De Cano à defesa: os pontos bons e ruins do Vasco no empate com o Boavista

O Vasco da Gama avançou às oitavas de final da Copa do Brasil com o empate em 1 a 1 com o Boavista, com Germán Cano sendo herói novamente.

Cano comemorando gol contra o Boavista
Cano comemorando gol contra o Boavista (Foto: André Durão)

O resultado poderia ser melhor, a atuação também. Entretanto, o empate em 1 a 1 com o Boavista, em São Januário, já foi o suficiente para o Vasco da Gama passar às oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, além da classificação em si, a partida trouxe à tona alguns ponto sobre a equipe.

Parte deles são bons, e outros ruins. De positivo, em destaque, foi Germán Cano, o dono do gol da classificação vascaína. O atacante continua artilheiro e decisivo, combinação que tem sido essencial para o Clube. Já são nove gols em 14 partidas na temporada, e 33 em 63 jogos desde que chegou ao Cruzmaltino.

Com esse gol, o atacante encostou no Top 10 de maiores artilheiros do Vasco no século XXI. Agora, ele está a somente uma bola na rede de distância para alcançar o ídolo Ramon Menezes, o 10º colocado com 34 gols. Lembrando que, inclusive, o Camisa 14 já se tornou o terceiro maior goleador estrangeiro na história do Clube.

Outros pontos positivos no jogo foram Vanderlei, Léo Jabá e Marquinhos Gabriel. O goleiro foi novamente seguro, como o de costume, não tendo culpa no gol do adversário. Enquanto isso, o meio-campista, que entrou no segundo tempo, não apareceu muito, mas deu uma dinâmica melhor ao time. Por último, e não menos, importante, o atacante aproveitou a oportunidade e deu uma assistência.

Nem tudo foram flores….

Ainda sobre Cano, no entanto, chama a atenção o fato de que o atacante tem sido o único jogador a marcar pelo Gigante há um tempo. Foi dele os gols do Gigante contra Botafogo, Ponte Preta e agora Boavista. Para se ter uma ideia, a última vez que outro atleta balançou as redes foi na vitória por 2×1 sobre o Madureira, em 8 de maio, com Marquinhos Gabriel, pela semifinal da Taça Rio.

Portanto, Isso mostra que tem reinado uma ‘Canodependência’ em São Januário, o que tem tudo para ser um problema posteriormente. Afinal, o atacante não vai estar à disposição o tempo inteiro e nem sempre estará inspirado. O que ainda preocupa também é a defesa. Embora a frequência sofridos não seja tão grande ultimamente, os zagueiro, porém, continuam falhando de forma alarmante.

Fazendo um panorama geral, o Vasco mostrou leves melhoras contra o Boavista, mas é preciso levar em conta também o nível técnico do adversário. Gabriel Pec melhorou, Matías Galarza segue devendo, Michel não mostrou muito ainda, Martín Sarrafiore tem sido participativo, e os laterais seguros quando exigidos, destaque para Léo Matos, que deu um pique impressionante da defesa ao ataque nos acréscimos.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Não devo e nem posso concordar com o análise exibido neste espaço .O time classificou ,mas até quando vamos ficar dependendo de German Cano .Marcelo Cabo ainda não deu um padrão tático ao time ,o time não tem uma identidade ,teóricamente ela fala no esquema quatro/três /três ,mas o que vemos em campo é um amontoado de jogadores tentando cada um resolver a partida .Neste esquema na prática ,Gabriel Pec não exerce a sua função que seria ficar no campo adversario e assim ,mais próximo do gol e consequentemente segurar o avanço do lateral ,mas o que temos vendo ,é o Pec indo buscar jogo junto ao Zeca ,fazendo que o lateral fica na espera do bote ,assim ocorre com Léo Jabá que também vem buscar a bola no campo de defesa e , com isto prendendo os seus laterais e fazendo com que o time adverssário exerça pressão no campo defensivo do Vasco .O problema do time Vascaíno não é questão deste ou daquele jogador ,não é o Andrei,não é o Romulo o qualquer outro que venha jogar no meio de campo.Agora foi o Sarrafiore que foi sacado ,não estava mal ,o problema é a falta de conjunto ,falta de padrão .E claro que o time precisa de um zagueiro alto ,no principio si falou no zagueiro Mina não recordo qual a seleção que disputa as eliminat´rias inclusive fazendo um gol recentemente .O Graça é baixo e quase não sai do chão como naquele lance contra o Boa Vista em que o atacante perdeu uma grande chance .Nossa defesa é lenta e troca passes desnecessários em seu proprio campo .Será que o treinador faz coletivo ou apenas aquela brincadeira de passes ? No momento são sombrias o nosso futuro.

    /

  • Responder

    Eu gostaria de ver o vasco jagando com Andrei e Romulo, Matias , marquinhos Gabriel e no ataque Léo jaba e Cano, 4-4-2

  • Responder

    Seria melhor o Marquinhos no lugar do morato em definitivo pois assim o meio campo fica mais criativo e melhora a posse de bola no ataque.

Comente

Veja também
Robert Rojas em treino do Vasco no Uruguai
Vasco deve ser escalado com 3 zagueiros e Rojas entre titulares

Com João Victor suspenso, Robert Rojas pode receber nova oportunidade no Vasco da Gama diante do Fortaleza.

Payet está fora por causa de lesão no joelho direito
Payet será desfalque e Vasco terá novidade contra o Fortaleza

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, seguirá trabalhando no DESP e não está entre os relacionados contra o Fortaleza.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Pezzolano estaria disposto a voltar ao Brasil e Pedro Martins é trunfo do Vasco

Com a saída de Ramón Díaz, o Vasco da Gama busca outro nome e Paulo Pezzolano é o plano A; Pedro Martins pode ajudar na contratação.

Pedrinho em reunião com Jorge Salgado
Jorge Salgado questiona possível aumento das dívidas do Vasco

O ex-presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, apresentou documentos e destacou o desejo de que ‘a boa técnica contábil prevaleça’.

Ramón Díaz e Emiliano em Fluminense x Vasco
Ramón exige pagamento da multa e valor supera R$ 30 milhões

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, alega ter sido demitido e não abre não de receber a multa rescisória.