se posicionou contra o racismo e o preconceito social, não houve um fato relacionado diretamente ao clube, seus atletas, sócios ou torcedores que pudesse ter força para nos fazer posicionar em favor da causa LGBT.

Sou da opinião que tal posicionamento deveria ter sido objeto de debate democrático com os associados e torcedores e nunca uma decisão de diretoria, até porque essa origem cristã dos nossos símbolos pode significar para muitos torcedores e associados algum tipo de conflito moral com a defesa pública desta causa, sem embargo de que qualquer ser humano mereça respeito e consideração seja qual for sua raça, crença, gênero e orientação sexual e que todos são bem-vindos a torcer pelo VASCO.

Vale também dizer que este novo simbolismo público me parece muito mais panfletagem descontextualizada que uma verdadeira defesa de uma pauta sincera de inclusão social, quando ocorre ao mesmo tempo demissão em massa de funcionários, encerramento das atividades esportivas olímpicas e paralímpicas e o elitismo da mudança de sede, deixando o bairro Vasco da Gama e as comunidades do entorno do nosso estádio, como a Barreira. Fica a reflexão.

Julio Brant

Líder do grupo Sempre Vasco, Julio Brant não foi incisivo em sua colocação, falando genericamente sobre respeito à diversidade, se mostrando mais preocupado com o jogo contra o Brusque.

Muitos me perguntaram sobre minha posição em relação à ação do clube. Toda ação afirmativa de respeito à diversidade é o caminho pra construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa é a história do Vasco. E que venha a vitória hoje!

Julio Brant

Quem mais gerou polêmica foi o capitão do time, Leandro Castan, que ao publicar um extenso texto bíblico, indicou não apoiar o movimento do Gigante da Colina. O Clube emitiu nota reafirmando a luta e manifestando respeito às posições individuais dos atletas.

8 comentários
  • Responder

    Salgado procura solucionar o problema do time porra.
    Em vez de ficar gastando dinheiro atoa sujando a camisa do time tu é boiola também é caralho?.

  • Responder

    É pô isso que sempre apóie o leven siano ele é a esperança para o Vascão. Acho que essa questão de sexualidade tem que ficar fora da política do Vasco. Deixa os donos da causa correrem atrás dos direitos deles.. parabéns futuro presidente leven siano

  • Responder

    Um absurdo apoiar uma nojeira de lgbtqia, é o cúmulo da nojeira apoiar os filhos do capeta e eles são adoradores de satanás. Um nojo. Essa camisa não quero nem de graça. Muito triste acontecer isso com meu time.

  • Responder

    Esses merdas que se dizem dirigentes deviam se preocupar era com a porcaria desse time fraco, não com esse tipo de coisa que não tem nada a ver com futebol. Religião, politica e opção sexual não tem nada a ver com futebol, na verdade querem desviar o foco do time vergonhoso que esses presidentes e diretores montam todo ano. Vão continuar afundando o clube até quando mesmo seus incopetentes?

  • Responder

    Decepcionado com essa posição do Leven, desse outro não se pode esperar nada…o Vasco não é um clube qualquer, as tradições do Vasco está é estará sempre ligado ao rompimento dos preconceitos existentes!!!

  • Responder

    Salgado além de incompetente está se declarando boiola. Um absurdo alterar a camisa do clube. Qualquer dia vai colocar a faixa preto e vermelho. Fora FDP.

  • Leven Siano deve ser o nosso Presidente. Possivelmente, resgatará o orgulho vascaíno. Não se mete nestas questões de menor importância, preocupa-se com nossas origens e com o retorno do Vasco a pelejar entre os maiores clubes brasileiros. Fora sagado!

    • Salgado além de incompetente está se declarando boiola. Um absurdo alterar a camisa do clube. Qualquer dia vai colocar a faixa preto e vermelho. Eleição já.

Comente

Veja também
Ángel Romero, do Corinthians
Olho no rival! Escalação do Corinthians contra o Vasco

Confira a escalação do Corinthians para o jogo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira, em São Januário, pelo Brasileiro.

Rafael Paiva em jogo contra o Fortaleza
Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Pablo Vegetti é apresentado pelo Vasco
Edmundo critica status intocável de Vegetti no Vasco

O ex-jogador comentou a postura de jogadores que aprenderam a fazer média com a torcida do Vasco da Gama e deixam a desejar em campo.

Vinicius Zanocelo em campo pelo Santos
Vasco monitora situação de jogadores no mercado; veja nomes

A diretoria do Vasco da Gama já se movimenta no mercado em busca de reforços para reforçar o elenco na próxima temporada.

Edmundo em participação no Flow Sport Club
Edmundo critica Rafael Paiva e diz o que pensa sobre demissão

O ídolo do Vasco da Gama destacou que até Roberto Dinamite foi alvo de críticas no Clube, e deu razão à torcida.